WTCR: Líderes tropeçam mas não caem
A penúltima ronda da Taça do mundo de turismo não sorriu aos líderes do campeonato, mas as contas mantêm-se em aberto para a grande final, enquanto Tiago Monteiro não teve o melhor fim de semana.
O circuito de Motorland, em Aragão recebeu o WTCR para a ronda espanhola da taça do mundo, numa jornada que poderia definir as contas para o título. Os homens da Honda chegavam a Espanha mais penalizados nos lastros de compensação depois da bem sucedida jornada na Hungria. Assim, Esteban Guerrieri teria dificuldades em manter a pressão em Yann Ehrlacher o “camisola amarela” da competição. Nick Catsburg (Hyundai) não viajou até Espanha, tendo sido infetado com Covid-19, dando lugar ao campeão do TCR Europe Josh Files.
Gilles Magnus começou mais forte e conquistou a pole
Os treinos livres em Aragão voltaram a mostrar um Gilles Magnus muito rápido, como tem sido habitual. O piloto do Audi da Comtoyou evidenciou-se nos dois treinos, tendo ficado à frente do seu colega de equipa Nathanaël Berthon. Os Lynk&Co mostravam andamento para almejar ao top5, os Hyundai estavam discretos e apenas Gabriele Tarquini mostrava um ritmo interessante e os Honda pareciam muito longe dos lugares da frente.
Ainda antes da qualificação começar Ehrlacher e Berthon sabiam que iriam ocupar os últimos lugares da grelha na corrida 1, por troca de motor.
Mas na qualificação foi Jean-Karl Vernay (Alfa Romeo) que se evidenciou, conquistando a pole position com um tempo de 2:06.367s. Na segunda posição ficou Gilles Magnus (Audi RS3 LMS), a 0.233s do francês.
Na Q1, que definia a grelha para a corrida 1, foi Norbert Michelisz (Hyundai) a realizar o melhor registo (2:05:838), seguido de Magnus, Vernay, Tarquini e Thed Bjork (Lynk&Co). Tiago Monteiro foi 13º e ficava assim à porta da Q2, onde ficaram definidos os cinco pilotos quer iriam disputar a pole para a Corrida3. Mikel Azcona garantiu a pole para a corrida 2 com grelha invertida.
A Q3 foi uma deceção para Berthon, que aparentemente partiu uma transmissão ficou parado na pista. Björk garantiu o terceiro lugar, enquanto o seu companheiro de equipa na Lynk & Co, Santiago Urrutia teve de se contentar com o quarto lugar depois de cometer um erro na parte final da volta. Vernay, foi o mais rápido e deixou Magnus a 0,233. No entanto o piloto francês seria penalizado posteriormente por ter excedido os limites de pista na sua volta na Q3. Assim, o piloto do Team Mulsanne caiu para a quarta posição, o que promoveu Gilles Magnus à pole position para a corrida 3.
O destaque ia também para Ehrlacher que também viu o seu tempo ser apagado por exceder os limites de pista na Q1, largando da 18ª posição, um lugar à frente do seu mais direto adversário nas contas pelo título, Esteban Guerrieri que largaria de 19º nas três corridas.
Corrida 1 – Vernay vingou-se
Vernay viu a sua pole escapar entre os dedos, mas o francês “vingou-se” e conquistou a vitória na corrida 1. O piloto do Alfa Romeo largou melhor que Michelisz e Magnus e agarrou a liderança da prova logo na primeira curva, mantendo-se na frente do pelotão de início a fim da prova. A liderança do francês nunca foi questionada enquanto atrás, Urrutia (que largou de sétimo) evidenciava-se, subindo até ao segundo posto. Michelisz foi perdendo posições, para Tarquini e Mikel Azcona, caindo para sexto. Girolami foi o melhor Honda, em 10º, à frente de Ehrlacher que subiu até ao 11º lugar, com Guerrieri a terminar em 13º. Tiago Monteiro teve de se contentar com o 14º posto.
Corrida 2 – Azcona ganha em casa
Na segunda corrida, Azcona conquistou a primeira vitória do novo Cupra León Competición e logo em casa. O piloto da Zengo Motorsport partiu da pole position e venceu a corrida com três segundos de vantagem. Yvan Muller fez uma partida relâmpago, ao sair da quarta posição da grelha, e rapidamente se colocou em segundo lugar, onde terminou. Santiago Urrutia também teve uma partida excelente, para terminar na posição mais baixa do pódio, tendo largado de sétimo. Quem ficou a perder foram os homens da Hyundai Tarquini e Lucas Englster, que perderam para os pilotos da Lynk &Co. Tiago Monteiro terminou na 13º posição.
Corrida 3 – Thed Bjork regressa às vitórias
Na terceira corrida, Thed Björk venceu. O sueco arrancou em segundo lugar, mas assumiu a liderança antes da primeira curva, enquanto Magnus, detentor da pole, foi perdendo posições. O Safety-Car ainda entrou em pista após o incidente entre Luca Engstler (Hyundai i30N TCR) e Néstor Girolami. Esteban Guerrieri progrediu bem na corrida, conseguindo passar pelo rival no campeonato Yann Ehrlacher para terminar em décimo lugar, enquanto o francês terminou em 12º. No pódio, Björk teve a companhia de Urrutia, fazendo o 1-2 para a Lynk & Co. Na posição mais baixa do pódio ficou Gabriele Tarquini (Hyundai i30N TCR). Tiago Monteiro não terminou a última corrida do fim de semana, com o português a ter problemas no Honda Civic Type R logo no arranque da corrida.
Tiago Monteiro – Um fim de semana duro
Tiago Monteiro conseguiu os resultados possíveis numa jornada particularmente atípica: foi 14º na corrida 1, 13º na corrida 2 e na corrida 3 foi forçado ao abandono devido a um problema mecânico.
O piloto português tinha como objetivo ajudar o seu companheiro de equipa, Esteban Guerreri, e a Honda a amealhar o maior número de pontos que lhes permita chegar aos títulos mundiais. Missão que impediu o piloto português de lutar pelos seus objetivos individuais e focar-se assim nos objetivos conjuntos da equipa.
“Faz parte do jogo. Desde que aqui chegámos sabíamos que tínhamos de ajudar o Esteban. E num circuito tão complicado para os Honda, o trabalho de equipa foi muito importante para minimizar o ‘handicap’. Fiz o que estava ao meu alcance, cedi posições em prol do todo e fui fazendo o meu trabalho de forma a ajudar o mais que podia”, começou por explicar o piloto português.
“A primeira corrida foi complicada. Perdemos posições mas o carro estava com um bom andamento, mas no meio de tantas lutas foi complicado extrair o seu potencial. A corrida 2 foi muito aborrecida apesar do bom arranque. Cedi a minha posição ao Esteban e depois fui gerindo de forma a não perder posições. No confronto final tivemos um problema mecânico logo no arranque e não conseguimos fazer a corrida. O que foi uma pena pois tínhamos feito ajustes na afinação do carro e não tivemos oportunidade de perceber se funcionavam”, continuou Tiago Monteiro.
Agora falta disputar a última ronda do Campeonato dentro de duas semanas: “O espírito será o mesmo. Ajudar a equipa a alcançar as suas metas. O trabalho tem de ser conjunto para garantir o sucesso da Honda e da All-Inkl Münnich Motorsport. Estou preparado para isso”, concluiu Tiago.
Grande final será em Motorland
A pista espanhola, que recebeu o WTCR no último fim de semana irá receber também a final da competição de 14 a 15 de novembro. A última jornada do ano estava prevista para Adria, mas os trabalhos que decorrem na pista atrasaram-se e os promotores da competição viram-se assim obrigados a encontrar uma solução de recurso e Motorland foi a pista escolhida. Isto permite uma poupança significativa pois as equipas já têm todo o material lá e por isso não precisarão de gastar mais em transportes.
Campeonato renhido
Ehrlacher mantém-se líder apesar do mau fim de semana que foi minimizado pelo mau fim de semana de Guerrieri. Mas homens como Muller, Vernay e até Magnus (excelente época de estreia do jovem belga) entram agora nas contas. Será uma final de época emocionante. O novo palco escolhido não favorece os Honda, que têm alguma falta de velocidade de ponta, pelo que Ehrlacher poderá ter alguma vantagem. Mas já vimos que os Audi e o Alfa Romeo também pode ser competitivos. Já os Hyundai, depois de três épocas de domínio vão ter de se contentar com um papel secundário no WTCR este ano.
Classificação Corrida 1:
01 Jean-Karl Vernay Alfa Romeo 10 voltas
02 Santiago Urrutia Lynk & Co +0.881
03 Gilles Magnus Audi +3.478
04 Mikel Azcona Cupra +4.661
05 Gabriele Tarquini Hyundai +5.815
Classificarão Corrida 2
01 Mikel Azcona Cupra 10 voltas
02 Yvan Muller Lynk & Co +2.990
03 Santiago Urrutia Lynk & Co +3.499
04 Nathanaël Berthon Audi +4.613
05 Gabriele Tarquini Hyundai +5.949
Classificação Corrida 3:
01 Thed Björk Lynk & Co 14 voltas
02 Santiago Urrutia Lynk & Co +0.565
03 Gabriele Tarquini Hyundai +6.783
04 Nathanaël Berthon Audi +8.240
05 Gilles Magnus Audi +9.139
Classificação Geral:
1 Yann Ehrlacher 189 pts
2 Esteban Guerrieri 163 pts
3 Yvan Muller 146 pts
4 Jean-Karl Vernay 146 pts
5 Gilles Magnus 136 pts
15 Tiago Monteiro 63 pts