Campeões 2022, WEC: Félix da Costa trouxe o título para casa

Por a 11 Dezembro 2022 15:15

O WEC é a casa de alguns dos melhores talentos nacionais e a sua qualidade ficou mais uma vez novamente patente. Filipe Albuquerque e Henrique Chaves estiveram muito bem mas Félix da Costa esteve um furo acima e conquistou o título em LMP2. 

A época de Félix da Costa até nem começou de forma muito brilhante com um sexto lugar em Sebring, mas a partir daí a tripulação do Oreca #38 da JOTA nunca mais terminou fora do pódio. Félix da Costa apenas festejou uma vitória, mas era a que todos queriam conquistar. O piloto português conquistou a vitória nas 24h de Le Mans e juntou a isso o título, tal como tinha feito Albuquerque em 2020, e juntou este título ao que conquistou na Fórmula E em 2020. Foi uma época tremenda do piloto português e dos seus colegas Will Stevens e Roberto González. Félix da Costa terá feito a melhor época no WEC, com rapidez, consistência e regularidade. 

Nos LMP2 Pro Am também tivemos a bandeira portuguesa em destaque com a Algarve Pro Racing (James Allen, René Binder e Steven Thomas) a lutar pelo título nesta classe até ao fim mas foi mesmo a tripulação da AF Corse (Alessio Rovera, François Perrodo e Nicklas Nielsen) a levar a melhor.

Henrique Chaves também merece destaque, pois ajudou Ben Keating e Marco Sørensen a conquistarem o título em LMGTE AM, numa estreia tremenda do piloto português que conquistou Le Mans na sua primeira tentativa. Ficou em terceiro classificado no final e se não tivesse estado ausente da primeira corrida, poderíamos ter mais um português a festejar um título. A TF Sport (Aston Martin) venceu o título por equipas.

Em LMGTE Pro, no último ano dos GTE em pista (em 2023 já teremos apenas GT3 em pista) voltamos a ter uma luta Ferrari vs Porsche, com os mesmos protagonistas da luta de 2021. Alessandro Pier Guidi e James Calado, da Ferrari repetiram o triunfo do ano passado, mas sem a polémica da última corrida do ano passado. Mas a luta com a dupla da Porsche Kevin Éstre e Michael Christensen. A diferença foi de apenas de três pontos mas sorriu aos homens da Ferrari e, por conseguinte, à Ferrari, que conquistou o último título GTE e a última vitória em Le Mans com este tipo de máquinas, numa era que nos deu corridas fantásticas. 

No segundo ano dos Hypercar, a Toyota voltou a vencer. Mas desta vez a concorrência deu luta. A Alpine começou bem o ano e venceu a primeira corrida e foi-se mantendo em posição de ameaçar o título, apesar da mais-valia dos Toyota. André Negrão, Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxivière deram o melhor de si, mas foi mesmo a Toyota com Brendon Hartley, Ryō Hirakawa e Sébastien Buemi a conquistarem o título de campeões do mundo. Foi um segundo um pouco mais intenso, com uma bela despedida do LMP1 da Alpine, mas em 2023, começa de facto a era Hypercar, com a Peugeot (que já se estreou este ano com alguns apontamentos positivos), Ferrari, Porsche e Cadillac a juntarem-se a Toyota e Glickenhaus (ainda sem confirmação).

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
FormulaTwo+1
2 anos atrás

Os nossos pilotos no WEC são um verdadeiro luxo! Bem que mereciam mais atenção de todos nós!

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado