WEC: Audi R18 pode correr como LMP1 privado… mas quem paga?
A Audi poderá estar na lista de inscritos das 24 Horas de Le Mans em 2017, com o Audi R18 entregue a uma equipa privada. Wolfgang Durheimer, responsável máximo pela competição automóvel no Grupo Volkswagen, admitiu numa entrevista à revista Autocar que existe interesse em colocar os carros em pista como LMP1 privados, mas aí levanta-se a questão: quem paga?
Durheimer explicou que, para autorizar o Audi R18 a correr, isso não pode custar um único euro à marca, pelo que a equipa responsável pela preparação dos carros (que, para todos os efeitos, independentemente de quem paga, vai sempre ser a Joest Racing, que conhece o projeto como ninguém) terá que encontrar patrocinadores ou financiamento alternativo. Para correr como LMP1 privados, os Audi R18 vão ter que o fazer sem o sistema híbrido, mas mesmo assim o projeto não será barato.
Mesmo com um cheque com oito algarismos na mão, a Joest Racing também teria algum trabalho para fazer com que o Audi R18 fosse competitivo face até ao CLM P1/01 da ByKolles Racing Team. O carro construído pela marca alemã foi desenvolvido de raiz para funcionar com o motor V6 Diesel combinado com baterias de iões de lítio, e este sistema não pode simplesmente ser trocado pelo antigo 3.6 V8 TFSI (que ainda podia ser competitivo, apesar da sua idade) ou pelo 5.2 V10 do Audi R8 LMS da categoria GT3.
O chassis de 2017 já estava a ser construído antes da Audi anunciar a sua retirada, com indicações que ia ser uma grande evolução em relação ao modelo deste ano, mas um construtor tem que desenvolver um LMP1 híbrido como um sistema integrado, devido à arrumação dos componentes (o sistema híbrido ocupa uma quantidade considerável de espaço em áreas que tradicionalmente não são usadas na conceção de um sport-protótipo), e uma conversão é tão dispendiosa como construir um LMP1 privado de raiz.
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