Porsche com vitória surpreendente nas 24 Horas de Le Mans

Por a 19 Junho 2016 14:34

Na reviravolta mais inesperada da história da prova, a Porsche conquistou a sua 18ª vitória nas 24 Horas de Le Mans. A Toyota tinha a vitória perfeita controlada, até que um problema técnico fez o Toyota de Kazuki Nakajima parar na reta da meta quando ainda faltavam cinco minutos para o final. Um incrédulo Neel Jani, que tinha feito uma paragem de última hora devido a um furo lento, passou por Nakajima e completou a volta final na frente. Nakajima ainda completou a volta mas fê-lo em nove minutos e não vai ser classificado. O segundo Toyota fica classificado na segunda posição, à frente dos dois Audi.

A categoria LMP2 viu o triunfo do Alpine da Signatech, que terminou em quinto lugar da geral, numa corrida exemplar da equipa francesa, que bateu a G-Drive Racing por quase uma volta. Vários favoritos, incluindo a KCMG e a Manor, ficaram pelo caminho. Foi o primeiro triunfo da Alpine em Le Mans em 1969 (a vitória de 1978 com um carro de marca Renault). Filipe Albuquerque e João Barbosa completaram a corrida em 10º e 13º, respetivamente, com Albuquerque a marcar os pontos do sexto lugar. A equipa portuguesa Algarve Pro chegou ao final na estreia, em 12º lugar da classe. O quádruplo amputado, Frédéric Sausset, chegou ao fim no Morgan especialmente preparado, no 38º lugar da geral.

Nos GT, a Ford regressou a Le Mans para festejar o 50º aniversário do primeiro triunfo do GT40. Foi uma corrida extramamente difícil entre os três Ford sobreviventes e o Ferrari da Risi Competizione, que liderou várias vezes e terminou na segunda posição. Nos GTE-AM, a Scuderia Corsa não teve problemas e ganhou a classe com o seu Ferrari. Rui Águas e os seus colegas, que tiveram uma saída de pista, recupararam até ao segundo lugar, que dá os pontos máximos já que a Scuderia Corsa não está inscrita no campeonato. Pedro Lamy não chegou ao fim, abandonando com a transmissão presa na sexta velocidade.

Classificação:

1º R. Dumas/N. Jani/M. Lieb (Porsche 919) 384 voltas

2º S. Sarrazin/M. Conway/K. Kobayashi (Toyota TS050) a 3 v.

3º L. di Grassi/L. Duval/O. Jarvis (Audi R18) a 12 v.

4º M. Fässler/A. Lotterer/B. Tréluyer (Audi R18) a 17 v.

5º G. Menezes/N. Lapierre/S. Richelmi (Signatech Alpine) a 27 v. (1º LMP2)

6º R. Rusinov/W. Stevens/R. Rast (G-Drive Oreca) a 27 v.

7º V. Petrov/V. Shaytar/K. Ladygin (SMP BR01) a 31 v.

8º N. Leventis/D. Watts/J. Kane (Strakka Gibson) a 33 v.

9º K. Pu/T. Gommendy/N. de Bruijn (Eurasia Oreca) a 36 v.

10º M. Rojas/J. Canal/N. Berthon (Greaves Ligier) a 36 v.

17º R. González/B. Senna/F. Albuquerque (RGR-Morand Ligier) a 40 v.

19º M. Munemann/C. Hoy/A. Pizzitola (Algarve Pro Ligier) a 43 v.

20º J. Hand/D. Müller/S. Bourdais (Ford GT) a 44 v. (1º GTE-PRO)

21º G. Fisichella/T. Vilander/M. Malucelli (Ferrari 488) a 44 v.

22º R. Briscoe/R. Westbrook/S. Dixon (Ford GT) a 44 v.

24º T. Krohn/N. Jönsson/J. Barbosa (Krohn Ligier) a 46 v.

