Yann Ehrlacher, Campeão do WTCR: Muito mais que o sobrinho de Yvan Muller
Yann Ehrlacher, aos 24 anos, tornou-se no mais recente Campeão do WTCR, o Mundial de Turismos. O mais recente, e também o mais novo da história. É sobrinho de Yvan Muller, mas os seus feitos falam por si…
Yann Ehrlacher tem por trás uma história interessante, que vai muito para lá de ser o sobrinho de Yvan Muller. Para já, o que ‘promete’ é que este pode bem ser o primeiro de muito títulos, tendo em conta o que o jovem francês mostrou até aqui.
Nascido numa família de desportistas, Yann Ehrlacher é filho de um antigo futebolista profissional francês, Yves Ehrlacher, que por sua vez é casado com a antiga piloto de monolugares nos anos 80, Cathy Muller, irmã mais velha de Yvan Muller.
Num meio destes, é normal que cedo tenha conhecido os paddocks das corridas, e foi exatamente isso que sucedeu com Yann Ehrlacher.
Mas curiosamente, não foi muito cedo que passou pela cabeça ao jovem ser piloto, muito menos, campeão: “Tinha somente alguma curiosidade, mas não me passava pela cabeça ser piloto”. O facto do tio, Yvan Muller, ser dos pilotos mais destacadas dos Turismos, há muito, fê-lo andar sempre por perto do ‘motorsport’, de início, às cavalitas de Yvan Muller. O tempo passou, a escola não era onde o jovem Yann se expressava melhor, e um dia o tio perguntou-lhe o que gostava de fazer. E Yann Ehrlacher disse que gostava de ser piloto.
Yvan Muller, deu-lhe um kart, o jovem Yann tinha 16 anos, tarde demais para começar no Karting. Serviu para diversão, mas nunca ali competiu. Começou pela Mitjet series. 40 carros nas grelhas. Foi para a Volkswagen Scirocco R-Cup, em 2013 e 2014, em 2015 já era campeão do ‘Supertourisme’ francês, em 2016 foi para a ELMS, LMP3, ganhou na sua classe a corrida do Circuito do Estoril, em Portugal, em 2017 já estava no WTCC. Começou com a Lada, venceu com a Lada. O resto é história…
Na passada semana, aos 24 anos, Yann Ehrlacher conquistou o título do WTCR-FIA World Touring Car Cup de 2020 com a Cyan Racing Lynk & Co: “Conseguimos algo realmente grande este ano. Juntamente com o Yvan [ndr, Muller, tio] porque foi ele que me ensinou tudo, desde o zero. Nunca guiei um kart em competição, nada. Há sete anos não sabia o que era um carro de corrida. Agora somos campeões mundiais, e isso é inacreditável. Esta última corrida pareceram-me os 15 minutos mais longos da minha vida, e o Safety Car tornou-a ainda mais longa. Mesmo que ainda faltasse uma corrida, queria obter o título o mais depressa possível, e consegui-o”, começou por dizer Yann Ehrlacher, que ainda está a interiorizar o que é ser Campeão do Mundo: “Descobri uma parte de mim que não sabia que existia. Quando se está em casa sozinho, e se pensa no quadro geral, e se diz, “talvez dentro de duas semanas eu seja campeão mundial, talvez eu falhe e nunca seja campeão mundial. É bastante difícil, e depois a pressão começa a aumentar. Foi importante para mim não falhar este fim-de-semana. Eu queria mesmo isto e estava a trabalhar arduamente para o conseguir”, disse o jovem que se tornou no mais jovem vencedor de um título mundial de turismos: “Isso é uma estatística, o mais importante é que agora ganhei e estou super-feliz. Mas foi difícil, o Esteban (ndr, Guerrieri, adversário direto na luta pelo título) fez um trabalho realmente bom, cortando logo na primeira corrida as minhas esperanças para metade. Eu sabia que ainda tinha duas corridas e que nunca estaria terminado até à última bandeira de xadrez. Ele tinha feito uma primeira corrida muito boa e eu sabia que seria complicado. Tinha de ser forte mentalmente e nós conseguimos” disse Yann Ehrlacher que não quer o #1 em 2021: “Vou manter o meu #68. O número um significa muito e pode mostrar às pessoas que você é o tipo a vencer, o piloto que ganhou o título no ano anterior, mas estou orgulhoso do meu #68. Comecei a correr com o #68 e isso significa muito para mim, de onde eu venho em França, Alsácia. Não é uma questão de pensar nisso, vou manter o #68 para a próxima temporada”.
Palmarés
2013: 14º, Volkswagen Scirocco R Cup
2014: 1º (6 vitórias), Mitjet 2L Supersport; 8, Volkswagen Scirocco R Cup
2015: 1º (12 vitórias, 23 pódios), Supertourisme francês
2016: 8º (1 vitória), European Le Mans Series (Ligier JS P3)
2017: 10º (1 vitória), FIA World Touring Car Championship (LADA Vesta WTCC); 5, WTCC Trophy
2018: 10º (2 vitórias), WTCR – FIA World Touring Car Cup presented by OSCARO (Honda Civic Type R TCR)
2019: 9º (melhor resultado), WTCR (Lynk & Co 03 TCR)
2020: 1º (melhor resultado), WTCR (Lynk & Co 03 TCR)
Perfil
Data de Nascimento: 04/07/1996
Nacionalidade: francês
Equipa: Cyan Racing Lynk & Co
Carro: Lynk & Co 03
Palmarés
Corridas WTCR: 76
Vitórias WTCR: 5
Poles WTCR: 1
Voltas mais Rápidas: 5
Voltas lideradas WTCR: 62
Pontos WTCR: 660