Honda apelou da decisão da FIA
Tal como se esperava a Honda apelou da decisão da FIA, que entendeu em desclassificar os Honda Civic das duas últimas provas do WTCC, na Hungria e em Marrocos. Os responsáveis da marca japonesa estão em completo desacordo com os Comissários, entendem que o “fundo plano” dos carros estão de acordo com as regras técnicas do WTCC e portanto apelou da decisão.
A decisão da FIA foi tomada depois de analisar os relatórios técnicos feitos pelo Delegado Técnico da FIA para o WTCC, o espanhol Manuel Leal, relativos aos dois eventos, e também ouvir representantes da JAS e Zengo. Curiosamente, e segundo as informações que temos, precisamente o mesmo indivíduo que vistoriou o sistema e permitiu aos carros correrem na Hungria e Marrocos. De qualquer forma, é normal isso suceder assim, mas se havia alguma dúvida, terem passado dois eventos – Hungria e Marrocos – sem uma resolução é demasiado.
A FIA concluiu agora que secções do fundo plano dos carros de Norbert Michelisz, Rob Huff e Tiago Monteiro, todos da Honda Racing Team JAS e de Ferenc Ficza, da Zengo Motorsport não estavam de acordo com os regulamentos técnicos excluindo os quatro carros dos resultados dois dois eventos. No Nordschleife, tendo em conta que a Honda não tem peças diferentes para montar nos seus carros, estes participaram em ambas as corridas na mesma configuração da Hungria e Marrocos.
Tiago Monteiro já tinha antes explicado que a FIA obriga à colocação de lastro no lado do banco do ‘passageiro’, mas a Honda interpretou que o regulamento não especifica que lastro tem que ser TODO colocado nesse local, e colocou outra parte no fundo plano do carro e é esse pormenor que está a causar o desacordo entre a FIA e a Honda. Agora é a vez do Tribunal de Apelação decidir. De resto, Tiago Monteiro já passou pelo hospital, e está bem, embora um pouco dorido, pois foi um acidente a uma velocidade muito elevada.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Os regulamentos da FIA parecem o Oráculo de Delfos, a sua leitura presta-se a todas as interpretações e seu contrário.
Obrigado pelas notícias sobre a saúde do Tiago.
Quanto ao protesto e á decisão de alinharem os carros na configuração “ilegal”, já se sabia desde ontem, aliás, eu falei aqui no assunto em primeira mão (no AS claro) num comentário cerca do meio-dia de ontem!!!
O estranho, é os carros serem autorizados a correr com peças que foram consideradas ilegais.
Pela credibilidade do campeonato, a FIA devia desde já considerar a desclassificação sem efeito, autorizar o uso generalizado do sistema de lastro da Honda, e despedir o “artolas” que anda há um mês a gerir este processo.
Mais vale entregar já os títulos a Citroën, enfim.