WEC: Rui Águas vai ser piloto ‘ouro’ em 2017

Por a 19 Novembro 2016 10:35

A FIA divulgou a listagem com a classificação de pilotos de endurance para 2017, com as quatro categorizações, duas para profissionais (platina e ouro) e duas para amadores (prata e bronze). Estão listados 24 portugueses, onde o destaque vai para a nova categoria de Rui Águas, que é promovido a ‘ouro’, com os inegáveis resultados que tem demonstrado ao volante dos Ferrari da AF Corse em diversas competições, pelo que deixa de ser uma ‘carta na manga’ para as categorias amadoras.

Dos profissionais, como era de esperar, Filipe Albuquerque, João Barbosa, Pedro Lamy e Álvaro Parente permanecem como ‘platina’. Águas junta-se a Ricardo Teixeira como ‘ouro’. César Campaniço, Miguel Faísca, Rafael Lobato, Pedro Mello Breyner, Eugénio e Sérgio Montez (questionável, mesmo com a evolução no Super Trofeo Lamborghini), Francisco Mora, Miguel Ramos e Carlos Vieira são ‘prata’, e o grande número de ‘bronze’ inclui Filipe Barreiros, António Coimbra, Francisco Guedes, Carina Lima, Manuel Mello Breyner, Pedro Moleiro, Paulo Pinheiro, Luís Silva e Carlos Tavares.

Entre outros pilotos, vários pilotos em situações similares a Águas, que estavam a ser usados como ‘super-pratas’, foram promovidos a ‘ouro’, incluindo Ben Barker, Ben Hanley, Phil Keen, Alex MacDowall, Gustavo Menezes, Joe Osborne, Michele Rugolo, Roman Rusinov e Marco Seefried. O atual líder da GP2 Antonio Giovinazzi, o piloto oficial da Ford Billy Johnson, os pilotos oficiais da Aston Martin Nicki Thiim e Richie Stanaway e o piloto oficial da McLaren Shane Van Gisbergen foram promovidos a ‘platina’.

Foram despromovidos às categorias amadoras muitos pilotos veteranos das corridas de resistência, devido à passagem para grupos etários elevados, destacando-se Max Angelelli, Andy Wallace e Tommy Kendall, que agora são ‘prata’, e Stefan Johansson, Jan Lammers e Andy Pilgrim, passando para ‘bronze’. Ex-pilotos de F1 Olivier Panis, Max Papis, Mikla Salo e Karl Wendlinger ainda são profissionais, mas foram despromovidos a ‘ouro’. A despromoção mais controversa é a de Adrian Zaugg, que passa a ‘prata’ mesmo sendo piloto oficial da Lamborghini e tendo sido contemporâneo de Filipe Albuquerque na Red Bull Junior Team e no A1GP.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado