Porsche, Thomas Laudenbach : “Motor de combustão interna ainda vai durar muitos anos no motorsport, mas…”
A Porsche é das poucas marcas no mundo que compete nas várias frentes tecnológicas do automobilismo. A marca alemã está presente nos GTs, com o seu programa de clientes, com motores a combustão, está no WEC com um protótipo híbrido e está na Fórmula E. O Portfolio da Porsche é vasto e variado, com a marca focada na relevância das diferentes tecnologias na estrada.
Assim, é uma das poucas marcas que pode entender com clareza os desafios das várias tecnologias e qual o caminho a seguir. E esse caminho é elétrico. A eletrificação vai ser cada vez maior na competição automóvel, mas não há vontade de apressar as coisas. Segundo Thomas Laudenbach, a visão de uma competição automóvel exclusivamente elétrica é ainda a longo prazo.
“O motor de combustão interna vai fazer parte da Porsche Motorsport por muito anos. Mas temos de nos manter focados na relevância para os carros de estrada. Ainda vemos muitos carros com motor de combustão interna, mas também temos uma aposta reforçada na eletrificação e é o que fazemos no desporto motorizado. Claro que a relevância do motor de combustão irá diminuir e iremos ter mais eletrificação, mas há ainda muitos problemas a serem resolvidos. Já conseguimos dar boas corridas sprint com carros 100% elétricos, mas não o conseguimos fazer ainda no endurance, mas isso virá e a mudança está a chegar. Não podemos esquecer que a Porsche Motorsport emprega 500 pessoas e no final é preciso dar retorno do investimento que se faz, por isso, não se trata de salvar o motor a combustão interna, mas sim entender o que é relevante para o presente e futuro. Por exemplo, apresentamos recentemente o nosso GT4 e-Performance (GT completamente elétrico com 1550kg de peso e 1088cv de potência). Este é um primeiro passo para trazer a eletrificação para os GT. Mas isso demora tempo. No entanto, é um passo sério, pois não estríamos a gastar dinheiro neste protótipo se não fosse o caso.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI