WEC – Portugal de novo na rota do mundial de endurance
Graças à pandemia, Portugal ficou na moda. Com as restrições vigentes em vários países e a dificuldades em organizar os calendários, várias competições tem olhado para o nosso país como o “refúgio” ideal para organizar provas neste contexto. O Campeonato do Mundo de Endurance é a mais recente adição a um cardápio repleto de grandes provas.
O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, vai substituir as 1000 Milhas de Sebring como abertura da temporada do Mundial de Endurance. A primeira ronda da 9ª Temporada do WEC, as 8 Horas de Portimão, terá lugar entre 2 e 4 de abril de 2021.
Pelo segundo ano consecutivo, as 1000 Milhas de Sebring são assim canceladas e desta feita é Portimão que vai acolher o início da competição, que como se sabe este ano tem grandes novidades decorrentes da alteração dos regulamentos e a introdução dos Hipercarros.
Os transportes para levar todo o material necessário para os Estados Unidos teriam de começar no início de fevereiro, pelo que a pressão recaiu sobre os organizadores do campeonato para tomar uma decisão rapidamente. Na sequência da evolução da pandemia um pouco por todo o mundo e com as restrições de viagem a variarem muito de semana a semana e de país para país, o WEC, o IMSA, a Sebring International Raceway e a FIA concordaram coletivamente em não correr riscos desnecessários e cancelar a ronda do WEC de Sebring. Para já as 12h de Sebring do IMSA WeatherTech SportsCar atualmente agendadas para o mesmo fim-de-semana, continuam a ter luz verde.
O WEC tinha-se preparado para uma situação destas e tinha um segundo local pronto para acolher a ronda de abertura da temporada 2021, caso a ronda americana tivesse de ser cancelada. Assim, a época 2021 terá início em Portimão, duas semanas mais tarde do que a época estava prevista, isto depois do circuito português, receber igualmente o Prólogo, nos dias 30-31 de março. Será preciso recuar a 1977, ano de nascimento do AutoSport, para nos recordarmos da vinda do Mundial de Endurance a Portugal. A corrida foi no Estoril e venceu Arturo Merzario, com o Alfa Romeo 33SC12.
“Infelizmente a pandemia da COVID-19 continua a causar problemas a nível mundial e a decisão de cancelar a Sebring e de a substituir por uma corrida em Portimão foi tomada após consulta com a FIA, a IMSA e a direcção da Sebring”. Disse o presidente do Automóvel Clube de l’Ouest, Pierre Fillon. “Entristece-nos não ver os nossos amigos americanos e não podemos esperar pelo dia em que poderemos voltar aos EUA para correr ao lado do IMSA para a Super Sebring”.
O novo CEO do WEC, Frédéric Lequien, acrescentou: “As consequências de um cancelamento de última hora teriam implicações económicas para toda a família do WEC, pelo que tomámos uma decisão responsável. Portimão proporcionou ótimas corridas na European Le Mans Series e tem excelentes instalações pelo que estamos muito ansiosos por começar a nossa nova temporada com uma corrida de 8 horas lá, em Abril”.
Quanto ao calendário, passamos agora a ter as primeiras quatro corridas da competição na Europa, mantendo-se as datas já agendadas para as 6 Horas de Spa, 24 Horas de Le Mans e 6 Horas de Monza. Estão também previstas corridas em Fuji e no Bahrein, mais para o final do ano sendo que no caso japonês tudo dependerá do evoluir da pandemia e o regresso ao Japão ainda não pode ser dado como certo. No caso do Bahrein apesar de também rodeada de incertezas, a prova tem mais probabilidades de ir para a frente.
O traçado algarvio não é, como se sabe, ‘desconhecido’ para a caravana do endurance. Ainda recentemente a Toyota lá testou o seu novo hipercarro e o European Le Mans Series desde 2017 que visita todos os anos o carrossel algarvio. A mistura de curvas médias e rápidas e as diferenças de elevação serão um desafio tremendo para os pilotos e para os novos hipercarros que se estreiam assim num dos traçados mais exigentes do ano.
Portimão vai novamente ficar na história do desporto motorizado e receberá a primeira corrida dos Hipercarros. A Toyota colocará em pista o seu GR010 e a Scuderia Cameron Glickenhaus, depois de alguns avanços e recuos no seu projeto, já confirmou que estará presente na ronda portuguesa com o seu novo SCG 007. O plano inicial da Glickenhaus, era faltar à primeira prova, com o plano de testes a tornar impossível o transporte a tempo para os Estados Unidos. Mas a equipa sediada em Itália fica com a tarefa mais facilitada com o transporte para Portugal a poder ser feito de camião o que permite que a equipa cumpra o seu plano e esteja a tempo da primeira corrida do ano.
O interesse dos fãs portugueses vai aumentar ainda mais com as atenções já voltadas para a classe LMP2 onde temos dois dos maiores talentos nacionais a competir. Filipe Albuquerque, campeão do Mundo em LMP2 e António Félix da Costa, vice-campeão do mundo em LMP2, vão iniciar o ataque ao título em casa e numa época tão curta quanto a que se aproxima, começar bem é fundamental para manter as aspirações ao título intactas. Ambos se mantêm nas estruturas onde correram no ano passado (United Autosports para Albuquerque e JOTA Sport para Félix da Costa) duas das melhores estruturas da grelha. A probabilidade de vermos bandeias portuguesas no pódio são assim elevadas.
“Há males que vêm por bem. Não estava previsto correr em Portugal este ano, mas o Covid vem dar esta oportunidade. Adoro competir no meu país e no Autódromo Internacional do Algarve. E fico muito feliz por ver o Campeonato do Mundo visitar um circuito tão especial e desafiante como o de Portimão. Tenho a certeza que será uma prova extraordinária”, começou por dizer Filipe Albuquerque. “Depois de se ser campeão, só se pode desejar voltar a ser campeão. É isso que quero e estamos muito focados nisso. Este é um campeonato muito exigente com corridas longas e difíceis mas estamos preparados para o que aí vem. Seria extraordinário começar o ano em Portugal com uma vitória. Seria o melhor pontapé de saída”.
“A vinda do WEC para as 8h de Portimão é uma excelente notícia.” disse Félix da Costa.”Por um lado fico um pouco triste porque a corrida de Sebring é emblemática, mas esta pandemia obriga-nos a uma adaptação constante e a vinda do campeonato a Portimão é fantástico. Já há algum tempo que não corro em casa e por isso estou muito contente e entusiasmado. Estamos confiantes de que podemos lutar pela vitória e vai ser ótimo começar em casa.”
Calendário do Mundial de Endurance
30-31 de março – Prólogo (Portimão)
4 de abril – 8 Horas de Portimão
1 de maio – 6 Horas de Spa
12-13 de Junho – 24 Horas de Le Mans
18 de julho – 6 Horas de de Monza
26 de setembro – 6 Horas de de Fuji
20 de novembro – 6 Horas de do Bahrein