WTCR, Hungria: Michelisz volta a impor-se
Perdida a vitória na primeira corrida, Norbert Michelisz (Hyundai i30 N TCR) deseja ardentemente ganhar frente ao seu púbico e por isso mesmo exibiu-se ao mais alto nível para rubricar a segunda “pole position” do fim de semana, deixando em delírio os muitos espectadores que se deslocaram ao Hungaroting para esta segunda jornada do Mundial de Carros de Turismo. Recordamos, apenas, que a qualificação é feita ao estilo da Fórmula 1 com uma Q1 que apura 12 pilotos (dos 27 inscritos) para a Q2 e, depis, só os cinco melhores vão lutar na Q3 pela “pole position” para a corrida 3. A corrida dois do fim de semana terá a sua grelha estabelecida pela ordem inversa da classificação dos 10 mais rápidos na Q2.
“O carro esteve brilhante e desde o primeiro momento que senti confiança para andar mais e mais depressa. Na Q2 limitei-me a fazer o tempo para chegar à Q3, mas depois concentrei-me em fazer a volta perfeita, sem erros!” E a verdade é que Michelisz bateu o seu colega de equipa na BRC Racing Team, Gabriele Tarquini (Hyundai i30 N TCR), que desta forma bloquearam a primeira fila da grelha de partida.
A segunda fila ficou para o par de Honda Civic Type R TCR da equipa All-Inkl.com Munnich Motorsport, com Estaban Guerrieri na frente do vencedor da primeira corrida, Yann Ehrlacher.
Esta segunda qualificação foi frustrante para alguns pilotos com aspirações nas duas corridas de hoje e no campeonato. Jean Karl Vernay (Audi RS3 LMS TCR), John Filippi (Cupra Leon TCR), Fabrizio Giovanardi (Alfa Romeo Giulietta TCR) e Nathanael Berthon (Audi RS3 LMS TCR), ficaram fora da Q3 e o campeão do Mundo em título, Thed Bjork não conseguiu levar o seu Hyundai i30 N TCR mais longe que o 20º lugar, imediatamente atrás do estreante Gordon Shedden (Audi RS3 LMS TCR), campeão do BTCC.
No lado oposto estavam Attila Tassi (Honda Civic Type R TCR) que usando da melhor maneira o seu “wild-card” foi 12º nesta segunda sessão de qualificação. Referência, ainda, ao jovem Benjamin Lessennes (substituto de Tiago Monteiro na Boutsen Ginion Racing) que conseguiu chegar à Q3. Mas um erro de principiante (saiu das boxes com estas fechadas) levou a uma bandeira preta e acabou sem tempo e no quinto lugar da grelha de partida.
Como referimos, a grelha de partida para a segunda corrida do fim de semana foi encontrada pela ordem inversa da classificação dos 10 primeiros da Q2. Rob Huff (Honda Civic Type R TCR) esteve durante muito temo com o 10º lugar na sua posse, mas nos segundos finais foi Daniel Nagy (Cupra Leon TCR) quem assumiu essa posição. Como Attila Tassi, outro piloto húngaro, ficou com a nona posição, a primeira fila da grelha para esta segunda corrida será totalmente húngara com Daniel Nagy e Attila Tassi.
José Manuel Costa
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI