WEC: Kevin Magnussen teve de esquecer alguns hábitos da F1

Kevin Magnussen reconheceu que a transição da Fórmula 1 para as corridas de resistência no Circuito Internacional de Lusail exigiu um período de adaptação, uma vez que as suas referências anteriores à pista de F1 se revelaram “perturbadoras”.
As diferenças nas caraterísticas dos carros – tais como menor potência, pontos de travagem e velocidades em curva – significaram que teve de desaprender certos instintos. Destacou como exemplo as curvas 12, 13 e 14, onde os carros de F1 as fazem a fundo, enquanto que no Hypercar é necessário travar e reduzir a velocidade. Foram necessárias várias sessões durante o Prólogo para recalibrar a sua abordagem, mas agora sente-se confortável:
“Seria melhor não ter essa referência porque é muito diferente”, disse Magnussen, citado pelo Sportscars365. “Entramos em cada curva e já temos uma espécie de ritmo no nosso corpo do qual nos temos de livrar. Por exemplo, as curvas 12, 13 e 14: é a fundo num carro de Fórmula 1. Neste carro, chega-se mais devagar porque há menos potência. Mas também travamos e reduzimos a mudança de velocidade e é completamente diferente. Por isso, todas as tuas referências são, de certa forma, um pouco perturbadoras, mas agora já estou bem.”
“Acho que demorou um pouco porque é como a referência que temos no nosso corpo”, disse ele. “Há curvas em que não esperamos nenhum problema e depois entramos e estamos a deslizar. Por isso, parece que estamos ainda mais no limite do que se não tivéssemos a referência de um carro de Fórmula 1, mas está tudo bem. Acho que estou a conseguir. Mesmo agora, por vezes, parece que naquelas curvas, como a tripla direita, por exemplo, parece que estamos no limite, porque as minhas referências são de que podemos estar a fundo.”
Magnussen também comparou a sua nova equipa, a WRT, com a sua antiga Haas F1, afirmando que a equipa belga funciona a um nível “não muito diferente” da F1. Ficou surpreendido por descobrir que, em alguns aspetos, a WRT é ainda mais estruturada do que a sua anterior equipa, graças à sua vasta experiência em corridas de resistência. Enquanto a F1 tem vantagens em áreas como a telemetria, o acesso aos dados e as ferramentas de simulação, a WRT destaca-se a nível operacional, tornando a transição mais suave. No geral, está impressionado com o profissionalismo da equipa e está a gostar do novo desafio.
“Não sei o que estava à espera, na verdade”, disse Magnussen. “Porque, vindo da Fórmula 1, acho que se assume que as coisas vão ser muito diferentes. Chegamos aqui e encontramos algumas coisas que são ainda mais estruturadas. A WRT é uma empresa que tem muita experiência. Eles já existem há muitos anos. De onde eu vim, na Fórmula 1, tinham menos experiência. Por isso, de certa forma, vê-se que existe uma estrutura muito boa e que o nível não é muito diferente do da Fórmula 1.
“Eu diria que algumas coisas estão a um nível mais baixo, mas mais porque é assim que os regulamentos são. Há coisas como os dados a que não se tem acesso. Na Fórmula 1, é tudo muito aberto [com] telemetria e temos acesso a muita informação sobre o carro que não temos aqui. Há ferramentas de simulação na Fórmula 1 que não temos aqui. Por isso, em algumas coisas é um passo atrás, mas de uma perspetiva operacional é um passo em cima, diria eu. Eles são muito bons aqui e é muito divertido”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI