WTCR, Tiago Monteiro: Cair e levantar mais forte, como sempre

Por a 29 Junho 2021 09:36

No desporto de alta competição, apenas os mais fortes conseguem estar no topo anos a fio. É preciso talento, dedicação e acima de tudo uma tremenda força mental para aguentar as exigências da competição e os percalços. Uma carreira longa como a de Monteiro tem de ter forçosamente alguns momentos baixos, mas o português tem-se uma colecção de azares que começa a impôr respeito. 

Monteiro não tem tido tarefa fácil e podemos dizer que sempre que se encontrou em posição privilegiada algo aconteceu que tornou a sua caminhada mais dura. Iremos escusar-nos de recordar o incidente de Barcelona, algo que parece já ter sido há muito tempo, mas é preciso recordar que 2020 foi a primeira época a tempo inteiro do piloto depois do regresso às pistas. A época passada foi ingrata para o #18 que para além de regressar numa conjuntura difícil, enfrentou uma competição fortemente encurtada por via da pandemia e com os problemas de motor que enfrentou nas duas primeiras rondas, a luta pelo título passou a ser uma miragem.

Regressou este ano ainda mais forte, como sempre fez, e começou a época da melhor forma com uma vitória no Inferno Verde de Nurburgring, chegando na vice-liderança. Na corrida 1, apesar de largar de nono conseguiu subir até ao quarto lugar, numa excelente recuperação que lhe permitiu somar pontos importantes e tornar-se líder da tabela classificativa. 

Durante o fim de semana esteve sempre bem colocado para tentar a vitória que parecia estr na mão até o maldito capot se soltar. No final, apesar do sorriso, a frustração era evidente no rosto do piloto, quando falou com o AutoSport:

“Sabes, quando tens uma carreira longa, muita coisa pode acontecer e algumas delas podem ser frustrantes como esta. Lembro-me de várias corridas em que liderava e perdi a corrida por causa de problemas técnicos. Mas esta com um problema tão pequeno, tão estúpido, tão ridiculo é mais frustrante ainda. Não há nada a fazer. Temos de analisar o que se passou, melhorar e olhar em frente pois ainda temos muito campeonato pela frente. No meio desta frustração fico feliz por ver o Attila a vencer. Na última visita a Vila Real ele teve problemas técnicos e eu venci. Desta vez foi o contrário. Mas foi bom para ele, pois é um jovem piloto com muito talento e estava com dificuldades em concretizar bons resultados, foi bom para a Honda e para as contas do título. Da minha parte, estou muito, muito frustrado com isto, mas amanhã (segunda) temos um dia de testes e vamos começar já a pensar no resto do campeonato e tentar entender o que se passou para que não volte a acontecer. Há ainda muitas corridas para fazer. A partir de agora vamos começar a levar peso por causa das nossas performances das primeiras corridas e vamos ter de tentar minimizar os estragos. Não esperem que estejamos em posição para vencer em Aragão, pois não tenho qualquer esperança disso, mas vamos tentar marcar o máximo de pontos possível, até o BoP nos voltar a ser favorável.”

Foi duro para Monteiro, mas há muitos aspetos positivos. Monteiro tem igualado o ritmo de Guerrieri,  o piloto que mais perto tem estado do título pela Honda nos últimos anos, as evoluções do Civic surtiram o efeito desejado e o carro está agora mais competitivo e nas contas pelo título está apenas a nove pontos do líder. Há ainda muito pela frente, mas se há algo a que Monteiro nos habituou foi lutar até ao fim e, como vimos em Vila Real, apesar dos contratempos, o sucesso chega sempre a quem se mantém forte. 

Monteiro teve muito apoio, quer nas redes sociais, quer no circuito, tendo recebido uma visita especial. António Félix da Costa esteve presente para dar pessoalmente o seu apoio e todos os portugueses presentes no Estoril estavam a torcer pelo #18. Daqui para a frente esse apoio será ainda mais forte. 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado