WEC: Privados penalizados no EoT para Spa
Numa altura que muito se fala da diferença de andamentos entre os LMP1 privados e os Toyota, os responsáveis pelo campeonato do mundo de endurance decidiram penalizar ainda mais os privados antes da ronda de Spa.
Os privados vão ter deusar menos combustível por volta e menos combustível num stint. A energia que os Toyota vão poder usar por volta aumentou de 58.9 para 71.3MJ, um aumento de que não foi seguido nos privados que passaram de 99.5 para 106.4MJ, ou seja um aumento com uma proporção menor do que nos Híbridos. A quantidade de combustível por stint foi reduzida nos privados, passando de 54 para 47.1kg, com os Toyota a manter os 35.1kg. Todas estas mudanças vem anular aquele que seria um dos pontos fortes dos privados, a velocidade em recta, e os pilotos deverão ter de fazer uma gestão mais cuidada do acelerador.
Os tempos por volta da Toyota no Prologue foram 4 segundos mais rápidos que os tempos marcados pelos privados, mas os nipónicos rodaram acima do EoT estabelecido para colocar em stress um novo sistema de arrefecimento. Dizem os responsáveis que convertendo os tempos por volta com o EoT, os Toyota teriam sido mais lentos que os Rebellion-Gibson R-13, AER BR1 e osENSO CLM-Nissan P1/01.
Se a conversão deu tempos por volta mais lentos para os Toyota, o que resultou num EoT revisto, e mais penalizador para os privados, é assim estranho ouvir os pilotos dos não híbridos queixarem-se da diferença de performance entre os Toyota. Quem tem a razão do seu lado? Embora a Toyota tenha exigido uma vantagem em relação ao combustível, equivalente a uma volta em Le Mans (duas em Spa), os responsáveis alteraram os valores com base nos dados recolhidos no Prologue e faria pouco sentido desequilibrar voluntariamente um campeonato que já está algo desequilibrado. Seria uma péssima jogada que poderia afastar ainda mais fãs e interessados. Falta pouco para descobrir e Spa será o teste ideal para tirar conclusões.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI