WEC, Sebring: Ferrari faz a pole na sua primeira qualificação
Começou da melhor forma a aventura da Ferrari no WEC na categoria LMH. A Scuderia conseguiu a pole para a corrida de amanhã, as mil milhas de Sebring.
Depois de no terceiro treino, em que a Toyota voltou a fazer o melhor tempo com o #7 (M. Conway / K. Kobayashi / J. Lopez), na qualificação foi a Ferrari a levar a melhor. O #50 (A. Fuoco / M. Molina / N. Nielsen) de Antonio Fuoco ficou com o melhor registo, 1:45.067 e ficou à frente do Toyota #8 (S. Buemi / B. Hartley / R. Hirakawa) de Brendon Hartley. 0.214 seg. separaram o primeiro do segundo com o Toyota #7 de Kamui Kobayashi a ficar a 0.48 seg. da pole, em terceiro lugar.
O segundo Ferrari, o #51 (A. Pier Guidi / J. Calado / A. Giovinazzi) ficou na quarta posição e o Cadillac #02 (E. Bamber / A. Lynn / R. Westbrook) completaram o top 5. Os dois Porsches ficaram em sexto e sétimo, à frente dos dois Peugeot, com o Glickenhaus e o Vanwall a ficarem nas últimas posições.
Em LMP2, Oliver Jarvis, no Oreca #23 fez a pole pela United Autosports. Com o tempo 1:49.974, Jarvis ficou à frente de Pietro Fittipaldi por 0,093 segundos no #28 da JOTA. Atrás de Fittipaldi ficou Robin Frijns no #31 da WRT, enquanto o #22 de Filipe Albuquerque ficou-se pela sétima posição.
Sarah Bovy fez a pole em LMGTE-AM no Porsche 911 RSR – 19 #85 (S. Bovy / M. Gatting / R. Frey)da Iron Dames ficando à frente de Ben Keating no Corvette #33 (B. Keating / N. Varrone / N. Catsburg).
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Uma estreia fabulosa! Se serve para fazer esquecer as misérias da Ferrari na F1 é coisa que depende da fiabilidade do 499P, mas esta pole é promissora.
O WEC ainda se vai tornar mais interessante que a F1!
Perdão amigo, vai se tornar não! Para muitos como eu, o WEC e em particular Le Mans será sempre mais interessante que a F1, principalmente agora com a volta de grandes marcas, em especial a Ferrari e Porsche e também considerando esta F1 que a muitos anos se mostra fraquíssima, agora com este regulamento de carros praticamente iguais, a fraude do DRS, para gerar ultrapassagens, punições para manobras, disputas e ultrapassagens arrojadas, etc.
O que podemos dizer, neste momento, é que o WEC tem potencial para se tornar mais interessante do que a F1. Não vamos esquecer que o domínio da Toyota tem tornado as corridas aborrecidas e os campeonatos altamente previsíveis, pois não?
Mas tem razão na apreciação que faz da F1 actual. Subscrevo na íntegra. E acrescento que está cada vez mais estupidificada, com a frivolidade trazida pelas redes sociais e uma noção falsa e artificial de «espectáculo» a sobrepor-se aos aspectos técnicos e competitivos.
Uma extraordinária surpresa mas estamos no WEC e uma pole aqui apenas diz que o carro é rápido. Aguardemos pela tão desejada fiabilidade.
Exactamente. A Ferrari foi a última a chegar, falta experiência, o carro é “jovem”, e nestas corridas o que conta mais é exactamente essa experiência em pista. A Toyota é especialista e muito forte, ficar atrás deles seria já um mérito enorme.
Estes campeonatos estão muito “orientados” pelos BOPs e Ca. Longe vai o tempo em que a competitividade dos carros era apenas fruto do engenho de técnicos e pilotos. Agora isso é apenas parte duma equação que acaba nos organizadores do campeonato que gerem o BOP. E isso pôe daqui, tira dali.. permite ir levando o campeonato na “melhor direcção dos interesses do desporto”. Pois é.
Excelente. Podíamos estar moderadamente optimistas porque dá para acreditar neste grupo criado pelo óptimo engenheiro Coletta ( por aqui foi escrito há pouco tempo que devia ser ele o nº 1 da GeS,o que foi logo brindado com uma chuva de votos) mas isto vai para lá de qualquer previsão mais arrojada, e, neste momento, é lícito sonhar, mesmo numa pista “anómala” e duríssima como Sebring. Nas corridas, quando uma carro é “baixado dos cavaletes” e é logo rápido, é um bom sinal. Cruzemos os dedos ! Gozemos a corrida, seja qual fôr o resultado. E é bom lembrar esta… Ler mais »
Vamos ver o que isto dá mas para já é excelente vermos na grelha todas estas marcas, sobretudo o regresso da Ferrari e da Porsche, com a primeira a mostrar-se desde já muito competitiva. O único senão desta competição é a questão dos BOP´s que deixa em grande parte na mão dos organizadores a rapidez de cada equipa (já quanto à fiabilidade é uma questão diferente) Só espero que a FIA e afins não acabe por asneirar e estragar o mundial de resistência como já aconteceu em situações anteriores, porque para quem ainda não teve oportunidade de se deslocar a… Ler mais »
Ferrari e Porsche na mesma frase !!!!