WEC: As contas que podem trazer mais um título para Portugal

Por a 4 Novembro 2021 14:46

Começa hoje a ação em pista para as 8h do Bahrein, a última do campeonato 2021 do Mundial de Resistência. Há títulos para entregar e por isso contas para fazer, que muito nos interessam pois há portugueses na luta pelo título de LMP2.

Nos Hypercar, o Toyota GR010-Hybrid #7 de José Maria Lopez, Kamui Kobayashi e Mike Conway está atualmente à frente com 145 pontos, com o #8 Toyota 15 pontos atrás com 130. O Alpine Elf Matmut A480 #36 está com 105 pontos e matematicamente fora da luta. Isto significa que o campeonato de pilotos será decidido pelas duas tripulações da Toyota (o título de construtores já foi entregue na última corrida). Se o carro #7 conquistar a pole position na sexta-feira à tarde, basta terminar em terceiro lugar no sábado para garantir o título, mesmo que o carro #8 vença a corrida, ou seja, a pole na sexta praticamente garante o título, sendo que apenas uma desistência impedirá o #7 de revalidar o título.

Se o #8 ficar com a pole position e ganhar a corrida, então o no7 Toyota precisa de terminar em segundo lugar, mas dadas as diferenças de performance entre os Hypercarros da Toyota e o Alpine, o mais certo é o #7 voltar a festejar o título.

LMP2 – Título pode vir outra vez para Portugal

A corrida do título em LMP2 será a mais disputada no sábado, com quatro carros e dez pilotos a tentarem chegar ao tão desejado troféu. A equipa WRT com o Oreca #31, vencedora nas 24 Horas de Le Mans (Charles Milesi, Ferdinand Habsburg e Robin Frijns) vai para a corrida final como líder do campeonato com 113 pontos, graças à sua vitória nas 6 Horas do Bahrein no sábado passado. O #28 da JOTA (Sean Gelael, Tom Blomqvist e Stoffel Vandoorne) está cinco pontos atrás com 108 pontos e o #38 da JOTA (Anthony Davidson, Roberto Gonzalez e António Félix da Costa) tem 96 pontos. O #22 da United Autosports (Phil Hanson, Filipe Albuquerque e Fabio Scherer) ainda é matematicamente capaz de garantir o título. Hanson é o único da tripulação que pode chegar (devido às ausências de Albuquerque e Scherer em Portimão) e está atualmente com 88 pontos, 25 atrás do trio da WRT, o que significa que tem poucas hipóteses de revalidar o título

Se ou o #31 da WRT ou o #28 JOTA Oreca vencerem a corrida, então serão coroados campeões. Se o “nosso” #38 conseguir a sua segunda vitória do ano, saindo da pole position, o #28 terminar em segundo e o #31 terminar em terceiro, então o #31 Team WRT seria campeão por um ponto. Se o #28 fizesse a pole mas o #38 ganhasse a corrida e o #31 em terceiro, o #28 e o #31 ficariam ambos com 136 pontos. A equipa WRT continuaria a ser campeã graças às suas duas vitórias (Le Mans e na primeira corrida no Bahrein), uma vez que o #28 não venceu esta época. Se o #38 fizer a pole position e vencer e o #31 terminar fora do pódio, o #28 e o #38 ficariam com 135 pontos, com o #38 a ganhar o título nas vitórias da corrida. Para que o #22 possa conquistar o título, precisa de ganhar a corrida a partir da pole position e esperar que o #31 não termine acima de 6º e o #28 JOTA acima de 4º. Resumindo, para Félix da Costa trazer o título para Portugal, tem de ter um fim de semana perfeito e depois fazer as contas olhando ao que o resto dos adversários conseguirem. Para Albuquerque a missão passa por ajudar Hanson a revalidar o título.

Nos LMP2 Pro Am a luta será a três com o #29 da Racing Team Nederland, o #21 da Dragonspeed USA e o# 70 da Realteam Racing, com os três carros separados por apenas 10 pontos. Sem pontos extra na pole, as contas são relativamente simples e quem vencer leva a melhor.

Conta fáceis em LMGTE Pro

Com 39 pontos em jogo para as 8 Horas do Bahrein, a batalha em LMGTE é um duelo entre o #51 da AF Corse (Ferrari 488 GTE Evo) de James Calado e Alessandro Pier Guidi e o #92 da Porsche GT Team (911 RSR-19) de Kevin Estre e Neel Jani.

Os campeões de 2017 Calado e Pier Guidi são os atuais líderes com 139 pontos, com o campeão de 2018/19 (Estre) e o campeão de 2016 LMP1 (Jani) com 138. Se o Porsche acrescentar mais uma pole às quatro que já garantiu esta temporada, os dois carros irão para a corrida de sábado com 139 pontos, com o carro que terminar à frente a arrecadar o título. Se o #92 Porsche garantir o título no sábado, Neel Jani tornar-se-á o primeiro piloto a ganhar os títulos tanto em LMGTE como em LMP1.

LMGTE AM também com duelo à vista

A batalha pelo título de LMGTE Am é uma luta direta entre o #83 da AF Corse (Ferrari 488 GTE Evo) de Alessio Rovera, François Perrodo e Nicklas Nielsen e o #31 da TF Sport (Aston Martin Vantage) de Ben Keating, Dylan Pereira e Felipe Fraga.

Os atuais campeões François Perrodo e Nicklas Nielsen este ano com a companhia de Alessio Rovera, estão atualmente com 112 pontos, 11,5 pontos à frente dos seus rivais que estão 90,5 pontos após a sua vitória nas 6 Horas do Bahrein. Para garantir os títulos de 2021, o #83 precisa de terminar em 4º, o que lhes daria 130 pontos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado