Hugues de Chaunac e o desfecho Toyota: “É a crueldade total”

Por a 20 Junho 2016 19:01

 

Os derradeiros minutos da 84ª edição das 24 Horas de Le Mans fora cruéis demais para ser verdade. Pela primeira vez em 30 anos e 18 participações, a Toyota iria vencer a mítica prova francesa. Mas eis que um problema no Toyota nº5 conduzido por Kazuki Nakajima deitou o sonho por terra, dando à Porsche um triunfo que aparentemente tinha já sido completamente descartado.

“Foi algo que ninguém podia imaginar”, confidenciou Hugues de Chaunac. Os sonhos podem se tornar em pesadelos a algumas horas da chegada, ou mesmo a 45 minutos do fim. Mas na última volta,  mesmo à nossa frente, é a crueldade total. Não conseguimos compreende-lo nem entender o que acaba de se passar”.

O braço armado da Toyota Gazoo Racing no seu regresso à Endurance,  o presidente do Grupo Oreca considerou que o sucesso esperado tinha finalmente chegado: “De repente o carro sofreu uma perda de potência, e parou a três minutos do fim, quando de manhã ainda tínhamos dois carros e, portanto, um joker. Perder a corrida desta forma é insuportável. Vimos que havia um problema, mas ninguém quis acreditar no que estava a acontecer. Pensávamos que era impossível. Sinto-me inconsolável”.

Hugues de Chaunac acrescentou: “Esta corrida é difícil de vencer. Mesmo o grande patrão da Porsche veio dizer-nos que merecíamos o triunfo. Mais uma vez a Toyota não ganhou…”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ernie
ernie
8 anos atrás

Infelizmente ele já passou uma vez por uma situação parecida, quando Monsieur De Quesnel o mandou rebentar o 908 que a Peugeot lhe tinha emprestado, naquela que foi a ultima presença da Peugeot e também de Lamy em LMP1.
Nessa altura, De Chaunac também chorou… Mas desta vez, foi de facto de mais, e até a mim, me vieram as lágrimas aos olhos, e sou fan da Porsche, mas acima de tudo um desportista e apaixonado por corridas pelo que não pude deixar de ficar comovido numa vitória da Porsche que não comemorei.

diogo.v
diogo.v
Reply to  ernie
8 anos atrás

Concordo com tudo, mas quero fazer uma correção. O Quesnel mandou a Oreca puxar por um motor que não era fiável em 2010. Não foi o último ano da Peugeot e do Lamy em LMP1. 2011 foi o último ano. Está um ano adiantado 😉

ernie
ernie
Reply to  diogo.v
8 anos atrás

Tem razão. No ano do incidente da Oreca, foi quando o Lamy foi o primeiro a abandonar com um problema no chassis, e por isso foi o único que não teve problemas de motor. No ano seguinte, é que o fulano mandou o Lamy ir ao balneário trocar de roupa, porque quem iria sentar-se no carro era o Minassian, isto se a memória não me está a falhar outra vez…

Ligier
Ligier
Reply to  ernie
8 anos atrás

Também não comemorei, embora Le Mans seja fértil em reviravoltas quando já ninguém as espera. Mas isto foi demais. A história da Toyota em Le Mans está sempre relacionada com estas situações veja-se as edições de 93 e 94…Espero que os Japoneses continuem, pois o WEC está muito dependente das equipas oficiais mas se manter um grande campeonato.

ernie
ernie
Reply to  Ligier
8 anos atrás

Eu acho que vão voltar, e até acredito que todos vão voltar com 3 carros. Se a Toyota não sentiu a falta do 3.º carro, e a Audi dá graças por não ter trazido mais uma carrada de chatices, a Porsche deve ter percebido que o 3.º carro lhe fazia falta, quando perdeu o n.º1, e teve de pôr o n.º2 na estratégia, para pelo menos segurar o pódio, porque dizer push, push ao único carro, só mesmo na última volta para não correr o risco de em vez de um pássaro na mão, ver os dois a voar. Além… Ler mais »

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado