WEC: Temporada competitiva e exigente arranca com os 1812 km do Catar
O Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC), organizado pelo Automobile Club de l’Ouest (ACO), arranca no próximo fim de semana para a 12ª temporada, com a primeira prova do ano, os 1812 km do Catar.
Depois de realizado o Prólogo, no Circuito Internacional de Losail, Catar, realiza-se a primeira prova da temporada de 2024 do WEC, tendo o mesmo palco dos testes coletivos.
A prova inaugural não deverá sofrer alterações no seu programa, apesar do Prólogo ter começado mais tarde do que o previsto, uma vez que se registaram atrasos “significativos” no transporte marítimo que é efetuado através do Canal do Suez com passagem pelo Mar Vermelho. Depois de ter sido planeado para sábado e domingo passados, o Prólogo foi reagendado para segunda-feira (26 de fevereiro) e terça-feira (27 de fevereiro), sem impacto, ao que parece, na prova de abertura, os 1812 km do Catar.
O Autódromo Internacional do Algarve ficou de fora do calendário da temporada do WEC, não sendo a única novidade neste capítulo. Monza foi substituído por Imola e o Circuito das Américas e Interlagos passaram a receber o WEC, com Sebring também a não constar do calendário.
A nova época WEC marca uma mudança significativa, uma vez que a classe LMP2 deixou de fazer parte do campeonato. A decisão de retirar a classe LMP2 foi atribuída à crescente procura nas classes Hypercar e LMGT3, com um limite máximo de 37 carros para a grelha de partida da época completa. Embora a classe LMP2 não esteja presente na época regular, continuará a participar nas icónicas 24 Horas de Le Mans.
Na nova classe LMGT3 estão inscritos 18 carros de nove construtores diferentes e promete ser um pelotão com margens muito curtas entre concorrentes, complementando desta forma, o que vai acontecendo na categoria rainha Hypercar.
Entre os Hypercar, há novos construtores e mais carros de equipas privadas. Juntam-se ao pelotão do ano passado Alpine, BMW, Isotta Fraschini e Lamborghini, enquanto a Hertz Team Jota aumenta o seu esforço privado com mais um Porsche 963 e a AF Corse coloca um novo Ferrari 499P a competir em nome próprio ao mesmo tempo que opera os dois protótipos italianos de fábrica.
Entre os novos construtores conta-se a BMW, que coloca Dries Vanthoor, Sheldon van der Linde, Raffaele Marciello, Marco Wittmann, Robin Frijns e René Rast nos dois BMW M Hybrid V8 da que serão operados pela WRT.
Também a Lamborghini vai estrear o SC63 no Barém, com Mirko Bortolotti, Daniil Kvyat e Edoardo Mortara aos comandos do carro. Já a Alpine terá Paul-Loup Chatin, Ferdinand Habsburg e Charles Milesi no A424 nº35 e Nicolas Lapierre, Mick Schumacher e Matthieu Vaxivière no nº36.
Já na Peugeot, Stoffel Vandoorne é a nova cara da equipa para a nova temporada, ocupando o lugar que era de Gustavo Menezes. O belga vai partilhar o Peugeot 9X8 nº94 com Löic Duval e Paul Di Resta, que transitou do nº93. Para o lugar de Di Resta foi Nico Müller que será agora colega de equipa com Jean-Éric Vergne e Mikkel Jensen. O Peugeot 9X8 sofrerá uma evolução a tempo da ronda de Imola, devendo receber uma asa traseira.
Houve ainda mudanças na Toyota, mas neste caso na gestão da equipa. David Floury passa a ser diretor técnico interino dos nipónicos no WEC, substituindo Pascal Vasselon, que se mantém na estrutura com um papel ainda por definir.
Sem pilotos portugueses a competir a tempo inteiro no WEC, a exceção, para já, é a entrada de Filipe Albuquerque e da Algarve Pro Racing em LMP2 nas 24 Horas de Le Mans, Rui Andrade mudou-se dos protótipos LMP2 para a classe LMGT3, estreando-se aos comandos do Corvette Z06 GT3.R nº81 da TF Sport.
Horário dos 1812 km do Catar:
Sexta-feira, 29 de fevereiro:
09h20 Treino Livre 1
14h30 Treino Livre 2
Sábado, 1 de março
8h00 Treino Livre 3
13h00 Qualificação
Domingo, 2 de março
8h00 Corrida
Confira AQUI a lista de inscritos para a ronda de abertura do WEC em 2024, os 1812 km do Catar.
Foto: Phillippe Nanchino