ETCC mais internacional
Depois de vários anos como uma série baseada à volta da Europa Central, a Taça da Europa de Turismos (ETCC) vai tornar-se um campeonato mais pan-europeu. A competição de apoio do WTCC tem quatro das suas seis jornadas com o campeonato principal, fazendo as duas últimas em França e Itália. Apenas duas provas vão ser na Europa Central e de Leste, uma na Eslováquia e outra na Rússia. Além da visita ao Nürburgring, uma das novidades no calendário é que uma das provas vai ser em Vila Real, a primeira vez que uma corrida em circuito urbano faz parte do calendário, e um regresso a Portugal desde a visita a Braga em 2010.
Nessa corrida de Braga, um dos vencedores foi César Campaniço, e desde então nunca mais um português alinhou no ETCC. Isso muda com a chegada de Fábio Mota ao campeonato, ao volante de um SEAT Leon da Lema Racing, a mesma equipa com que alinhou na Clio Cup espanhola nos últimos anos. Embora o ETCC não tenha atraído muitos pilotos internacionais ultimamente, Mota vai ter alguma concorrência com experiência no campeonato, incluindo os veteranos Andreas Pfister, Petr Fulín e René Münnich. Mas o campeonato também atrai vários pilotos jovens, como Norbert Nagy, Mladen Lalusic ou Kris Richard, todos com 21 anos de idade.
Na parte técnica, os carros da categoria TCR foram aceites pela FIA como componentes da divisão TCN2, facilitando a homologação dos carros a nível mundial, e substituem completamente os antigos S2000 na divisão principal do campeonato. O SEAT é o carro preferido da maior parte das equipas, mas a Honda também está representada com três carros. As equipas Zengo Motosrport e Münnich Motorsport, conhecidas do WTCC, também estão presentes. A divisão secundária continua a usar os carros da divisão S1600 do campeonato ADAC Procar (este ano, DTC), chamando a atenção de pilotos com 16 anos.
CALENDÁRIO
3/4 Paul Ricard (França)
17/4 Slovakia Ring (Eslováquia)
28/5 Nürburgring (Alemanha)
26/6 Vila Real (Portugal)
10/7 Magny-Cours (França)
2/10 Imola (Itália)
INSCRITOS
7 Andreas Pfister (ADAC Team Hessen-Thuringen) SEAT Leon
8 Norbert Nagy (Zengo Motorsport) SEAT Leon
11 Kris Richard (Rikli Motorsport) Honda Civic
12 Peter Rikli (Rikli Motorsport) Honda Civic
14 Igor Stefanovski (Lema Racing) SEAT Leon
17 Mladen Lalusic (ASK Lein Racing) SEAT Leon
19 C.J. Schreiber (Krenek Motorsport) SEAT Leon
22 Petr Fulín (Krenek Motorsport) SEAT Leon
37 Fábio Mota (Lema Racing) SEAT Leon
73 Alexandr Artemyev (Baporo Motorsport) SEAT Leon
77 René Münnich (All-inkl.com Münnich Motorsport) Honda Civic
81 Niklas Mackschin (Gena Autosport) Ford Fiesta
82 Niks Ksenia (Gena Autosport) Ford Fiesta
83 Daniel Niermann (Gena Autosport) Ford Fiesta
84 Ulrike Krafft (Arkonic Racing) Ford Fiesta
85 Tomás Korený (Ravenol Team SAN) Ford Fiesta
86 Andreas Rinke (MSC Wahlscheid) Peugeot 207
87 Kevin Hilgenhövel (MSC Wahlscheid) Peugeot 207
99 Andrii Ievtusheko (Master KR Racing) Ford Fiesta
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI