WEC, Regulamentos LMP1: Poupar para ganhar… construtores
Já são conhecidos alguns detalhes dos novos regulamentos da categoria LMP1, a principal, para o Mundial de Endurance a partir de 2020. A ideia do Automobile Club de l’Ouest passa por atrair mais construtores para a classe híbrida. Depois da saída da Audi, e da ameaça que paira relativamente à possível saída da Porsche, os homens da ACO anunciaram agora que os regulamentos de 2020 vão ter uma grande limitação no desenvolvimento aerodinâmico, e vão ser estáveis, pelo menos durante quatro anos.
A questão da aerodinâmica será simplificada de modo a ser possível controlar melhor os custos, com os construtores a poderem apenas utilizar uma versão de carroçaria durante toda a época. Como se sabe, hoje em dia utilizam duas. De resto, nada muda significativamente face ao regulamento atual, mantêm-se as unidades motrizes com dois sistemas híbridos e um limite energético de oito megajoules. A forma encontrada para poupar foi aumentar a quilometragem que essas unidades motrizes vão ter que fazer o mesmo sucedendo com as caixas de velocidades.
Outra decisão tomada foi o impedimento de serem construídos carros completamente novos de um ano para o outro, sendo no entanto possível escolher uma de três áreas-chave, aerodinâmica, motor e chassis, e mudá-lo. Mas só uma das três. A exemplo do que já sucede há muito na Fórmula 1, também o número de horas no túnel de vento vai ser diminuído, para 600 horas, sendo que as equipas também terão que passar a ser menores, passando de 65 elementos para 50. Outro pormenor “para a fotografia” tem a ver com o facto do primeiro quilómetro após os reabastecimentos passar a ter que ser feito apenas em modo eléctrico, numa medida que deverá ser incrementada no futuro. Ideias, não faltam. De resto, a segurança não foi esquecida nos novos regulamentos, pois os cockpits passarão a ser maiores, mais altos 8 cm e mais largos.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI