WTCC: Novidade adiada para Vila Real
Restrições no circuito de Marraquexe e instabilidade governamental levaram os responsáveis do WTCC a adiar a introdução da ‘joker lap’ na disciplina. No Conselho Mundial da FIA de novembro tinha sido decidido implementar a novidade inspirada no que já se faz no ralicross, mas o promotor do campeonato diz que as limitações do Circuito Moulay El Hassan, juntamente com alguma instabilidade que se vive em Marrocos – que está sem governo desde outubro – leva a que a ‘joker lap’ não exista na prova inaugural do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo 2017.
“Propusemos à FIA duas ou três opções para a ‘joker lap’. Marraquexe é um circuito bastante estreito e no final acabamos por decidir com a FIA em não o fazer. Não queremos correr o risco de ter ‘joker lap’ e ver acidentes. Marrocos está tecnicamente sem governo desde as últimas eleições legislativas”, explicou François Ribeiro. “Queríamos ir para a frente com isto, mas significava muito trabalho – 500 metros quadrados de pista a serem reasfaltados e por aí adiante. Para fazer isto é preciso que a administração pública participa. Quando não há ministro para assinar contrato como é que há de fazer? Por isso não final disse à FIA para sermos mais realistas. Não queríamos acabar com uma solução de ‘joker lap que não é suficientemente boa”, esclarece ainda o promotor do WTCC.
Mas François Ribeiro garante que a ideia da ‘joker lap’ não deixa de fazer parte da paisagem do campeonato em 2017. O francês afirma que a novidade será introduzida em Vila Real e poderá ser utilizada em circuitos convencionais, embora queira evitar fazê-lo. “Vamos implementá-la em Vila Real, e tenho uma noção exata de como queremos fazê-lo lá. Mas da primeira vez temos que o fazer de forma segura. Mesmo fazendo-o uma vez este ano, queremos perceber como funciona e se traz uma nova dinâmica à corrida. Estou convencido que em corridas de cidade isso acontecerá”, afirma o promotor do WTCC. “Há outros circuitos onde se pode fazer, como por exemplo Termas de Rio Hondo. Mas estamos a pensar manter isso apenas para os traçados citadinos. Não sou fã do DRS, ‘push-to-pass’ e coisas dessas. Prefiro uma corrida com menos ultrapassagens mas verdadeiras ultrapassagens. Se fizermos isto em circuitos permanentes tenho a sensação que os pilotos iriam arriscar menos ultrapassagens e esperar pela ‘joker lap’ para o fazer”, justifica François Ribeiro.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Sou um adepto de corridas de carros de turismo há várias décadas. Sempre gostei delas por serem competição saudável, clara, sem artifícios. Sou totalmente contra esta palhaçada das joker laps.
Espero é que não se lembrem do DRS como o DTM.
Joker? Isto é mais uma fuc*ing joke, lol.