24h Le Mans: Finalmente a merecida vitória da Toyota

Por a 17 Junho 2018 14:27

Finalmente, Le Mans ‘nada fez’ para contrariar a merecida vitória da Toyota, que triunfou nesta edição duma prova a que chegou super bem preparada. Para tornar a festa ainda maior, foi o Toyota 050 Hybrid #8 de Sebastien Buemi / Kazuki Nakajima / Fernando Alonso, com o espanhol a ser o 23º piloto a vencer na sua corrida de estreia em Le Mans. Mais do que uma vitória, uma dobradinha, já que no segundo lugar ficou o Toyota 050 Hybrid #7 de Mike Conway/Kamui Kobayashi e Jose Maria Lopez.

Este é o primeiro triunfo da Toyota na prova e o segundo de uma marca nipónica, depois da vitória da Mazda em 1991.

Caiu o pano sobre a 86ª edição das 24 Horas de Le Mans, um evento que fica para a história, já que marca o fim do tempo que a Toyota esperou para vencer Le Mans, 33 anos. Depois de ter estado muito perto várias vezes, chegou a falar-se em maldição, já que algo sempre sucedia, sendo o melhor exemplo o dramático final da prova de 2016. Desta feita, só com adversários privados, nunca o seu domínio esteve em causa, também nunca tiveram lugar contratempos mecânicos que pudessem assustar. Entre o ano de estreia, 1985 e 2018 passaram 33 anos, e cinco segundos lugares. Não mais, pois fez-se história.

A cereja no topo do bolo foi o triunfo do Toyota TS050 Hybrid #8. com pouco mais de 10 horas de corrida, Buemi excedeu a velocidade máxima permitida numa ‘slow zone’ e foi penalizado com um ‘stop/go’ de 60 segundos, a que se juntou o tempo de entrada e saída das boxes. Tudo junto, quase dois minutos atrás do #7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, mas durante a noite, Fernando Alonso puxou dos galões, fez stints fantásticos, teve nos seus colegas de equipa correspondência, e tudo junto catapultou o #8 para a frente da corrida, onde chegou à 16ª hora para não mais a largar, exceção feita a uma altura com safety car em pista.

O único susto para a Toyota aconteceu quando Kamui Kobayashi passou a rodar mas lentamente, a cerca de hora e meia do fim, mas o ‘gremlin’ resolveu-se e tudo voltou ao normal. Desta forma, Fernando Alonso vence na sua estreia em Le Mans, e agora é bem provável que se volte para as Indy 500, já que depois de tanto tempo sem voltar a ser campeão de F1, e sem grandes perspetivas do poder ser, pode ser por aí que continuará a pautar a sua carreira.

Na LMP2 venceu confortavelmente o ORECA-Gibson 07 #26 da G-Drive Racing de Jean-Eric Vergne/Roman Rusinov e Andrea Pizzitola, com três voltas de avanço para o Alpine-Gibson A470 #36 de Nicolas Lapierre/Andre Negrao/Pierre Thiriet, da Signatech Alpine Matmut. Terceiro lugar para o ORECA-Gibson 07 #39 de Tristan Gommendy/Jonathan Hirschi/Vincent Capillaire (Graff-SO24).

Na GTE PRO, a Ford bem tentou estragar a dobradinha da Porsche, mas não conseguiu, com o #92 Porsche de Michael Christensen / Kevin Estre / Laurens Vanthoor Porsche GT Team (Manthey) a vencer, na frente do Porsche 911 RSR #91 de Gianmaria Bruni/Richard Lietz/Frederic Makowiecki (Porsche GT Team Manthey). Terceiro lugar para o Ford GT #68 de Sebastien Bourdais/Dirk Muller/Joey Hand (Ford Chip Ganassi Team USA).

Na GTE Am, triunfo do #77 Porsche da Dempsey-Proton, de Campbell, Ried, Andlauer, com o Ferrari 488 GTE #54 de Ferrari de Flohr, Castellacci, Fisichella no seugndo lugar, com o pódio da categoria a ficar na posse doutro Ferrari 488 GTE, o #85 de Keating, Bleekemolen.

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
28 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado