WTCR: Regresso às pistas na estreia no Bahrein
A Taça do Mundo FIA de Carros de Turismo (WTCR) está de regresso às pistas entre os dias 10 e 12 de novembro na estreia da competição no Bahrein. As duas derradeiras jornadas da época serão realizadas no Médio Oriente – segue-se a Arábia Saudita – que marcarão também o final do WTCR como o conhecemos agora.
Construído antes do primeiro Grande Prémio de Fórmula 1 do Bahrein em 2004, o traçado de 5.412 quilómetros não foi ainda testado pela maioria dos pilotos do WTCR. recebe a competição numa fase em que as contas do título ainda não foram fechadas. O piloto da BRC Hyundai N Squadra Corse Mikel Azcona é líder na classificação da taça do mundo com 35 pontos de vantagem sobre o piloto da Honda ALL-INKL.COM Münnich Motorsport Néstor Girolami. Mas com 130 pontos ainda em discussão nos eventos do Bahrein e da Arábia Saudita, a perseguição do título está em aberto, o mesmo sucedendo na competição por equipas.
Matematicamente, Norbert Michelisz, que é o oitavo classificado, ainda pode impedir que Azcona vença o título mundial. Contudo, Néstor Girolami, no terceiro posto da classificação, Rob Huff e os pilotos da Audi Comtoyou Gilles Magnus e Nathanaël Berthon, atualmente quarto e quinto, respectivamente, também estão na luta pela taça.
Numa outra estreia na competição, o WTCR junta-se ao Campeonato do Mundo FIA de Resistência na sua ronda decisiva da temporada. Isto significa que haverá duas competições FIA no mesmo circuito.
Rob Huff e a sua equipa, a Zengő Motorsport celebram a conquista do WTCR Trophy, para pilotos independentes, no Bahrein. Huff já não pode ser apanhado na corrida para ganhar o título de piloto independente, após a confirmação da nona ronda agendado, em vez das 10 anteriormente planeadas. Após a sua dupla vitória na corrida da Alsácia em agosto, o piloto tem 124 pontos, mais 50 do que o rival mais próximo, Mehdi Bennani. Com um máximo de 23 pontos por conquistar nas corridas restantes da época, Huff está fora de alcance na perseguição ao WTCR Trophy
Os pilotos do TCR Europe Viktor Davidovski e Franco Girolami vão competir nas duas últimas rondas de 2022 do WTCR pela equipa Comtoyou. A equipa belga aumenta assim o seu alinhamento de quatro para seis carros. Girolami é o vencedor do título da TCR Europe de 2022, e irmão mais novo do piloto da ALL-INKL.COM Münnich Motorsport Néstor Girolami, enquanto Davidovski ajudou a Comtoyou a conquistar o título por equipas na competição europeia este ano.
Horário
Quinta-feira, 10 novembro
Treino Livre 1 07h50
Treino Livre 2 12h30
Sexta-feira, 11 novembro
Qualificação 09h40
Corrida 1 (30 minutos +1 volta) 16h05
Sábado, 12 novembro
Corrida 2 (25 minutos + 1 volta) 07h00
Lista de inscritos:
5 Norbert Michelisz (HUN) BRC Hyundai N Squadra Corse, Hyundai Elantra N TCR
9 Attila Tasi (HUN) LIQUI MOLY Team Engstler, Honda Civic Type R TCR
16 Gilles Magnus (BEL) Comtoyou Team Audi Sport, Audi RS 3 LMS
17 Nathanaël Berthon (FRA) Comtoyou DHL Team Audi Sport, Audi RS 3 LMS
18 Tiago Monteiro (PRT) LIQUI MOLY Team Engstler, Honda Civic Type R TCR
25 Mehdi Bennani (MAR) Comtoyou Team Audi Sport, Audi RS 3 LMS
29 Néstor Girolami (ARG) ALL-INKL.COM Münnich Motorsport, Honda Civic Type R TCR
33 Tom Coronel (NLD) Comtoyou DHL Team Audi Sport, Audi RS 3 LMS
72 Franco Girolami (ARG) Comtoyou Racing, Audi RS 3 LMS*
79 Rob Huff (GBR) Zengő Motorsport, CUPRA Leon Competición
86 Esteban Guerrieri (ARG) ALL-INKL.COM Münnich Motorsport, Honda Civic Type R TCR
88 Nicky Catsburg (NLD) BRC Hyundai N Racing Team, Hyundai Elantra N TCR*
96 Mikel Azcona (ESP) BRC Hyundai N Squadra Corse, Hyundai Elantra N TCR
99 Dániel Nagy (HUN) Zengő Motorsport, CUPRA Leon Competición
110 Viktor Davidovski (MKD) Comtoyou Racing, Audi RS 3 LMS*
*wildcard