24h Le Mans: Finalmente a merecida vitória da Toyota
Finalmente, Le Mans ‘nada fez’ para contrariar a merecida vitória da Toyota, que triunfou nesta edição duma prova a que chegou super bem preparada. Para tornar a festa ainda maior, foi o Toyota 050 Hybrid #8 de Sebastien Buemi / Kazuki Nakajima / Fernando Alonso, com o espanhol a ser o 23º piloto a vencer na sua corrida de estreia em Le Mans. Mais do que uma vitória, uma dobradinha, já que no segundo lugar ficou o Toyota 050 Hybrid #7 de Mike Conway/Kamui Kobayashi e Jose Maria Lopez.
Este é o primeiro triunfo da Toyota na prova e o segundo de uma marca nipónica, depois da vitória da Mazda em 1991.
Caiu o pano sobre a 86ª edição das 24 Horas de Le Mans, um evento que fica para a história, já que marca o fim do tempo que a Toyota esperou para vencer Le Mans, 33 anos. Depois de ter estado muito perto várias vezes, chegou a falar-se em maldição, já que algo sempre sucedia, sendo o melhor exemplo o dramático final da prova de 2016. Desta feita, só com adversários privados, nunca o seu domínio esteve em causa, também nunca tiveram lugar contratempos mecânicos que pudessem assustar. Entre o ano de estreia, 1985 e 2018 passaram 33 anos, e cinco segundos lugares. Não mais, pois fez-se história.
A cereja no topo do bolo foi o triunfo do Toyota TS050 Hybrid #8. com pouco mais de 10 horas de corrida, Buemi excedeu a velocidade máxima permitida numa ‘slow zone’ e foi penalizado com um ‘stop/go’ de 60 segundos, a que se juntou o tempo de entrada e saída das boxes. Tudo junto, quase dois minutos atrás do #7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, mas durante a noite, Fernando Alonso puxou dos galões, fez stints fantásticos, teve nos seus colegas de equipa correspondência, e tudo junto catapultou o #8 para a frente da corrida, onde chegou à 16ª hora para não mais a largar, exceção feita a uma altura com safety car em pista.
O único susto para a Toyota aconteceu quando Kamui Kobayashi passou a rodar mas lentamente, a cerca de hora e meia do fim, mas o ‘gremlin’ resolveu-se e tudo voltou ao normal. Desta forma, Fernando Alonso vence na sua estreia em Le Mans, e agora é bem provável que se volte para as Indy 500, já que depois de tanto tempo sem voltar a ser campeão de F1, e sem grandes perspetivas do poder ser, pode ser por aí que continuará a pautar a sua carreira.
Na LMP2 venceu confortavelmente o ORECA-Gibson 07 #26 da G-Drive Racing de Jean-Eric Vergne/Roman Rusinov e Andrea Pizzitola, com três voltas de avanço para o Alpine-Gibson A470 #36 de Nicolas Lapierre/Andre Negrao/Pierre Thiriet, da Signatech Alpine Matmut. Terceiro lugar para o ORECA-Gibson 07 #39 de Tristan Gommendy/Jonathan Hirschi/Vincent Capillaire (Graff-SO24).
Na GTE PRO, a Ford bem tentou estragar a dobradinha da Porsche, mas não conseguiu, com o #92 Porsche de Michael Christensen / Kevin Estre / Laurens Vanthoor Porsche GT Team (Manthey) a vencer, na frente do Porsche 911 RSR #91 de Gianmaria Bruni/Richard Lietz/Frederic Makowiecki (Porsche GT Team Manthey). Terceiro lugar para o Ford GT #68 de Sebastien Bourdais/Dirk Muller/Joey Hand (Ford Chip Ganassi Team USA).
Na GTE Am, triunfo do #77 Porsche da Dempsey-Proton, de Campbell, Ried, Andlauer, com o Ferrari 488 GTE #54 de Ferrari de Flohr, Castellacci, Fisichella no seugndo lugar, com o pódio da categoria a ficar na posse doutro Ferrari 488 GTE, o #85 de Keating, Bleekemolen.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI