WEC: Audi despede-se do campeonato com vitória nas 6 Horas do Bahrein

Por a 19 Novembro 2016 18:35

A Audi despediu-se do Campeonato do Mundo de Endurance, após 18 anos em que foi a marca mais poderosa desta categoria, com um triunfo nas 6 Horas de Bahrein. A marca alemã conseguiu ocupar os dois primeiros lugares, com Lucas di Grassi, Loïc Duval e Oliver Jarvis a dominarem a corrida. Foi no único período de bandeiras amarelas que a Audi aproveitou para encurtar uma paragem nas boxes do nº 8, ganhando vantagem suficiente para ficar na frente da corrida, mas de resto os dois R18 foram claramente os carros mais rápidos em pista.

A festa de despedida da Audi estivesse na mente de todos, mas a Porsche também festejou mais um título. Embora tenham sido os campeões do ano passado a completar o pódio, mesmo o sexto lugar permitiu a Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb conquistarem o título de campeões do mundo, isto apesar de terem perdido alguns minutos nas boxes durante a primeira hora, quando Neel Jani foi abalroado por um Porsche de GT. Com os seus ádversários principais da Toyota apenas na quinta posição, a Porsche não teve problemas para acrescentar o título de pilotos ao de equipas.

A categoria LMP2 viu Filipe Albuquerque lutar pela vitória na fase final, mas o circuito do Bahrein tem zonas demasiado rápidas, onde o Ligier da RGR Sport by Morand estava claramente em desvantagem face ao Oreca da G-Drive Racing, e René Rast, que tal como Albuquerque é piloto da Audi ’emprestado’ a uma equipa de P2, ultrapassou o piloto de Coimbra a 12 minutos do fim. A vitória da equipa anglo-russa foi espetacular, já que tiveram que partir do último lugar, depois de perdirem a pole-position na secretaria. Seja como for, o segundo posto foi suficiente para Albuquerque e os seus colegas Bruno Senna e Ricardo González assegurarem o segundo lugar no campeonato.

Nas classes de GT, a Aston Martin assegurou os títulos de pilotos e equipas em GTE-PRO, mas perdeu nos construtores para a Ferrari. Nicki Thiim e Marco Sorensen dominaram grande parte da corrida, depois de Jonny Adam, no segundo carro, ter perdido uma roda quando estava na liderança. A dupla dinamarquesa manteve uma boa vantagem sobre os Ferrari. O contrário aconteceu na classe AM, onde Rui Águas conquistou o título, bastando à equipa AF Corse chegar ao fim da corrida, no terceiro lugar. A vantagem de 24 pontos era difícil de ser anulada, mas o que garantiu o título foi o abandono do Aston Martin de Pedro Lamy, com uma fuga de óleo, no final da terceira hora. O Porsche da Abu Dhabi-Proton venceu depois de um bom turno intermédio de Patrick Long.

Classificação:

1º Di Grassi/Duval/Jarvis (Audi R18) 201 voltas

2º Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18) a 16.419

3º Bernhard/Webber/Hartley (Porsche 919) a 1:17.001

4º Davidson/Buemi/Nakajima (Toyota TS050) a 1 v.

5º Sarrazin/Conway/Kobayashi (Toyota TS050) a 1 v.

6º Dumas/Jani/Lieb (Porsche 919) a 2 v.

7º Tuscher/Kraihamer/Imperatori (Rebellion) a 10 v.

8º Trummer/Webb/Kaffer (ByKolles) a 14 v.

9º Rusinov/Rast/Brundle (G-Drive Oreca) a 17 v. (1º LMP2)

10º González/Albuquerque/Senna (RGR Ligier) a 17 v. (2º LMP2)

11º Menezes/Lapierre/Richelmi (Signatech Alpine) a 18 v. (3º LMP2)

19º Thiim/Sorensen (Aston Martin Vantage) a 27 v. (1º GTE-PRO)

20º Bruni/Calado (Ferrari 488) a 27 v. (2º GTE-PRO)

21º Rigon/Bird (Ferrari 488) a 28 v. (3º GTE-PRO)

26º Al Qubaisi/H.-Hansson/Long (Proton Porsche) a 30 v. (1º GTE-AM)

27º Ried/Henzler/Camathias (KCMG Porsche) a 31 v. (2º GTE-AM)

28º Perrodo/Collard/Águas (AF Corse Ferrari) a 32 v. (3º GTE-AM)

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado