WEC: Porsche Penske Motorsport vence 6 Horas de Fuji
Os pilotos da Porsche Penske Motorsport Kévin Estre, Laurens Vanthoor e André Lotterer estão mais perto do título do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC) após a vitória nas 6 Horas de Fuji.
O Porsche 963 Hypercar n.º 6 conquistou a sua segunda vitória da época numa corrida caótica, solidificando uma vantagem de 35 pontos a caminho do final da época no Barém, onde apenas 39 pontos estão em disputa.
A corrida de Fuji contou com três safety cars, o que contribuiu para a imprevisibilidade. O Porsche n.º 6 lutou para ultrapassar a Ferrari e a BMW, com Lotterer a ultrapassar o Ferrari 499P de Nicklas Nielsen para assumir a liderança. Mais tarde, um choque entre Kamui Kobayashi, da Toyota, e Matt Campbell, da Porsche, acabou com as hipóteses da Toyota, deixando a Porsche a gerir a liderança até ao fim.
Apesar de ter sido alvo de uma investigação após a corrida devido a uma infração na pressão dos pneus, o Porsche n.º 6 recebeu apenas uma advertência, garantindo a sua vitória. Entretanto, as esperanças de título da Toyota e da Ferrari diminuíram ainda mais, com o Toyota n.º 7 a despistar-se e o Ferrari n.º 50 a terminar em nono.
A BMW garantiu o seu primeiro pódio no WEC com o carro n.º 15 a terminar em segundo, enquanto a Alpine conquistou o seu primeiro resultado entre os três primeiros com o carro n.º 36, com Mick Schumacher a fazer um impressionante último ‘stint’para ficar em terceiro lugar.
A tripulação do BMW M Hybrid V8 n.º15, composta por Marco Wittmann, Raffaele Marciello e Dries Vanthoor, teve um desempenho dominante, lutando durante toda a corrida pela vitória, liderando a corrida em várias ocasiões, para finalmente alcançar o 2.º lugar.
Os pilotos da Alpine superaram um arranque caótico e duas penalizações para garantir o primeiro pódio do A424 na categoria Hypercar, com Nicolas Lapierre, Mick Schumacher e Matthieu Vaxiviere. Confiado a Charles Milesi, Ferdinand Habsburg e Jules Gounon, o carro irmão também impressionou, pois lutou na frente do pelotão e registou a volta mais rápida da corrida, terminando em 7.º-
Graças a uma estratégia de corrida bem executada e a um excelente desempenho dos seis pilotos, os Peugeot 9X8 de 2024 terminaram em 4.º e 8.º lugar nas 6 Horas de Fuji. Partindo de 14.º, o Peugeot 9X8 N.º 93 terminou no 4.º lugar, a apenas 3,525 segundos do pódio. O Peugeot 9X8 N.º 94 também progrediu dez lugares na classificação, terminando em 8.º.
A Hertz Team JOTA conquistou a Taça do Mundo FIA para Equipas de Hypercar.
A uma corrida do fim do campeonato, a equipa n.º 6 da Porsche precisa apenas de um oitavo lugar no Barém para conquistar o título.
Em LMGT3, a Manthey PureRxcing conquistou o título. Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler em Porsche 911 GT3 R LMGT3 n.º92 conquistam o primeiro título de sempre do WEC para a classe LMGT3 com o Ferrari n.º 54 VISTA AF Corse a conquistar a primeira triunfo na prova japonesa
A batalha pela vitória em Fuji resumiu-se a uma luta a três entre o Porsche n.º 92, o McLaren n.º 59 da United Autosports de James Cottingham, Nicolas Costa e Grégoire Saucy – que sobreviveu ao contacto com o carro irmão na fase inicial – e o Ferrari #54 da Vista AF Corse pilotado por Thomas Flohr, Francesco Castellacci e Davide Rigon.
Foi Rigon quem fez as manobras decisivas, ultrapassando Bachler e Saucy em rápida sucessão, a meia hora do fim, para cimentar a primeira vitória do Ferrari 296 LMGT3 e a primeira da Vista AF Corse na temporada de 2024.
Bachler aguentou para terminar em segundo – mais do que suficiente para garantir o campeonato, com as únicas outras equipas que ainda poderiam ter batido a Manthey PureRxcing a terminarem em décimo e 14.º. Com Saucy a lutar contra o desgaste dos pneus, Maxime Martin subiu ao terceiro lugar nas últimas voltas com o BMW n.º46 da Team WRT que partilhou com Ahmad Al Harthy e Valentino Rossi.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
O melhor WEC de sempre. 6 marcas a lutar por pódios, os 10 primeiros na mesma volta, num circuito pequeno ao fim de 6 horas, o plus da luta igualmente intensa nos GTs e por fim uma cobertura profissional, sóbria e conhecedora do pessoal do Eurosport (o contrário dos piadéticos da SportTV, quer na F1 quer no Wrc). Muito bom.