WTCR – Estoril recebe a segunda jornada

Por a 22 Junho 2021 11:30

Portugal volta a receber a melhor competição de turismos do mundo. O WTCR está de volta mas desta vez a um palco diferente… O Estoril. Tiago Monteiro procura cimentar o bom arranque e estabelecer-se como candidato ao título.

Desde 2015 que o WTCC, e depois o WTCR, visitam o nosso país todos os anos. A festa transmontana de Vila Real convenceu os responsáveis da competição, que agora fazem questão de regressar à “Bila”, pelo desafio do traçado, pelo calor dos fãs e pela organização local que torna a difícil tarefa de montar provas em traçados citadinos muito mais fácil, à boa maneira portuguesa. A pandemia adiou a festa para este ano mas, infelizmente, não será ainda em 2021 que Vila Real voltará a receber a Taça do Mundo. Uma infelicidade, dado que este ano se comemoram 90 anos do Circuito Internacional de Vila Real, um marco histórico que não poderá ser festejado como merece. Mas o acordo apalavrado entre o município e a organização da competição é o sinal claro que Vila Real está de pedra e cal no calendário do WTCR e se dúvidas surgirem, basta ver as festas do pódio e as imagens únicas que a capital transmontana proporciona para entender a vontade da Eurosport Events em regressar.

Mas com a pandemia ainda muito presente era preciso encontrar uma alternativa, pois ninguém queria arriscar uma enchente em Vila Real e um fim de semana sem adeptos simplesmente não fazia sentido. Assim a organização manteve Portugal na sua agenda, mas mudou de palco, sendo o Estoril o traçado escolhido. Esta mudança é claramente assumida como temporária e assim que a normalidade regressar, o WTRC voltará ao norte do país, mas para já é uma excelente oportunidade para o mítico traçado voltar a sentir as sensações do mundial de turismos.

O regresso do Estoril à ribalta dos turismos

Já não é a primeira vez que tal acontece, pois em 2008 o WTCC visitou o Estoril, e a festa foi de arromba com Tiago Monteiro a vencer, na altura pela Seat Sport. Rickard Rydell venceu também, na corrida 1, e Nicola Larini tratou de estabelecer a pole position e as voltas mais rápidas de ambas as corridas. Cinco outros pilotos atuais também estavam na grelha. Eram Tom Coronel, Jordi Gené, Rob Huff, Yvan Muller e Gabriele Tarquini. Foi a primeira e única visita do WTCC, com o campeonato a saltar entre a Boavista e Portimão de forma alternada até 2013, sendo o regresso da competição em solo nacional feito em 2015, já nas ruas de Vila Real.

Apesar dos lamentos por não visitarem Vila Real, os pilotos mostraram-se satisfeitos pela escolha feita. O Estoril é também uma excelente pista e vários pilotos já passaram por lá noutras competições. A pista conta com um comprimento de 4.182,720 m, 13 curvas, com algumas delas a perdurarem no imaginário dos pilotos e dos fãs. Não é a primeira vez que os TCR visitam o traçado, com o TCR International a fazer a sua estreia em solo nacional no ano de 2016, sem esquecer obviamente as competições nacionais como o TCR Portugal e agora o Campeonato Nacional de Velocidade que continua a contar com este tipo de máquinas.

Adria, Estoril e Inje são as novas pistas no calendário do WTCR com a Itália e a Coreia do Sul prontos para receber corridas do WTCR pela primeira vez

O que dizem os pilotos

Os pilotos não esconderam o entusiasmo pelo regresso ao Estoril, com Tom Coronel a afirmar que “era uma boa pista quando o WTCC chegou em 2008 e será o mesmo este ano com a sua longa recta, grandes pontos de travagem e boas curvas.”

Também Rob Huff elogiou o traçado afirmando que “o Estoril é um circuito fantástico que guarda muita história. E é uma pista complicada e que não é fácil de aprender. Trará outro desafio bem-vindo ao calendário”.

Jean Karl Vernay explicou um pouco dos desafios que os pilotos podem esperar no próximo fim de semana: “A pista não é muito larga, mas a primeira curva após a longa recta deve ser uma boa oportunidade para ultrapassar e deve proporcionar um bom espetáculo de televisão com a pequena chicane a subir, uma zona divertida”.

Gabriele Tarquini recordou o passado no Estoril, onde competiu nos tempos da F1: “Gosto muito do Estoril. Lembro-me da primeira corrida que fiz na pista, em 1985, na Fórmula 3000 e vi o Ayrton Senna vencer a sua primeira corrida de F1. Tenho muitas boas memórias do Estoril, algumas vitórias e estou muito feliz por regressar, pois creio ser uma das pistas que faz parte da história do desporto motorizado.”

Por fim, Tiago Monteiro relembrou a sua vitória em 2008: “Estou muito entusiasmado por regressarmos ao Estoril. É uma grande pista e eu ganhei lá no passado no WTCC e em muitas outras séries. Tenho a certeza de que haverá muita acção”.

Goodyear atenta à evolução da pista

O fornecedor de pneus, a Goodyear, espera ter um fim de semana desafiante, com a exigência do traçado do Estoril a ser esmiuçada por Sebastian Trinks, responsável da marca no WTCR:

“O Estoril foi reasfaltado há dois ou três anos, pelo que a superfície é bastante lisa, não tão abrasiva. Antes era muito áspero e abrasivo, mas agora é muito mais ‘fácil’ para os pneus, por isso há menos desgaste. É uma pista bastante técnica e os pilotos precisarão de conhecer a trajetória perfeita, porque existem algumas curvas longas e algumas curvas técnicas. Devido ao facto de ter estas curvas longas, há uma carga elevada, especialmente no pneu dianteiro-esquerdo porque se conduz durante muito tempo sobre esse pneu. A previsão meteorológica dá-nos temperaturas de 25 a 28 graus e isto significa que deveremos ter temperaturas de pista até 40 graus, dependendo das nuvens. Em geral, é um asfalto bastante escuro, o que significa que irá absorver muita energia do sol, pelo que vai ficar muito quente. Os pilotos e os engenheiros terão de considerar as pressões dos pneus para se certificarem de que não estão muito acima do alvo. Mas, em geral, temos um pneu robusto que pode lidar com temperaturas de pista elevadas. No primeiro dia do evento, farei o percurso da pista para inspeccionar os corretores para ver como evoluíram porque podem estar danificados por outros usos e comunicarei as minhas descobertas às equipas”.

Como está a competição?

Sendo apenas a segunda jornada, há ainda muito para decidir e definir. Jean Karl Vernay é o líder da tabela classificativa com 39 pontos, seguido de Tiago Monteiro com 33 e Néstor Girolami (33). Yvan Muller é o melhor Lynk & Co em quarto (29 pontos), como melhor Audi a aparecer em nono (Nathanaël Berthon, 15 pontos) e o melhor Cupra a ser apenas 16º (Bence Boldizs).

A primeira amostra em Nurburgring deu-nos uma Hyundai forte, com a nova máquina para 2021 (o Elantra N TCR) a dar boas indicações, tal como o melhorado Honda Civic, que permitiu a Monteiro vencer a primeira corrida do ano. Os Lynk & Co mantêm a toada do ano passado, mas a concorrência está agora mais forte pelo que estão provavelmente a contar com o BoP para se aproximar dos lugares da frente. Audi e Cupra têm ainda de provar o seu valor, com o novo RS3 LMS da marca alemã a estar a fazer as primeiras provas, tal como o Elantra. Mas sendo Nurburgring uma pista tão específica, todos aguardam pelo Estoril para tirar conclusões mais fundamentadas e entender o que esta época nos pode trazer

Este pode ser um fim de semana de grande importância pois o hábito neste tipo de competição é esperar que as primeiras corridas ditem uma tendência para depois as equipas escolherem os seus pilotos que estarão na luta pelo título, com os restantes a ajudarem o piloto que mais próximo está do topo. Assim pilotos como Vernay, Muller, Girolami e Monteiro quererão ter o melhor fim de semana possível para se assumirem como candidatos. Isto pode jogar a favor de Monteiro, que normalmente é muito forte a jogar em casa e habitualmente tem desempenhos muito fortes nas provas portuguesas. Assim é desejo de todos que Monteiro repita a vitória de 2008 e que se assuma como um dos candidatos ao tão desejado cetro.

No WTCR Trophy (para pilotos independentes), temos o jovem Gilles Magnus a evidenciar-se novamente, depois de no ano passado ter sido o melhor rookie, liderando a competição com 20 pontos, menos um que Tom Coronel. Nos Junior Drivers (troféu para pilotos jovens) é Luca Engstler que lidera com 55 pontos, contra 53 de Magnus.

Horário

Sábado, 26 de Junho

Treino Livre 1: 09h00-09h45

Treino Livre 2: 12h00-12h30

Qualificação Q1: 15h00-15h20

Qualificação Q2: 15h25-15h35

Qualificação Q3: A partir das 15h40

Domingo, 27 de Junho:

Corrida 1: 12h15 (13 voltas, 54.366 quilómetros)

Corrida 2: 15h15 (15 voltas, 62.730 quilómetros)

Todos os horários provisórios e sujeitos a alterações

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado