WEC/IMSA: Motor elétrico do LMDh da Porsche “deu dores de cabeça”

Por a 6 Janeiro 2023 14:17

O facto da Porsche ter avançado mais cedo com o seu LMDh do que a maior parte dos construtores dos novos carros que vão marcar o futuro próximo da classe rainha do campeonatos de resistência da IMSA poderá não significar qualquer vantagem competitiva por causa dos desafios que os germânicos tiveram de ultrapassar numa fase precoce do desenvolvimento do 963, garantiu o responsável da Porsche Urs Kuratle.

Fazendo a estreia em Daytona ainda este mês, a fiabilidade dos novos LMDh é uma das incógnitas durante a prova de 24 horas. E os carros operados pela Penske poderiam, em teoria, ter vantagem por terem mais tempo de desenvolvimento, mas a Porsche não está assim tão confiante, visto que tiveram uma acentuada curva de aprendizagem em diversos sistemas e particularmente o motor elétrico da Bosch, demonstrou ser um desafio difícil.

“Tivemos problemas com o motor elétrico, o MGU da Bosch. Não quero apontar o dedo à Bosch, mas essa foi a peça que nos deu muitas dores de cabeça durante o verão”, afirmou Kuratle, citado pelo Motorsport-Total.com. O responsável admitiu que tudo está resolvido, mas salientou que o projeto da Porsche foi pioneiro e “eliminou muitos problemas. Quando os outros construtores começaram a testar os seus carros, tivemos acesso a mais dados e pudemos testar mais. Quando estávamos sozinhos, estávamos realmente bastante isolados.”

Maurizio Leschiutta, líder do projeto LMDh da BMW confirmou que a “Porsche estava em melhor posição” para iniciar o programa de LMDh mais cedo do que os restantes construtores, acrescentando que a “BMW está muito satisfeita com a forma como tudo funcionou e com o que a Porsche nos deu a todos”. Isto porque o sistema híbrido é uniforme para todos os construtores, como recordou também Laura Wontrop Klauser, responsável pelo programa da GM Motors, afirmando que “este programa levou-nos a trabalhar juntos entre equipas, até mesmo entre os fabricantes”.

Para Kuratle o verdadeiro teste “está em Daytona. Primeiro temos que a ultrapassar. Estamos todos no mesmo barco com esses carros novos. Aquele que conseguir passar sem grandes problemas, estará na frente”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado