WEC – Portugal de novo na rota do mundial de endurance

Por a 25 Janeiro 2021 19:00

Graças à pandemia, Portugal ficou na moda. Com as restrições vigentes em vários países e a dificuldades em organizar os calendários, várias competições tem olhado para o nosso país como o “refúgio” ideal para organizar provas neste contexto. O Campeonato do Mundo de Endurance é a mais recente adição a um cardápio repleto de grandes provas.

O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, vai substituir as 1000 Milhas de Sebring como abertura da temporada do Mundial de Endurance. A primeira ronda da 9ª Temporada do WEC, as 8 Horas de Portimão, terá lugar entre 2 e 4 de abril de 2021.

Pelo segundo ano consecutivo, as 1000 Milhas de Sebring são assim canceladas e desta feita é Portimão que vai acolher o início da competição, que como se sabe este ano tem grandes novidades decorrentes da alteração dos regulamentos e a introdução dos Hipercarros.

Os transportes para levar todo o material necessário para os Estados Unidos teriam de começar no início de fevereiro, pelo que a pressão recaiu sobre os organizadores do campeonato para tomar uma decisão rapidamente. Na sequência da evolução da pandemia um pouco por todo o mundo e com as restrições de viagem a variarem muito de semana a semana e de país para país, o WEC, o IMSA, a Sebring International Raceway e a FIA concordaram coletivamente em não correr riscos desnecessários e cancelar a ronda do WEC de Sebring. Para já as 12h de Sebring do IMSA WeatherTech SportsCar atualmente agendadas para o mesmo fim-de-semana, continuam a ter luz verde.

O WEC tinha-se preparado para uma situação destas e tinha um segundo local pronto para acolher a ronda de abertura da temporada 2021, caso a ronda americana tivesse de ser cancelada. Assim, a época 2021 terá início em Portimão, duas semanas mais tarde do que a época estava prevista, isto depois do circuito português, receber igualmente o Prólogo, nos dias 30-31 de março. Será preciso recuar a 1977, ano de nascimento do AutoSport, para nos recordarmos da vinda do Mundial de Endurance a Portugal. A corrida foi no Estoril e venceu Arturo Merzario, com o Alfa Romeo 33SC12.

“Infelizmente a pandemia da COVID-19 continua a causar problemas a nível mundial e a decisão de cancelar a Sebring e de a substituir por uma corrida em Portimão foi tomada após consulta com a FIA, a IMSA e a direcção da Sebring”. Disse o presidente do Automóvel Clube de l’Ouest, Pierre Fillon. “Entristece-nos não ver os nossos amigos americanos e não podemos esperar pelo dia em que poderemos voltar aos EUA para correr ao lado do IMSA para a Super Sebring”.

O novo CEO do WEC, Frédéric Lequien, acrescentou: “As consequências de um cancelamento de última hora teriam implicações económicas para toda a família do WEC, pelo que tomámos uma decisão responsável. Portimão proporcionou ótimas corridas na European Le Mans Series e tem excelentes instalações pelo que estamos muito ansiosos por começar a nossa nova temporada com uma corrida de 8 horas lá, em Abril”.

Quanto ao calendário, passamos agora a ter as primeiras quatro corridas da competição na Europa, mantendo-se as datas já agendadas para as 6 Horas de Spa, 24 Horas de Le Mans e 6 Horas de Monza. Estão também previstas corridas em Fuji e no Bahrein, mais para o final do ano sendo que no caso japonês tudo dependerá do evoluir da pandemia e o regresso ao Japão ainda não pode ser dado como certo. No caso do Bahrein apesar de também rodeada de incertezas, a prova tem mais probabilidades de ir para a frente.

O traçado algarvio não é, como se sabe, ‘desconhecido’ para a caravana do endurance. Ainda recentemente a Toyota lá testou o seu novo hipercarro e o European Le Mans Series desde 2017 que visita todos os anos o carrossel algarvio. A mistura de curvas médias e rápidas e as diferenças de elevação serão um desafio tremendo para os pilotos e para os novos hipercarros que se estreiam assim num dos traçados mais exigentes do ano.

Portimão vai novamente ficar na história do desporto motorizado e receberá a primeira corrida dos Hipercarros. A Toyota colocará em pista o seu GR010 e a Scuderia Cameron Glickenhaus, depois de alguns avanços e recuos no seu projeto, já confirmou que estará presente na ronda portuguesa com o seu novo SCG 007. O plano inicial da Glickenhaus, era faltar à primeira prova, com o plano de testes a tornar impossível o transporte a tempo para os Estados Unidos. Mas a equipa sediada em Itália fica com a tarefa mais facilitada com o transporte para Portugal a poder ser feito de camião o que permite que a equipa cumpra o seu plano e esteja a tempo da primeira corrida do ano.

O interesse dos fãs portugueses vai aumentar ainda mais com as atenções já voltadas para a classe LMP2 onde temos dois dos maiores talentos nacionais a competir. Filipe Albuquerque, campeão do Mundo em LMP2 e António Félix da Costa, vice-campeão do mundo em LMP2, vão iniciar o ataque ao título em casa e numa época tão curta quanto a que se aproxima, começar bem é fundamental para manter as aspirações ao título intactas. Ambos se mantêm nas estruturas onde correram no ano passado (United Autosports para Albuquerque e JOTA Sport para Félix da Costa) duas das melhores estruturas da grelha. A probabilidade de vermos bandeias portuguesas no pódio são assim elevadas.

TOYOTA GAZOO Racing.

World Endurance Championship Testing

15th to 18th December 2020

Autodromo Algarve, Portimao, Portugal

“Há males que vêm por bem. Não estava previsto correr em Portugal este ano, mas o Covid vem dar esta oportunidade. Adoro competir no meu país e no Autódromo Internacional do Algarve. E fico muito feliz por ver o Campeonato do Mundo visitar um circuito tão especial e desafiante como o de Portimão. Tenho a certeza que será uma prova extraordinária”, começou por dizer Filipe Albuquerque. “Depois de se ser campeão, só se pode desejar voltar a ser campeão. É isso que quero e estamos muito focados nisso. Este é um campeonato muito exigente com corridas longas e difíceis mas estamos preparados para o que aí vem. Seria extraordinário começar o ano em Portugal com uma vitória. Seria o melhor pontapé de saída”.

“A vinda do WEC para as 8h de Portimão é uma excelente notícia.” disse Félix da Costa.”Por um lado fico um pouco triste porque a corrida de Sebring é emblemática, mas esta pandemia obriga-nos a uma adaptação constante e a vinda do campeonato a Portimão é fantástico. Já há algum tempo que não corro em casa e por isso estou muito contente e entusiasmado. Estamos confiantes de que podemos lutar pela vitória e vai ser ótimo começar em casa.”

Calendário do Mundial de Endurance

30-31 de março – Prólogo (Portimão)

4 de abril – 8 Horas de Portimão

1 de maio – 6 Horas de Spa

12-13 de Junho – 24 Horas de Le Mans

18 de julho – 6 Horas de de Monza

26 de setembro – 6 Horas de de Fuji

20 de novembro – 6 Horas de do Bahrein

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado