Porsche na Fórmula E em 2018-19… e fora da Endurance!
Os rumores já correm há muito, e referem que a Porsche vai parar no final deste ano o seu programa de LMP1, ou eventualmente no fim de 2018. A decisão final quanto ao novo regulamento tarda em surgir e a ACO arrisca-se a ficar somente com um grande construtor, a Toyota. E para adensar ainda mais a questão surgiu hoje a informação que a Porsche pode estar perto de se mudar para a Formula E. Tudo porque homens da Porsche foram vistos num encontro com Alejandro Agag, o patrão da Fórmula E, no Mónaco. Ao que tudo indica a Porsche está a apontar baterias para a quinta época da Fórmula E, a de 2018-19, a ´tal’ em que, pela primeira vez deixa de haver troca de carros e estes vão poder fazer uma corrida inteira. Mais um grande construtor que se deixa seduzir pela Fórmula E quanto aos LMP1, a ver vamos…
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O regulamentismo e o mau aspecto destes carros matou o campeonato.
Mais outra que podem agradecer ao ACO e à FIA !
Para quem aprecia os sport protótipos a sério este campeonato só nos tem dado é pesadelos !
B,A, BA -os carros de corrida devem ser compridos, largos, baixos, afilados e com pneus muito grossos. Todos os regulamentos deviam começar por isto, caramba ! Olha a F1, custou, mas percebeu isso!
A confirmar-se, será o fim de uma era dourada para os sport protótipos que começou em 2012. O problema é sempre o mesmo: custos demasiado elevados, para além de que a Porsche já não tem nada a provar. Está na hora do WEC se reconstruir mais uma vez apostando talvez mais nos construtores privados e não nas grandes marcas. A história repete-se e no futuro iremos voltar a ter mais um ciclo de grandes construtores a competirem mas primeiro vai ser preciso uma renovação profunda dos regulamentos.
O que se passa na WEC, mais precisamente com os LMP1, é um pouco do que se vê pela F1. Os elevados custos de desenvolvimento dos carros, tem levado a que só certas marcas com grande capital possam investir, e se interessarem realmente pela competição. Tanto os LMP1 e F1, atuais, são maravilhas tecnológicas, mas devido aos custos envolvidos, só grandes construtores parecem querer investir na competição. Só retrocedendo, e apostando na simplificação das motorizações e aerodinâmica, poderemos voltar a ver “garagistas” em peso, nestas duas competições.
Eu gosto muito da Porsche. Mas os alemães são assim. Gostam de ter a esmonia, se não a têm batem com a porta. Carros a pilhas para a Porsche só pode ser brincadeira. O ano passado apesar de terem ganho, os louros foram todos para a Toyota pela forma como perdeu.
Jacinto, vá ao dicionário ver se encontra lá a palavra “esmonia”, aposto que não encontra 🙂 mas se procurar “hegemonia”, encontra de certeza. Não me diga que se está a candidatar a jornalista 🙂 🙂 🙂
Por muito que custe, a Fórmula E, é o campeonato do futuro. O interesse de uma marca como a Porsche, é a prova disso.