WTCC: Apelo da Honda parcialmente bem acolhido pelo Tribunal
O Tribunal de apelo da FIA decidiu dar parte da razão à Honda, retirando a sua exclusão da prova da Hungria, mantendo somente a sanção em Marrocos. Recorde-se que a Honda foi excluída das classificações das provas da Hungria e Marrocos devido à ilegalidade do fundo plano dos Honda Civic. Os carros foram inicialmente considerados em conformidade com o regulamento no primeiro caso, na Hungria, mas mantiveram-se as dúvidas sobre a relação entre o fundo plano e o posicionamento do lastro, considerados depois em não conformidade com os regulamentos.
Na altura, a decisão da FIA foi tomada depois de analisar os relatórios técnicos feitos pelo Delegado Técnico da FIA para o WTCC, o espanhol Manuel Leal, relativos aos dois eventos, e também depois de ouvir representantes da JAS e Zengo. A FIA concluiu que secções do fundo plano dos carros de Norbert Michelisz, Rob Huff e Tiago Monteiro, todos da Honda Racing Team JAS e de Ferenc Ficza, da Zengo Motorsport não estavam de acordo com os regulamentos técnicos excluindo os quatro carros dos resultados dois dois eventos.
Tiago Monteiro já tinha explicado que a FIA obriga à colocação de lastro no lado do banco do ‘passageiro’, mas a Honda interpretou que o regulamento não especifica que lastro tem que ser TODO colocado nesse local, e colocou outra parte no fundo plano do carro e foi esse pormenor que causou o desacordo entre a FIA e a Honda. Agora, a FIA acho o apelo admissível, retirou a desclassificação da Hungria, mas mantendo o ‘castigo’ em Marrocos. Com esta medida, José María López alarga a sua margem no campeonato, somando 193 pontos, passando a ter atrás de si Mehdi Bennani, com 103 pontos. Tiago Monteiro passa a terceiro com 94. Apesar de ter visto o seu castigo atenuado, Monteiro perde com esta ‘história’, 30 pontos que conseguiu em pista.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Não percebo porque é que a FIA aceita num caso e não aceita noutro, mas do mal o menos.
A Honda são uns incompetentes, é certo, mas a FIA também são uns chulos de primeira.
Citroen, FIA – Je suis France !