WEC: O que muda em 2024
A temporada de 2024 do Campeonato do Mundo de Resistência terá um pelotão muito forte e renovado com os 18 novos carros da classe LMGT3 que se juntam aos 19 Hypercar. Mas o que mais há de novo no WEC em 2024? Veremos algumas das mudanças mais importantes que o mundial de resistência terá numa altura que se aproxima o início da 12ª temporada.
Calendário:
Em relação ao calendário, o WEC vai passar a ter oito corridas em 2024, com eventos em cinco regiões diferentes, incluindo Ásia, Europa, América do Norte, América do Sul e Médio Oriente. Dois novos locais – Losail, a prova de abertura da temporada, e Imola – foram adicionados ao calendário, juntamente com dois circuitos que regressam, Interlagos e Circuito das Américas, no Texas, EUA. Os restantes quatro circuitos, Le Mans, Spa-Francorchamps, Barém e Fuji, fazem parte do calendário do WEC há vários anos. A época arrancou com o Prólogo, seguindo-se a ronda no Circuito Internacional de Losail, no Catar. Imola é palco do mundial em abril, seguindo-se as corridas em Spa-Francorchamps, as lendárias 24 Horas de Le Mans, Interlagos, Circuito das Américas, Fuji International Speedway e o final da época no Barém.
Uma visão mais completa do calendário pode ser recordada AQUI.
Nova classe LMGT3:
A classe LMGT3 é a nova classe de máquinas GT introduzida para competir a partir de 2024, baseando-se na plataforma técnica GT3 já existente da FIA. Centra-se ainda nos pilotos amadores – ‘gentleman driver’ – e equipas privadas. Esta classe substitui os carros construídos de acordo com os regulamentos técnicos LMGTE que estavam na grelha do WEC desde o início da série em 2012, com 18 carros LMGT3 a começar esta nova era, com fabricantes como Aston Martin, BMW, Corvette, Ferrari, Ford, Lexus, Lamborghini, McLaren e Porsche. Os carros terão várias adaptações específicas do WEC, incluindo painéis luminosos com os números.
A classe Hypercar no Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC) está a prosperar em 2024, com 19 entradas de Hypercar a tempo inteiro, um aumento em relação às 13 em 2023. Novos fabricantes como a Alpine, BMW, Isotta Fraschini e Lamborghini juntam-se a marcas já existentes como a Cadillac, Ferrari, Peugeot, Porsche e Toyota.
Sem os concorrentes dos LMP2 no pelotão do WEC, foi possível aumentar o número de carros da classe Hypercar e começar com um sólido pelotão de GT3.
Os carros terão várias adaptações específicas do WEC, incluindo painéis de números luminescentes e luzes de direção. Além disso, foi aprovado um formato de qualificação melhorado, com duas sessões para as classes Hypercar e LMGT3. O formato de qualificação incluirá uma sessão de 12 minutos, seguida de uma Hyperpole de 10 minutos para os 10 primeiros classificados, para determinar os vencedores da pole position. Este novo formato de qualificação será implementado a partir da ronda de abertura da época 2024 do FIA WEC em Doha, no Qatar.
Novo formato de qualificação:
Na sequência da mudança nas classes que integram o pelotão do WEC, foi aprovado um formato de qualificação renovado, com duas sessões para cada uma das classes. O formato de qualificação passa a incluir uma sessão de 12 minutos, seguida da ‘Hyperpole’ com 10 minutos em pista para os 10 primeiros classificados da sessão anterior, para determinar os pole sitters.
Este novo formato poderá ser já visto na ronda de abertura no Catar.
Procedimento de Safety Car:
Outra novidade para a época de 2024 está relacionada com o procedimento do Safety Car, muito importante nas corridas de resistência. O diretor de corrida pode declarar um Virtual Safety Car (VSC) se tal for considerado necessário. O VSC é uma ferramenta concebida para assegurar intervenções na pista em caso de acidente e pode ser utilizado durante um período aproximado de duas voltas antes da ativação do Safety Car (SC). Durante um período de VSC, os carros devem abrandar para 80 km/h, formar uma linha única e manter a distância entre o carro da frente e o de trás. O acesso às boxes permanecerá aberto durante o período do VSC.
Mais Hypercars e evolução do Peugeot 9X8:
A chegada de novos construtores ‘engrossou’ o pelotão da classe Hypercar, mas há também de salientar a entrada de carros de equipas privadas.
A Ferrari aumenta a sua presença nesta classe com a adição de um terceiro Ferrari 499P Hypercar (nº 83 da AF Corse). Na lista para conduzir este carro está, por exemplo, Robert Kubica.
A Toyota Gazoo Racing, atual campeã do mundo, vai defender o seu título de Hypercar com dois Toyota GR010 Hybrids, com Nyck De Vries a substituir José María López no carro nº 7, enquanto a Porsche Penske Motorsport continua a sua campanha no WEC com dois Porsche 963 Hypercars. A única mudança de piloto é Matt Campbell, que substitui Dane Cameron no Porsche 963 n.º 5.
A Alpine traz dois novos A424 para a categoria de topo do WEC, ao mesmo tempo que três outros Porsche 963 Hypercars constam da lista, dois carros da Hertz Team JOTA e um inscrito pela Proton Competition.
A BMW M Team WRT junta-se à luta com dois dos seus BMW M Hybrid V8 e a a Lamborghini faz a sua tão esperada entrada na classe Hypercar do WEC com o Lamborghini SC63. Também o Isotta Tipo 6-C, inscrito pela Isotta Fraschini, completa a lista de inscritos no Hypercar 2024. A Peugeot TotalEnergies apresenta dois Peugeot 9X8 para a sua terceira época do WEC. Durante a pré-temporada, a Peugeot continuou a desenvolver o 9X8, na sua versão de 2023 e, ao mesmo tempo, seguir o exigente caderno de encargos estabelecido na versão 2024, preparando-o para a estreia na jornada de Imola, em abril. A Peugeot testou o 9X8 com a adição de uma asa traseira em dezembro passado, no Circuito Paul Ricard, tendo apenas dito que o teste correspondeu às suas expectativas, mas Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da Peugeot Sport, esclareceu através de uma videoconferência onde o AutoSport esteve presente, que a estrutura está a “desenvolver um novo carro, tentar obter as últimas peças da renovação aerodinâmica em conjunto com a ACO e a FIA” para estar pronto para Imola.
Foto: Philippe NANCHINO