“Formato atual” do WTCR termina no final desta época

O promotor da Taça do Mundo FIA de Carros de Carros Turismo (WTCR), a Discovery Sports Events (DSE), anunciou que o “formato atual” da competição vai terminar no final da corrente temporada, estando a trabalhar, juntamente com a World Sporting Consulting (WSC) – detentora dos direitos e regulamentos dos carros TCR – num novo formato de evento único que mostrará a categoria, promovendo ao mesmo tempo uma maior sustentabilidade.
A competição tem passado por um período negro após os anos marcados pela pandemia e em 2022 apresentou uma grelha mais curta e um calendário que sofreu bastantes alterações e com dificuldades em garantir o nível mundial a que a competição está obrigada. Para além disso, o diferendo com Lynk & Co levou à retirada dos 5 carros da grelha, numa decisão que não ficou devidamente esclarecida. A maior festa do ano acabou por ser em Vila Real e mesmo assim, a organização portuguesa avisou seriamente a DSE que seria preciso mais esforço da sua parte para se continuar a realizar a ronda no Circuito Internacional de Vila Real.
A DSE realçou o seu foco na competição de Turismos 100% elétricos, o ETCR, enquanto trabalha no desenvolvimento de uma nova competição dos TCR. “Afastando-se do atual formato do WTCR, a DSE e a WSC procurarão desenvolver uma competição que promova a participação internacional ainda mais do que o WTCR é atualmente capaz de fazer, mas ainda utilizando os regulamentos técnicos existentes do TCR”, pode ler-se no comunicado do promotor deste competição.
A FIA, através do Presidente da Comissão de Carros de Turismo, Alan Gow, confirmou que “existe necessidade de identificar e avaliar qual é o melhor e mais sustentável futuro para as corridas de carros de turismo como parte do portfolio da FIA”. Gow acrescentou que o “objetivo seria manter um título mundial de carros de turismo com motor convencional e assegurar que a competição seja forte e prestigiosa”.
Todos os pormenores serão revelados mais tarde “no caso do formato proposto ser aprovado pela FIA”, avançou a DSE, que garante ainda que está a estudar um novo formato da competição de TCR a nível mundial de apenas um evento anual. O ETCR mantém-se inalterado em 2023.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Os campeonatos do mundo de turismos têm alternado ciclos aúreos com outros menos conseguidos. Era claro que este vinha já há algum tempo a ser mantido com ‘respiração ligada a ventiladores’, Tenho muita pena, pois não há competição automóvel que eu goste tanto como um bom campeonato de turismos.
Concordo inteiramente. Nós tempos áureos do WTCC eram as melhores corridas e o melhor campeonato FIA. Tive a sorte de os ver no Estoril em Portimão e Vila Real. Esperemos que no futuro tenhamos novamente boas corridas.