28º B. Sweedler/T. Bell/J. Segal (Corsa Ferrari) a 53 v. (1º GTE-AM)

29º F. Perrodo/E. Collard/R. Águas (AF Corse Ferrari) a 53 v.

30º K. al Qubaisi/D. Heinemeier-Hansson/P. Long (Proton Porsche) a 54 v.

38º F. Sausset/C. Tinseau/J.B. Bouvet (OAK Morgan) a 69 v. (1º Garagem 56)

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
17 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cariocecus
Cariocecus
8 anos atrás

E no fim ganham os alemães…

Mas que grande pontapé nos tomates!

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Cariocecus
8 anos atrás

Bom, pelo menos desta vez não podemos culpar o Toto Wolff.

Cariocecus
Cariocecus
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

Será que não? Pode ter enviado um capanga a Le Mans, ainda ontem vi lá o Todt

five
five
8 anos atrás

Parabéns à Porsche. Que grande balde de água fria para os Japoneses, Não mereciam ter perdido no final. Mas sempre foram melhores que a Audi, que foi o desastre completo! Os Tugas presentes foram solidários com a seleção de futebol, sendo este um dos piores dos últimos anos, sem contudo terem culpa própria. O mais chato disto tudo é que ainda falta um ano para Le Mans.

ernie
ernie
Reply to  five
8 anos atrás

Sou grande adepto da Porsche. Para mim, o 911 é o melhor carro de sempre, mesmo que o meu filho (só para me arreliar) diga que parece um cão a cag*r… Em relação a esta edição de Le Mans, lamento 4 coisas: 1 – O azar dos fantásticos 4 portugueses presentes, que foram brilhantes nas suas prestações. Os melhores dentro dos seus carros. 2 – A frustrante derrota da Toyota, que me fez lágrimas sinceras. 3 – Uma vitória da Porsche que nunca celebrarei pela marca, mas que nunca deixarei de celebrar pelos pilotos do carro #2, que a merecem… Ler mais »

seven
seven
Reply to  ernie
8 anos atrás

Não poderia ter escrito mais nem melhor, sobre todas as impressões que pareço partilhar consigo!

MAXLD
MAXLD
8 anos atrás

Inacreditável… ninguém merece perder assim a tão pouco do fim, muito menos a Toyota que depois de tanto anos, esforço, e respeito pela prova, se mostrou no mais alto nível e a merecedora clara da vitória deste ano. O facto de ter ainda cortado a meta mas não ter dado para ficar sequer classificada é ainda pior. Corrida só acaba mesmo ao fim das 24h, mas acho que ninguém vai discordar ferozmente que nem a Porsche mereceu esta vitória (desta forma), e muito menos a Audi mereceu um pódio com uma prestação miserável. E digo isto, não sendo especial fã… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  MAXLD
8 anos atrás

Concordo em tudo, como poderá verificar pelos meus comentários acima. Em relação à Ford, digo apenas que é uma marca que tem grande palmarés, mas até hoje, em termos de competição automóvel, se limitou a passar cheques para pagar contas, e quando deu algo de seu em termos tecnológicos, se limitou a fornecer motores de camião. Sinceramente, não sei bem do que é feito este GT, mas se houver tecnologia FORD, ficarei (agradavelmente) surpreendido. Surpreendido, ficarei se em 2017 Chip Ganassi não tiver de arranjar um patrocinador, se quiser voltar a participar, ou então começar a vender ou alugar carros… Ler mais »

dumberdog
dumberdog
8 anos atrás

Le Mans por vezes pode ser de uma crueldade inacreditável…..mas para se ser primeiro, primeiro tem que se chegar ao fim e foi isso que faltou à Toyota.

