WEC: Privados podem ser penalizados se forem mais rápidos que os Toyota

Por a 15 Fevereiro 2018 19:17

O ACO não quer abusos por parte dos privados e irá penalizar quem  for mais rápido que os Toyota . Os organizadores do WEC confirmaram isso, com o intuito de inibir os privados de fornecerem dados falsos em relação à performance das suas máquinas, dada a entrada de  novos carros (Ginetta, Oreca e Dallara), o que colocaria em causa o EoT (Equivalence of Technology).

Na base está a seguinte regra: “Todos os concorrentes e fabricantes que deliberadamente forneceram informações erradas, tentaram influenciar o processo EoT, ou cujo nível de desempenho é superior ao resultado esperado, poderão ser  penalizados antes, durante ou após uma corrida”.

As regras estabelecem uma penalização mínima de cinco minutos de paragem e pode mesmo ser atribuída uma volta de penalização no final da prova.

Vincent Beaumesnil afirmou que “a razão pela qual os não híbridos possam ser mais rápidos pode apenas ser atribuída a não terem sido fornecidos dados corretos. O que estamos a dizer é que nós estamos a dar um determinado nível de performance e se esse nível não se verificar, então fomos enganados.”

Esta é uma medida de segurança, uma vez que o EoT não pode ser alterado antes de Le Mans, o que poderia dar uma vantagem aos privados na mítica prova francesa, caso o EoT estivesse adulterado. Depois de Le Mans, o EoT poderá ser alterado, não sofrendo mais modificações até a última ronda do campeonato, as 24h de Le Mans também. O processo que poderá levar às penalizações ainda não foi esclarecido, mas a é premente a vontade de manter os LMP1 com um nível de performance equilibrado. que para híbridos e para não-híbridos.

Por outro lado não serão dadas nenhumas benesses às equipas privadas depois de Spa, se forem mais lentas que a Toyota.

A performance dos Toyota não foi alterada, tendo sido apenas diminuída a capacidade do depósito para 35Kg o que poderá equivaler a 11 voltas a Le Mans. A capacidade dos privados foi aumentada em 52.9Kg.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ernie
ernie
6 anos atrás

1 – Acho que a Toyota há muito que merece vencer Le Mans. 2 – Acho que a Toyota merece vencer Le Mans sem favores, e lamento muito que este ano não tenha concorrência à altura. 3 – Estão a fazer tudo para que a Toyota vença este ano. 4 – Não me incomoda nada que tenham alterado a data de Fuji, porque Alonso não é determinante para o resultado final da Toyota, que até se dá ao luxo de “dispensar” Davidson e colocá-lo no banco do simulador. 5 – Este exagero de regras BoP e EoT, só demonstra a… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  ernie
6 anos atrás

E o “trapaceiro” agora é presidente da FIA. É o prémio pela sua vigarice ao longo da carreira.

ernie
ernie
Reply to  Kimi Iceman
6 anos atrás

Chiiiuuuu! Então Iceman! Chamar “trapaceiro” a um director de equipa (ele já era”trafulha” quando era navegador) é uma coisa, mas um presidente é outra coisa, porque esses já estão acima de qualquer suspeita. Mas por acaso gostava de ver o que dava uma investigação a esse “Petit Napoleon”, ao estilo daquela que fizeram ao Monsieur Blater (ou lá como se escreve o nome) da FIFA, e ao Monsieur Platini da UEFA. Não sou dado a futebol, mas pela vaga ideia que tenho dessas investigações, acredito que Monsieur Todt não lhes ia ficar atrás. Há muitos indícios de corrupção na FIA,… Ler mais »

so23101706
so23101706
6 anos atrás

Por outras palavras, o Dick Vigarista tem de ganhar der por onde der. Será mais uma vitória manchada pelo escândalo… nada a que não esteja habituado.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
6 anos atrás

Já agora, podiam penalizar os LMP2 que ficassem à frente dos Toyota nas 24h de Le Mans. É uma vergonha os LMP2 aguentarem 24 horas e os Toyota todos avariarem.

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado