WTCC: Bjork conquista ‘Pole’ em Monza
Thed Bjork deu a primeira Pole Position da Volvo no WTCC ao completar uma volta ao Circuito de Monza em 1m52.505 sendo 0,316s mais rápido que Tiago Monteiro, que não conseguiu assim repetir o primeiro lugar de Marrocos, saindo no segundo lugar e Robert Huff a ser o terceiro no Citroen. Os Volvo foram os mais consistentes do dia e colocaram os seus três pilotos na última qualificação, ficando Catsburg no quarto lugar e Girolami no quinto, mas muito longe dos outros pilotos.
Na primeira parte da qualificação Tiago Monteiro foi o primeiro a baixar da ‘casa’ de 1m53s, mas foi rapidamente batido por Rob Huff, no Citroën da Münnich Motorsport. Depois os Volvo da Polestar demonstraram a vantagem de beneficiar de ‘cone de ar’ dos pilotos da marca a trabalharem em conjunto, com Néstor Girolami a colocar-se na frente, seguido de Thed Bjork e Nicky Catsburg nos 20 minutos da sessão.
Os Volvo passaram facilmente à Q2, com Bjork a voltar a ser o mais rápido, desta vez com Tiago Monteiro logo atrás, sendo sempre o melhor piloto da Honda, parecendo capaz de acompanhar o sueco mesmo nas grandes retas de Monza. Os companheiros de Bjork juntar-se-iam ao sueco, a Tiago e a Huff na Q3. Algo que Tom Coronel não conseguiu, depois de abortar a sua derradeira tentativa, ao cometer um erro na chicane Della Rogia. Ainda assim no 10º tempo do holandês dá-lhe a ‘pole-position’ para a corruda de domingo, posição de que destronou Ryo Michigami, no terceiro Honda.
No derradeiro segmento da Q3, Rob Huff foi o primeiro a ir para a pista, com um tempo que Néstor Girolami não conseguiria bater devido a um erro em Dalla Roggia. Nicky Catsburg foi mais rápido do que o argentino mas não conseguiu superar o britânico, depois de ter saído largo em Lesmo. Já Tiago Monteiro superou Huff, mesmo alargando demasiado a trajetória na Parabólica final. E apesar de Thed Bjork ter cometido o mesmo deslize já não deixou fugir a ‘pole’.
Quanto ao MAC 3 os Volvo foram os mais rápidos novamente sendo dois segundos mais rápidos que os Honda, comprovando o seu domínio em Monza.
Resultado da qualificação
1º Thed Bjork (Volvo S60) 1m52,505s
2º Tiago Monteiro (Honda Civic) 1m52,821s
3º Rob Huff (Citroën C-Elysée) 1m52,968s
4º Nicky Catsburg (Volvo S60) 1m53,013s
5º Néstor Girolami (Volvo S60) 1m57,834s
6º Norbert Michisz (Honda Civic) 1m52,606s
7º Tom Chilton (Citroën C-Elysée) 1m53,081s
8º Esteban Guerrieri (Chevrolet Cruze) 1m53,404s
10’º Tom Coronel (Chevrolet Cruze) 1m53,678s
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
A pole do Bjork demonstrou bem a superioridade dos Volvo, e nem um erro na parabólica lhe roubou tempo suficiente para dar uma chance ao Tiago que esteve simplesmente brilhante.
A pista perdeu performance da Q2 para a Q3, e embora com um pequeno excesso, o Tiago apenas poderia retirar um ou dois décimos à sua volta, mas mesmo assim foi claramente superior aos colegas da Honda.
Amanhã resta-lhe seguir nos cones dos da frente, não cometer erros, e tentar amealhar alguns pontos. Vai ser muito difícil, mas talvez consiga tirar partido das lutas dos outros.
Força Tiago.