can-am
can-am
8 anos atrás

Incrível como a Toyota perde as 24 horas nos últimos 4 minutos. Penso que é facto único no longo historial desta prova. A Porsche ganhou sem merecer, já em 1998 a Toyota sempre na dianteira falhou a 1 hora do fim e permitiu o 1-2 ao 911 GT1.Mas isto ultrapassa tudo o que era previsível. Os técnicos japoneses não ficam nada bem no retrato. Como foi possível esta panne ? Depois disto será que ainda têm vontade para continuar ? Parece uma maldição !

ernie
ernie
8 anos atrás

É por estas e por outras que sou ateu. Que raio de desígnios injustos são estes? Sou adepto da Porsche, e por isso esta é a vitória que não queria na história da marca. Fiquei muito feliz, por perceber desde cedo, que a Toyota tinha todas as condições para vencer, e perto do fim, acreditei e estava feliz. Às 23;56’h de Le Mans, percebi porque esta prova é tão mágica… A sério que me vieram as lágrimas aos olhos. Tenho consciência que a prova se chama as 24h de Le Mans, e não as 23:56′ de Le Mans. Até sei… Ler mais »

teix
teix
Reply to  ernie
8 anos atrás

Imaginei que tenha alguma a coisa a ver com algo do passado, mas podias explicar o motivo da desclassificação do #5? Essa história ainda não conheço… Obrigado.

Miguelgaspar
Miguelgaspar
Reply to  teix
8 anos atrás

Boas… os pilotos teem de completar a ultima volta, no maximo, em 6 minutos. O carro #5 demorou cerca de 11 minutos a completar a ultima volta, dai a desclassificaçao.

ernie
ernie
Reply to  teix
8 anos atrás

Existem dois motivos. Existe uma regra antiga, que determina que um carro só é classificado se “vir” a bandeira de xadrez. A razão, tem a ver com a corrida ser por tempo e não por distancia. Imagine que um carro tinha 15 voltas de vantagem sobre o segundo, abandonava próximo do final, e o outro apenas fazia mais 10 voltas. Isso faria com que o carro que o carro que abandonou, vencesse por ter percorrido mais 5 voltas, logo uma maior distancia embora não tivesse cumprido as 24 horas ou seja a duração total da corrida. Mas o motivo que… Ler mais »

Ligier
Ligier
8 anos atrás

Pois é a Porsche é indissociável de le Mans e vice versa. Mas a ganhar desta maneira duvido que alguém em Weissach tenha ficado inteiramente satisfeito. A Toyota não merecia este infortúnio e dá ideia que os Japoneses foram amaldiçoados. È a segunda seguida depois de SPa. O João Carlos Costa comparou ao grande prémio do Canadá 91 com Mansell parado á saída do gancho sem caixa automática no Williams, mas eu recordo-me da corrida de Le Mans nesse mesmo ano, quando o Sauber Mercedes C11 pilotado pela tripla Schlesser/Mass/Ferté desistiu também perto do fim com o suporte do dínamo… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
8 anos atrás

Perder tudo a faltar 4 minutos deve ser fodid*, não gostava de estar no lugar do pessoal da Toyota.
Bonito fairplay da Porsche: https://twitter.com/Porsche/status/744572580380696576/photo/1?ref_src=twsrc%5Etfw

Vmleal
Vmleal
8 anos atrás

Le Mans é mesmo assim. Acompanhei mais uma vez quase toda a emissão a partir do Eurosport que voltou a realizar um trabalho de elevada qualidade, com os comentadores impecáveis a que nos acostumamos. Bem hajam por isso e por fomentarem tão bem o desporto automóvel. Sobre a vitória com sorte da Porsche ou derrota inglória da Toyota, não me parece que medir o resultado final nesta ambivalência seja prestar o melhor respeito à prova. É verdade que a Toyota fez tudo para ganhar e teve sempre o melhor ritmo. Em condições normais ganhariam, mas isto é uma corrida e… Ler mais »

últimas Newsletter destaque
últimas Autosport
newsletter-destaque
últimas Automais
newsletter-destaque
Ativar notificações? Sim Não, obrigado