WEC, Portimão: A festa foi bonita e merece ser repetida

Por a 17 Abril 2023 18:17

Quem foi a Portimão para ver o WEC, por certo não se terá arrependido. O palco da segunda prova do ano esteve (uma vez mais à altura do desafio).

Foi um belo fim de semana de corridas no Autódromo Internacional do Algarve, com uma meteorologia que convidava a sair e a ver as melhores máquinas de endurance do mundo. As bancadas não se encheram, muito longe disso, o que foi uma pena, mas dizer que esteve pouca gente é demasiado redutor, pois as bancadas do AIA são grandes. Os pilotos foram brindados com um mar de fãs no pit walk, onde foram distribuídos autógrafos e selfies.

Para os fãs de corridas foi um regalo ver máquinas tão distintas em pista, que vão surgindo a um ritmo frenético, sem haver tempos mortos. Houve alguma animação extra para as famílias, mas talvez tenha faltado mais opção. As corridas devem ser uma festa para todos, mesmo para os que não gostam tanto. Mas no geral, Portimão mostrou que é um palco muito bom para receber corridas de resistência. O balanço é amplamente positivo. Era bom que o WEC se mantivesse por cá.

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Scb
Scb
1 ano atrás

Faltou promoção, uma vez que não sendo F1 ou MotoGP a imprensa em geral dá destaque praticamente nulo (e do pouco que fala já é tarde).
É uma pena. Ainda assim muita gente pelo paddock e sobretudo no pit walk. Valeu a pena os 1400 kms.

nact
nact
1 ano atrás

Valeu a pena a deslocação mas esperava encontrar artigos das equipas à venda, miniaturas, livros, etc e disto nada, como já encontrei no Estoril. Percorri os vários espaços, bancadas, etc várias vezes e ao fim de algum tempo, a falta de assunto paralelo à corrida, torna a horas um pouco longas.

ARuiCosta
ARuiCosta
Reply to  nact
1 ano atrás

Concordo, também não encontrei nada…

ARuiCosta
ARuiCosta
1 ano atrás

Valeu a pena, acordar cedo, percorrer autoestradas e apanhar aviões para passar dois dias no mundo de Le Mans. Os carros, para além de muito bonitos, têm um andamento espetacular, e mantêm um ritmo diabólico durante 6 horas, sempre com um barulho fantástico, em especial o V8 5.5l do Cadillac. Vamos ter a 100ª 24 horas de Le Mans das “antigas”. O espaço do padock era bastante agradável, podendo-se ver pilotos e figuras importantes do mundo automóvel, sempre afáveis e simpáticos. Mas nem tudo foi bom… Os espectadores fazem parte das corridas e devem ser tratados com o carinho e… Ler mais »

nact
nact
Reply to  ARuiCosta
1 ano atrás

Concordo. Paguei 2.5€ por uma garrafa de água que custa 36 centimos no supermercado…convenhamos que abusam. Numa próxima ocasião, não compro.

jmc
jmc
Reply to  nact
1 ano atrás

E atrás do bar na bancada lagos haviam 8 barris de cerveja cheios e no bar não havia maquina para tirar imperiais , preferiram vender aguas e coca colas e fantas a 2.5€ .

Jose Marques
Jose Marques
Reply to  ARuiCosta
1 ano atrás

Não sei se o AIA ainda recorre aos serviços da ACDME, dada a experiencia deles. Portugal é referencia mundial em formação de comissários de pista e temos também o nosso Eduardo Freitas como diretor de corrida e o piloto do safety car/medical car da FIA, o Bruno Correia. V na TV e realmente achei muito demorada a retirada bem como o fato de não ter sido implementado algum tipo de segurança extra (safety Car ou bandeiras amarelas). Até estranho o próprio Eduardo Freitas ter aceite isso. Quanto aos valores praticados nos itens básicos e também na dificuldade em entrar no… Ler mais »

ARuiCosta
ARuiCosta
Reply to  Jose Marques
1 ano atrás

Referente ao incidente da peça deixada na recta da meta, também estranhei como o Eduardo Freitas não acionou o Safety Car. Tenho esse senhor na melhor das considerações, não só por o que vejo nas provas internacionais, mas também como liderou a rampa da Falperra há dois anos, por exemplo. Com certeza que algo lhe escapou…
Em relação aos comissários do Estoril a minha opinião é a mesma: têm grande experiência como demontram as idas a Le Mans, ou como tive o privéligo de observar no último Estoril Classics

Scb
Scb
Reply to  ARuiCosta
1 ano atrás

A leitura dos bilhetes deveria ser para que não entrassem 2 pessoas com o mesmo bilhete. É única justificação. Para isso faziam como em qualquer lado, como no Estoril e trocavam o bilhete por uma pulseira.
Esperava que existisse venda de artigos como existia na ELMS no Estoril, como existe na Exponor no Rali de Portugal mas não havia nada. Foi um ponto baixo.
A situação do guarda lamas no início foi incompreensível num campeonato do mundo.

917/30
1 ano atrás

Foi muito bom! Nem dei conta do fds passar…venha de lá a prova de 2024. O único reparo vai para o tempo de espera para sair do paddock e entrar na bancada principal antes da partida.

Last edited 1 ano atrás by .
Jose Marques
Jose Marques
1 ano atrás

O AIA realmente tem uma infraestrutura espetacular, contudo as corridas lá ainda continuam a ser um “luxo” para a maioria dos portugueses. Por acaso estou na Irlanda, mas se aí estivesse tentaria organizar um género de excursão para tentar amenizar os custos de deslocação e hospedagem. Outra ideia que eu daria seria de tentar organizar a corrida ao sábado, pelo menos como aconteceu com as ELMS em 2008 que começou no fim da tarde e foi até de madrugada (dando ainda mais a ideia de Le Mans) ou então reduzir o tempo de prova de 6 para 4 horas. Já… Ler mais »

canam
canam
1 ano atrás

Um carro ir parar à bancada é potencialmente o pior acidente que pode ocorrer num autódromo. Grande azar ou talvez não só. Certamente haverá coisas a rever para que não se volte a repetir, uma vez que Portugal apenas tem esta pista e o Estoril para provas internacionais.

Last edited 1 ano atrás by Canam
manuel moita
manuel moita
1 ano atrás

A organização deixou muito a desejar com o sistema de entrar e sair e voltar a entrar e ter que se ir pelo túnel de entrada das viaturas uma treta pois deviam de ter um controlo ao fundo da bancada para o túnel desse lado mas não tinhas se que vir a outra ponta e depois fazer todo o caminho ao sol uma parvoíce e também não existiam lojas de merchandise uma pobreza tirando os brindes da Porsche um autêntico deserto muito fraquinho não basta ter um dos Melhores Autódromo do Mundo

Scb
Scb
Reply to  manuel moita
1 ano atrás

Não se percebe como não se passava da bancada Olhão para o Paddock. Para poupar um segurança?
Na bancada principal inferior julgo que só estava um wc (da entrada a funcionar). Pelo menos os 2 seguintes estavam encerrados.

garantia4
garantia4
1 ano atrás

Farto de ver discussões nos forums estrangeiros sobre as bancadas desertas em Portimão. Por acaso algum forista tem números respeitantes aos bilhetes?

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