WEC prossegue em Imola: Hypercar voltam à ação com olhos postos na Ferrari

Por a 16 Abril 2025 18:20

O Campeonato do Mundo de Resistência da FIA regressa à Europa este fim de semana para a segunda ronda da sua campanha de 2025, com os apaixonados fãs italianos a esperarem uma repetição do desempenho da Ferrari no Qatar nas 6 Horas de Imola (18-20 de abril).

Inaugurada em 1953 e situada na cénica região de Emilia-Romagna, Imola é um traçado tradicional da “velha guarda” com verdadeiro carácter. O seu traçado estreito e ondulado de 4,909 km e 21 curvas permite que os pilotos de Hypercar atinjam velocidades máximas na ordem dos 310 km/h, com mais de 50 por cento da volta a ser passada a todo o gás. A pista juntou-se ao calendário do FIA WEC pela primeira vez no ano passado, atraindo quase 75.000 espetadores ávidos.

A Ferrari dominou os procedimentos na competição de abertura da temporada no Circuito Internacional de Lusail, monopolizando o pódio com o seu trio de Hypercars 499P – as duas entradas de ‘fábrica’, com o protótipo AF Corse de gestão privada em segundo.

A lendária marca italiana triunfou da mesma forma na última vez que o FIA WEC correu no Velho Continente – na edição de 2024 das 24 Horas de Le Mans – mas numa série tão ferozmente competitiva, o sucesso nunca pode ser dado como garantido, como a equipa sabe muito bem.

Depois de ter conseguido os três primeiros lugares da grelha de partida em Imola há 12 meses – para gáudio dos sempre entusiastas tifosi, o seu exército de fiéis adeptos – a Ferrari liderou durante mais de metade da corrida e registou a volta mais rápida, mas acabou por ser apanhada pelas condições variáveis, o que a afastou da luta pela tribuna.

Animado pela sua forma estelar e pelo resultado histórico no Médio Oriente, o favorito da casa – sediado a menos de 100 km da estrada em Maranello – regressa ao icónico Autódromo Enzo e Dino Ferrari em busca de redenção.

“Correr em Itália é sempre algo especial para um piloto ao volante de um Ferrari”, reconheceu o vencedor do Qatar, Nicklas Nielsen, que partilha o Hypercar #50 de fábrica com Antonio Fuoco – o pole-sitter de Imola da época passada – e Miguel Molina. “A atmosfera em 2024 foi incrível e tenho a certeza de que os tifosi não se vão conter com o seu apoio novamente este ano. Chegamos otimistas e, como sempre, vamos dar o nosso melhor para estarmos entre os primeiros e colocar um sorriso nos rostos dos fãs. Sabemos que a corrida vai ser exigente, mas a equipa está a trabalhar incansavelmente para estar totalmente preparada e dar o seu melhor, por isso vamos para o evento com confiança.”

Os rivais da Ferrari na categoria de 18 hipercarros têm estado tudo menos parados desde o Qatar nos seus esforços para controlar o Cavalino Rampante, e não há falta de pretendentes ao degrau mais alto do pódio em Imola.

A Cadillac Hertz Team JOTA estava na luta pelas honras no Médio Oriente até que os seus dois carros colidiram de forma dramática num recomeço com Safety Car, enquanto a BMW M Team WRT parece cada vez mais pronta para se estrear a vencer no FIA WEC.

Os atuais campeões Toyota e Porsche tiveram um início de temporada mais moderado, com o fabricante japonês – o mais bem sucedido na história da série – a não conseguir melhor do que o quinto e o sexto lugar, e a marca alemã a entrar nos pontos apenas em décimo lugar. Será interessante, entretanto, ver os progressos feitos pela Aston Martin Thor Team durante este período, depois de dois resultados consecutivos entre os dez primeiros para o novo Valkyrie na competição IMSA.

Na categoria LMGT3, com 18 carros, um duelo épico pela vitória no Qatar viu a Corvette (TF Sport) derrotar por pouco a McLaren (United Autosports) – esta última é a mais recente marca a comprometer-se com um futuro de hipercarros. Ambas estarão ansiosas por manter o seu ímpeto inicial, mas todas as atenções estarão certamente viradas para Valentino Rossi, da Team WRT. A BMW conquistou uma dobradinha em Itália no ano passado – e um primeiro triunfo do nove vezes campeão do mundo de motociclismo levaria, sem dúvida, o público da casa ao delírio.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado