WEC/IMSA: Porsche pede regulamento uniforme e maior peso da componente elétrica

Por a 16 Janeiro 2023 16:53

Após a convergência entre o Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC) e o Sportscar Championship da IMSA, que permite um construtor competir em ambas as competições com protótipos Le Mans Hypercars (LMH) e Le Mans Daytona Hybrid (LMDh), tendo em conta os interesses de todos os fabricantes envolvidos nas classes rainhas, a Porsche quer que se retire mais deste acordo entre as partes. Na ótica do construtor alemão, deve-se tentar uma solução com o mesmo regulamento para os dois maiores campeonatos de endurance do Mundo.

O que existe para já é uma convergência para os protótipos das classes Hypercar no WEC e GTP da IMSA. Enquanto os LMH os fabricantes podem desenvolver os seus próprios chassis e sistema híbrido, caminho tomado pela Peugeot, Toyota e Ferrari, os LMDh podem partilhar o sistema híbrido, entre outras opções, sendo um caminho mais económico, escolhido pela BMW, Porsche, Cadillac, Acura e no futuro próximo por Lamborghini e Alpine. Mas Thomas Laudenbach, responsável pela Porsche Motorsport pede mais para o futuro, para ser mais fácil competir nos dois campeonatos.

“A longo prazo, devemos pensar em combinar essas duas classes”, disse Laudenbach na antevisão das 24 Horas de Daytona, citado pelo Motorsport-Total. “É ótimo termos a convergência que nos permite competir com o mesmo carro no IMSA e no WEC. No entanto, isso significa que pelo menos no WEC, duas categorias têm que ser equilibradas. Isso torna muito mais difícil do que ter o mesmo regulamento para todos. A convergência só aconteceu quando esses regulamentos já estavam em vigor […]. A longo prazo, gostaria de deixar de ver as duas abordagens diferentes”.

Como solução, Laudenbach considera ser importante ter mais liberdade técnica e maior componente elétrica a partir do que é possível agora com os LMDh. “O próximo passo pode ser permitir mais liberdade, portanto, mais potência e capacidade de armazenamento para dar mais importância ao elétrico”.

O responsável da Porsche salientou o passo importante que pode ser dado nas competições de resistência neste aspeto. “Um dia, e certamente não será amanhã, podemos chegar ao ponto em que teremos que decidir se queremos usar veículos totalmente elétricos a bateria ou não. Claro, o ponto mais importante é a autonomia. É por isso que as corridas de resistência certamente não serão as primeiras completamente eletrificadas, mas agora temos híbridos e certamente podemos progredir no futuro. Talvez precisemos de um grande passo no futuro a longo prazo, nunca se sabe. Vamos ver até onde podemos chegar com esse sistema”, concluiu.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas IMSA
últimas Autosport
imsa
últimas Automais
imsa
Ativar notificações? Sim Não, obrigado