WTCR, França: Nestor Girolami vence sem contestação e Tiago Monteiro nos pontos
Nestor Girolami foi o primeiro vencedor da época de 2022 da Taça do Mundo de Carros de Turismo da FIA (WTCR). O argentino da Honda liderou de fio a pavio e sem contestação no circuito de Pau, ajudado em parte pelo trabalho de equipa desenvolvido pelo seu compatriota Esteban Guerrieri, que foi o seu “guarda-costas” durante toda a corrida, terminando no segundo posto. Yvan Muller teve de se contentar com o terceiro lugar e subir ao pódio, sem ter oportunidade de lutar pela vitória na corrida que teve pouca história para contar na frente do pelotão. A maior parte da ação decorreu a meio do pelotão, com Attila Tassi e Nathanael Berthon a perderem várias posições.
A Honda garantiu o primeiro e segundo lugar na corrida de estreia do WTCR em 2022, depois de Girolami ter conquistado a pole position ontem, o que demonstra o potencial do Civic em circuitos citadinos. Girolami só teve de gerir a corrida e o desgaste dos pneus, com Guerrieri a trabalhar bem em equipa.
Destaque ainda para a Lynk&Co que apenas não colocou um carro dentro do top 10, após Thed Bjork ter sido obrigado a abandonar a corrida com problemas no carro. Entre os pilotos da BRC, ao volante dos Hyundai Elantra, o estreante na equipa Mikel Azcona foi o melhor, terminando no sexto posto enquanto o experiente Norbert Michelisz garantiu o décimo posto nas voltas finais da corrida, após os problemas de Berthon.
Tiago Monteiro seguiu no 12º lugar, mas um erro na travagem para a curva 1 atirou-o para o fundo do pelotão, conseguindo ainda assim terminar no 15º posto e conquistar um ponto.
Nestor Girolami arrancou bem e manteve a liderança do pelotão. O piloto argentino conseguiu uma vantagem de mais de um carro para o seu perseguidor, o colega de equipa Estaban Guerrieri, que foi defendendo a liderança de Girolami e mantendo Yvan Muller atrás de si.
Sem muita confusão na largada, apenas os toques normais das corridas de turismos, o pelotão seguiu sem muitas mudanças de posições.
Ma Quing Hua aproveitou da melhor forma um pouco da porta aberta deixada por Attila Tassi, que seguia no sexto lugar, e ultrapassou o piloto da Honda. O húngaro, companheiro de equipa de Tiago Monteiro, perdeu mais duas posições com a manobra de Hua, ficando em nono com Mikel Azcona e Santiago Urrutia à sua frente.
Thed Bjork a cerca de 15 minutos para o final da corrida, seguiu para a box, desistindo da primeira corrida do ano, quando os restantes 4 carros da Lynk&Co. seguiam dentro do top 10.
Já passado o meio da corrida, Tiago Monteiro falhou a travagem para a curva 1 e teve de seguir pela escapatória, perdendo o 12º posto que detinha e baixando para último.
Nathanael Berthon era o único piloto aos comandos de um Audi RS3 LMS entre os Lynk&Co., ocupando o quarto posto atrás de Muller, mas mostrou algumas dificuldades nas voltas finais da corrida, com algum fumo a sair do carro. Os problemas obrigaram o piloto a defender a posição como pôde, perdendo o contacto com Muller. Mesmo em Pau e defendendo-se de todas as formas, Berthon perdeu a posição para Yann Ehrlacher e Ma Qing Hua. Depois de ter perdido as duas posições, Berthon teve de abrir a trajetória e ficou parado com a frente do Audi nas proteções do traçado, conseguindo ainda assim regressar à pista e ir para a box.
Na confusão com a discussão da posição de Berthon, Azcona aproveitou e ultrapassou Urrutia, subindo ao sexto posto e passando a pressionar o piloto chinês Hua.
Também Attila Tassi passou pela box e regressou à pista, mas na última posição.
Na frente não houve qualquer luta e Girolami venceu a primeira corrida do ano, seguido de Guerrieri e Muller.
Yann Ehrlacher foi quarto, seguido de Ma Qing Hua e Azcona. Santiago Urrutia foi oitavo, Gilles Magnus nono e Norbert Michelisz conseguiu entrar para o top 10 depois do problema de Berthon. Tiago Monteiro foi 15º e garantiu dois pontos para a classificação geral.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Não consigo entender estes resultados do Tiago Monteiro desde o seu acidente. Os Honda terminam no 1° e 2° e ele 15°…