Polestar Cyan Racing deixa de existir
O grupo detentor da Volvo, a Zhejiang Geely Holding Group, vai lançar um departamento para o desporto motorizado com o nome Geely Group Motorsport e para tal vai usar a Polestar Racing como base, deixando esta de existir com esse nome.
Esta é a nova visão do grupo chinês, que entendeu a importância do desporto motorizado no marketing e na visibilidade da marca e pretende agora usar o conhecimento que existe na Polestar para iniciar uma nova fase. Alexander Murdzevski Schedvin que era chefe da Polestar, vai liderar este novo projecto.
Victor Yang, Vice-presidente para as comunicações da Zhejiang Geely Holding Group explicou o objectivo desta mudança:
“Criamos este grupo para dar o próximo passo no que diz respeito a actividades no desporto motorizado, permitindo-nos concentrar recursos e experiência, de forma a planear maximizar o resultado de nossos esforços.”
Por outro lado a Cyan Racing, de Christian Dahl irá ser parceira da Geely Group Motorsport. No fundo, fica tudo como estava mas os nomes mudaram.
A Polestar Cyan Racing foi uma parceria de grande sucesso entre a Cyan Racing e a Volvo cujo o último sucesso foi o campeonato do mundo de construtores e de piloto no WTCC. Tendo como base o BTCC, foi criado o STCC e a Volvo usou como equipa parceira a recém-criada Flash Engineering em 1996. O sucesso foi imediato e as conquistas foram-se sucedendo até 2005. Nesse ano, Jan “Flash” Nilsson, fundador da equipa, vendeu a Flash a Christian Dahl e a equipa mudou então o nome para Polestar.
A forte ligação com a Volvo manteve-se e a Polestar evoluiu, deixando de ser apenas uma equipa de competição, passando a ter interesse no desenvolvimento de carros desportivos para a estrada, sendo o primeiro produto o C30 Polestar em 2010. Seguiu-se o S60 e o V60 Polestar. A Volvo adquiriu então a Polestar Performance (que fazia os carros de produção) e a marca Polestar em 2015, ficando Christian Dahl com a parte desportiva, a Polestar Racing, que por sua vez mudou o nome para Cyan Racing. A Polestar Cyan Racing foi a base conjunta que permitiu desenvolver o S60 TC1, um projecto a 3 anos para conquistar o WTCC. O campeonato já estava na sua fase menos fulgurante e a Polestar Cyan teve de acelerar um pouco o processo para poder ser campeã em 2 anos. A tarefa foi algo facilitada pela saída da Citroen que dominou por completo o campeonato de 2014 a 2016, mas ainda assim tiveram de fazer frente a uma JAS Honda na melhor forma de sempre, algo conseguido com sucesso.
Agora a Polestar é uma marca independente de veículos eléctricos de alta performance, cujo o primeiro carro já foi apresentado ao público, o espantoso Polestar1 baseado num Concept Coupé da Volvo (e por isso deixou de fazer sentido que o nome Polestar estivesse ainda envolvido em competições automóveis com motores de combustão interna).
Os rumores apontam que a Cyan Racing pode estar a desenvolver um TCR para 2019. E como a parceria com a Geely ainda se mantém, poderá ser daqui que saia uma nova máquina para o WTCR no futuro a curto prazo.
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