FIA WEC: Entre ganhos e perdas no campeonato e em Le Mans

Por a 2 Fevereiro 2017 17:32

ACO e FIA revelaram esta quinta-feira os contornos do Campeonato do Mundo FIA de Endurance, sendo de destacar o facto, conhecido já ao começo do dia, de que em duas provas a Toyota alinhar com três TS050 Hybrid.

Mas tanto no que se refere às 24 Horas de Le Mans como ao campeonato em si há detalhes que importa conhecer. É que se o FIA WEC perde na luta pela vitória com o abandono da Audi no final de 2016, ficando a luta restrita a Toyota e Porsche, na classe mais baixa dos protótipos poderá ser muito diferente.

Para compensar um pouco a perda a Toyota reforça o seu ataque em Le Mans e em Spa, com um terceiro carro onde passa a figurar Stéphane Sarrazin, substituído por José Maria Lopez num dos TS050 que faz todo o campeonato.

A categoria de LMP1 não só perde os R18 e-tron quattro mas também os Rebellion, que descem de classe e vão para a agora muito concorrida LMP2. Salva-se o mediatismo de ter o ex-Fórmula 1, Robert Kubica no CLM P1/01 Nissan da ByKolles, agora a única formação privada a competir em LMP1. Para além de vermos uma categoria LMP2 com os Robellion, assistimos também.a uma menor variedade. Um pelotão praticamente composto por Oreca 07, sendo as exceções os dois Alpien A470 Gibson da Signatech Alpine.

De resto à Rebellion, que se vai apresentar com dois protótipos, vão se opor a Manor, a TDS Racing, a G-Drive e a Jackie Cha DC Racing.

Para GTE Pro há oito carros distribuídos por quatro construtores diferentes, incluindo o regresso da equipa oficial da Porsche, agora com os novos 911 RSR de motor central estreados nas recentes 24 Horas de Daytona.

Para além da Ford, a marca de Weissach terá na Ferrari e na Ford adversários poderosos, a que terá de acrescentar a Corvette quando chegar Le Mans, sendo que em La Sarthe a marca da oval está representada com cinco carros, dois deles provenientes da estrutura americana que disputa o IMSA Sportscar.

A categoria GTE AM foi uma das que perdeu significado no FIA WEC. Apenas cinco carros, onde se inclui dois Ferrari 488 preparados pela AF Corse para a Spirit of Race e para a Clearwater Racing e o regresso da Aston Martin Racing, e dos Porsche da Proto e da Gulf Racing UK.

Em Le Mans reaparece o Corvette da Larbre Competition e surgem os Ferrari 488 da Scuderia Corsa e da DH Racing.

Sem-Título-1

LMP1 – 6 carros
1 Porsche Team Porsche 919 Hybrid Neel Jani/Andre Lotterer/Nick Tandy
2 Porsche Team Porsche 919 Hybrid Brendon Hartley/Timo Bernhard/Earl Bamber/
4 ByKolles Racing Team CLM P1/01-Nissan Robert Kubica/TBA/TBA
7 Toyota Racing Toyota TS050 Hybrid Anthony Davidson/Sebastien Buemi/ Kazuki Nakajima
8 Toyota Racing Toyota TS050 Hybrid Mike Conway/Kamui Kobayashi/Jose Maria Lopez
9 Toyota Racing Toyota TS050 Hybrid Stephane Sarrazin/Ryo Hirakawa/TBA
LMP2 – 25 carros
13 Vaillante Rebellion Oreca 07-Gibson Nelson Piquet/Mathias Beche/David Heinemeier Hansson
17 IDEC Sport Racing Ligier JS P217-Gibson Patrice Lafargue/TBA/TBA
21 Dragonspeed Oreca 07-Gibson Henrik Hedman/TBA/TBA
22 G-Drive Racing Oreca 07-Gibson Memo Rojas/TBA/TBA
23 Panis-Barthez Competition Ligier JS P217-Gibson Fabien Barthez/Timothe Buret/TBA
24 CEFC Manor TRS Racing Oreca 07-Gibson Tor Graves/TBA/TBA
25 CEFC Manor TRS Racing Oreca 07-Gibson Roberto Gonzalez/TBA/TBA
26 G-Drive Racing Oreca 07-Gibson Roman Rusinov/Pierre Thiriet/TBA/TBA
27 SMP Racing Dallara P217 – Gibson Mikhail Aleshin/TBA/TBA
28 TDS Racing Oreca 07-Gibson Emmanuel Collard/Francois Perrodo/Matthieu Vaxiviere/TBA
29 Racing Team Nederland Dallara P217 – Gibson Rubens Barrichello/Jan Lammers/Frits van Eerd
31 Vaillante Rebellion Oreca 07-Gibson Nicolas Prost/Bruno Senna/Julien Canal
32 United Autosports Ligier JS P217-Gibson Will Owen/Hugo de Sadeleer/TBA
33 Eurasia Motorsport Ligier JS P217-Gibson Chris Hoy/TBA/TBA
34 Tockwith Motorsports Ligier JS P217-Gibson Nigel Moore/TBA/TBA
35 Signatech Alpine Alpine A470-Gibson Stephane Richelmi/TBA/TBA
36 Signatech Alpine Alpine A470-Gibson Nicolas Lapierre/TBA/TBA
37 Jackie Chan DC Racing Oreca 07-Gibson David Cheng/TBA/TBA
38 Jackie Chan DC Racing Oreca 07-Gibson Ho-Pin Tung/TBA/TBA
39 Graff Oreca 07-Gibson James Allen/TBA/TBA
40 Graff Oreca 07-Gibson Enzo Guibbert/TBA/TBA
43 Keating Motorsports Riley MK30-Gibson Ben Keating/TBA/TBA
45 Algarve Pro Racing Ligier JS P217-Gibson Mark Patterson/TBA/TBA
47 Villorba Corse Dallara P217-Gibson Roberto Lacorte/TBA/TBA
49 ARC Bratislava Oreca 07-Gibson Miroslav Konopka/TBA/TBA
LMGTE Pro – 13 carros
51 AF Corse Ferrari 488 GTE James Calado/TBA/TBA
63 Corvette Racing Corvette C7R Antonio Garcia/Jan Magnussen/Mike Rockenfeller
64 Corvette Racing Corvette C7R Oliver Gavin/Tommy Milner/Marcel Fassler/TBA
66 Ford Chip Ganassi Racing Ford GT Stefan Mucke/Olivier Pla/Billy Johnson/TBA
67 Ford Chip Ganassi Racing Ford GT Andy Priaulx/Harry Tincknell/Pipo Derani/TBA
68 Ford Chip Ganassi Racing Ford GT Joey Hand/Dirk Muller/Sebastien Bourdais/TBA
69 Ford Chip Ganassi Racing Ford GT Ryan Briscoe/Richard Westbrook/Scott Dixon/TBA
71 AF Corse Ferrari 488 GTE Sam Bird/ Davide Rigon/TBA/TBA
82 Risi Competizione Ferrari 488 GTE Toni Vilander/TBA/TBA
91 Porsche GT Team Porsche 911 RSR Richard Lietz/TBA/TBA
92 Porsche GT Team Porsche 911 RSR Michael Christensen/TBA/TBA
95 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage GTE Nicki Thiim/Marco Sorensen/TBA
97 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage GTE Darren Turner/Jonny Adam/TBA
LMGTE Am – 16 carros
50 Larbre Competition Chevrolet Corvette C7-Z06 Ricky Taylor/TBA/TBA
54 Spirit of Race Ferrari 488 GTE Thomas Flohr/ Francesco Castellacci/TBA
55 Spirit of Race Ferrari 488 GTE Duncan Cameron/TBA/TBA
60 Clearwater Racing Ferrari 488 GTE Matt Griffin/Keita Sawa/TBA
61 Clearwater Racing Ferrari 488 GTE Weng Sun Mok/TBA/TBA
62 Scuderia Corsa Ferrari 488 GTE Cooper Mac Neil/TBA/TBA
65 Scuderia Corsa Ferrari 488 GTE Christina Nielsen/TBA/TBA
77 Dempsey-Proton Racing Porsche 911 RSR Christian Ried/TBA/TBA
83 DH Racing Ferrari 488 GTE Riciardo Ragazzi/TBA/TBA
84 JMW Motorsport Ferrari 488 GTE Robert Smith/TBA/TBA
86 Gulf Racing Porsche 911 RSR Mike Wainwright/TBA/TBA
88 Proton Competition Porsche 911 RSR Wolf Henzler/TBA/TBA
90 TF Sport Aston Martin Vantage GTE Salih Yoluc/TBA/TBA
93 Proton Competition Porsche 911 RSR Patrick Long/TBA/TBA
98 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage GTE Paul Dalla Lana/Mathias Lauda/ Pedro Lamy
98 Beechdean AMR Aston Martin Vantage GTE Andrew Howard/TBA/TBA
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
ze-do-pipo
ze-do-pipo
7 anos atrás

E pá… deixa-me ir buscar a lupa! Espera lá, o browser tem um zoom. Mas… é mesmo preciso publicar com essa letra minúscula?

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado