Félix da Costa: “a Porsche recusou-me um lugar em Le Mans”

Por a 11 Abril 2025 20:02

José Caetano, em Miami

António Félix da Costa está em Miami, nos EUA, para participar na ronda 5 da temporada 11 da Fórmula E, com o 9XX Electric da Porsche, e o AutoSport está lá com ele.

O piloto português é terceiro no Mundial, com 39 pontos, menos 29 do que o primeiro classificado na tabela, Oliver Rowland (Nissan), e 12 do que o segundo, Taylor Barnard (McLaren). Ambição: ganhar o ePrix deste sábado, que tem arranque marcado para as 14h05, 19h05 em Portugal Continental. No programa, 26 voltas ao circuito com 3,551 km e 15 curvas desenhado, maioritariamente, no interior da oval de Homestead.

É o regresso da Fórmula E a Miami – a cidade na Florida fez parte do calendário da temporada de estreia do campeonato de monolugares elétricos (a 14 de março de março de 2015, vitória de Nicolas Prost, da e.dams Renault, e Félix da Costa sexto, num Amlin Aguri) – e o 15.º ePrix nos EUA, contabilizando as visitas a Long Beach, Nova Iorque e Portland. Curiosamente, o português, a par do britânico Sam Bird, é o piloto com mais vitórias neste país da América do Norte (três); uma em 2022, em Brooklyn, com a DS, duas em 2024, no Oregon, com a Porsche.

Antes do início da ação na Homestead-Miami Speedway, com Shakedown (19h30) antes do treino livre 1 (21h30), conversámos com Félix da Costa sobre os objetivos para este ronda do Mundial – “antecipo uma corrida muito competitiva e à imagem do que sucedeu em Portland, em 2024, já que a gestão da energia é determinante, mas a equipa está em forma e o carro é muito bom”, disse-nos António, que tem a vitória “debaixo de olho”, por ter o título como objetivo principal para 2025! –, mas também sobre o regresso à resistência e às 24 Horas de Le Mans, após a ausência do ano passado.

Félix da Costa, na sétima participação em Le Mans, competirá em LMP2, com a AF Corse, equipa italiana que venceu, com o Oreca 07-Gibson com que estará em La Sarthe, a 14 e 15 de junho, na 93.ª edição da maratona, que coincide com a ronda 5 do Campeonato do Mundial de Resistência (WEC). François Perrodo, de 48 anos, e Matthieu Vaxivière, de 30, serão os companheiros de equipa do português de 33.

António admite que a AF Corse e a categoria LMP2 foram as opções possíveis após o “não” da Porsche à candidatura que apresentou para participar com Felipe Nasr e Nick Tandy no terceiro 963 inscrito em Le Mans pela Penske Motorsport. “Tinha a ambição de fazê-lo, também pela experiência que tenho na corrida, mas o pedido foi-me recusado e entregaram a vaga ao Wehrlein, que nunca competiu nestas 24 Horas. Enfim… Percebo a decisão: é alemão e o campeão em título na Fórmula E”, disse.

António e a Porsche ainda não decidiram o futuro, nomeadamente a renovação do contrato para o próximo ano, opção que está nas mãos da equipa alemã, mas esta decisão deixou o português frustrado. “Queria competir em Hypercar e até já estive com um 963 em Le Mans, em 2023. E, nesta corrida, também já consegui ‘poles’ e vitórias! Mas, depois de mais de 20 anos de carreira, sei como as coisas são, preciso de digerir a frustração e olhar para frente. E penso que encontrei uma opção muita boa para lutar pela vitória em LMP2, como aconteceu em 2022.

A AF Corse, com o Perrodo e o Vaxivière, venceu as 4 Horas de Barcelona, primeira corrida de 2025 no European Le Mans Series e, em 2024, nas 24 Horas, ganhou em Pro-AM e terminou a categoria na quarta posição”, explicou.

Recentemente, António deslocou-se a Paul Ricard, França, para testar o Oreca 07-Gibson da AF Corse, estrutura liderada por Amato Ferrari e instalada em Piacenza, Itália, e gostou do que encontrou. “A equipa faz todos os programas de resistência da Ferrari, exceto este, tem muita experiência e o ambiente de trabalho é o oposto do que tenho da Porsche – os italianos são muito diferentes dos alemães. E o teste correu muitíssimo bem”, concluiu.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
jem
jem
14 dias atrás

Parece uma maneira simpática de dizer que está de saída da Porsche.

Ativar notificações? Sim Não, obrigado