WEC: Porsche Penske Motorsport vence 6 Horas de Fuji

Por a 15 Setembro 2024 15:26

Os pilotos da Porsche Penske Motorsport Kévin Estre, Laurens Vanthoor e André Lotterer estão mais perto do título do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC) após a vitória nas 6 Horas de Fuji. 

O Porsche 963 Hypercar n.º 6 conquistou a sua segunda vitória da época numa corrida caótica, solidificando uma vantagem de 35 pontos a caminho do final da época no Barém, onde apenas 39 pontos estão em disputa.

A corrida de Fuji contou com três safety cars, o que contribuiu para a imprevisibilidade. O Porsche n.º 6 lutou para ultrapassar a Ferrari e a BMW, com Lotterer a ultrapassar o Ferrari 499P de Nicklas Nielsen para assumir a liderança. Mais tarde, um choque entre Kamui Kobayashi, da Toyota, e Matt Campbell, da Porsche, acabou com as hipóteses da Toyota, deixando a Porsche a gerir a liderança até ao fim.

Apesar de ter sido alvo de uma investigação após a corrida devido a uma infração na pressão dos pneus, o Porsche n.º 6 recebeu apenas uma advertência, garantindo a sua vitória. Entretanto, as esperanças de título da Toyota e da Ferrari diminuíram ainda mais, com o Toyota n.º 7 a despistar-se e o Ferrari n.º 50 a terminar em nono.

A BMW garantiu o seu primeiro pódio no WEC com o carro n.º 15 a terminar em segundo, enquanto a Alpine conquistou o seu primeiro resultado entre os três primeiros com o carro n.º 36, com Mick Schumacher a fazer um impressionante último ‘stint’para ficar em terceiro lugar. 

A tripulação do BMW M Hybrid V8 n.º15, composta por Marco Wittmann, Raffaele Marciello e Dries Vanthoor, teve um desempenho dominante, lutando durante toda a corrida pela vitória, liderando a corrida em várias ocasiões, para finalmente alcançar o 2.º lugar.

Os pilotos da Alpine superaram um arranque caótico e duas penalizações para garantir o primeiro pódio do A424 na categoria Hypercar, com Nicolas Lapierre, Mick Schumacher e Matthieu Vaxiviere. Confiado a Charles Milesi, Ferdinand Habsburg e Jules Gounon, o carro irmão também impressionou, pois lutou na frente do pelotão e registou a volta mais rápida da corrida, terminando em 7.º-

Graças a uma estratégia de corrida bem executada e a um excelente desempenho dos seis pilotos, os Peugeot 9X8 de 2024 terminaram em 4.º e 8.º lugar nas 6 Horas de Fuji. Partindo de 14.º, o Peugeot 9X8 N.º 93 terminou no 4.º lugar, a apenas 3,525 segundos do pódio. O Peugeot 9X8 N.º 94 também progrediu dez lugares na classificação, terminando em 8.º. 

A Hertz Team JOTA conquistou a Taça do Mundo FIA para Equipas de Hypercar.

A uma corrida do fim do campeonato, a equipa n.º 6 da Porsche precisa apenas de um oitavo lugar no Barém para conquistar o título.

Em LMGT3, a Manthey PureRxcing conquistou o título. Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler em Porsche 911 GT3 R LMGT3 n.º92 conquistam o primeiro título de sempre do WEC para a classe LMGT3 com o Ferrari n.º 54 VISTA AF Corse a conquistar a primeira triunfo na prova japonesa

A batalha pela vitória em Fuji resumiu-se a uma luta a três entre o Porsche n.º 92, o McLaren n.º 59 da United Autosports de James Cottingham, Nicolas Costa e Grégoire Saucy – que sobreviveu ao contacto com o carro irmão na fase inicial – e o Ferrari #54 da Vista AF Corse pilotado por Thomas Flohr, Francesco Castellacci e Davide Rigon.

Foi Rigon quem fez as manobras decisivas, ultrapassando Bachler e Saucy em rápida sucessão, a meia hora do fim, para cimentar a primeira vitória do Ferrari 296 LMGT3 e a primeira da Vista AF Corse na temporada de 2024.

Bachler aguentou para terminar em segundo – mais do que suficiente para garantir o campeonato, com as únicas outras equipas que ainda poderiam ter batido a Manthey PureRxcing a terminarem em décimo e 14.º. Com Saucy a lutar contra o desgaste dos pneus, Maxime Martin subiu ao terceiro lugar nas últimas voltas com o BMW n.º46 da Team WRT que partilhou com Ahmad Al Harthy e Valentino Rossi. 

Resultados completos, AQUI.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
hellrun
hellrun
2 meses atrás

O melhor WEC de sempre. 6 marcas a lutar por pódios, os 10 primeiros na mesma volta, num circuito pequeno ao fim de 6 horas, o plus da luta igualmente intensa nos GTs e por fim uma cobertura profissional, sóbria e conhecedora do pessoal do Eurosport (o contrário dos piadéticos da SportTV, quer na F1 quer no Wrc). Muito bom.

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado