24h Le Mans: Chevrolet Camaro ZL1 chegou ao fim e deixou a sua marca

Por a 12 Junho 2023 15:52

Não é todos os dias que vemos um carro da NASCAR correr em Le Mans. Mas o Chevrolet Camaro ZL1 cumpriu a sua missão de chegar ao fim da prova. Foram muitos meses de desenvolvimento e alterações para que o carro sobrevivesse às 24h de prova, algo que muitos suspeitavam. O ritmo apresentado não envergonhou e o espetáculo que deu em pista valeu, especialmente para quem pôde ouvir ao vivo o V8 americano.

O ACO tinha receios que o Camaro ZL1 fosse demasiado lento, mas acabou por mostrar um ritmo ao nível dos LMGTE e apenas uma transmissão partida impediu um resultado mais interessante que o 39º lugar. Com mais de uma hora na garagem, não se podia esperar melhor.

Jenson Button chegou a arrepender-se da decisão de correr com o carro, mas acabou por se divertir muito em Le Mans:

“É engraçado porque a primeira vez que pilotei este carro foi em Daytona e, nas primeiras cinco voltas, pensei que tinha sido o maior erro da minha vida!”, disse. “Mas, aos poucos, habituámo-nos, habituámo-nos ao peso, habituámo-nos ao tamanho, mas eu também não conduzia há dois anos e meio, o que é muito tempo para um piloto de corridas, por isso demorei algum tempo a habituar-me, mas adorei. É um carro muito divertido de conduzir quando nos habituamos ao peso. Na maioria dos carros de corrida, carrega-se no pedal do travão e depois modula-se a partir dele. Mas, neste, carrega-se no pedal do travão e fica-se no pedal do travão até à curva. Nas Porsche Curves, passamos da primeira para a segunda parte e aí podem ver as transferências de massa e também como somos agressivos. Nas curvas, há sobreviragem, passamos por cima dos corretores de forma agressiva e é um carro muito divertido.”

“Estou orgulhoso do nosso desporto”, disse Rick Hendrick, proprietário da Hendrick Motorsports, no final da corrida. “Não queríamos que esta aventura fosse um fracasso. Era com isso que eu estava preocupado. Desde o início, com o Chad (Knaus) e o Greg (Ives), fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para garantir que a participação seria um sucesso. As nossas equipas NASCAR podem participar em qualquer tipo de corrida. Elas têm o talento, os engenheiros certos e pessoal qualificado suficiente para fazer o que quiserem.”

O Chevrolet Camaro ZL1 conseguiu fazer algo único. Manter-se fiel à NASCAR. Isso podia ver-se nas paragens nas boxes onde a “tradição” americana se manteve. E em pista, o roncar do motor americano ia acordado quem tentava dormir durante a noite. O resultado pode não ter sido retumbante, mas o objetivo do projeto foi atingido com sucesso. A NASCAR esteve representada no centenário com uma bela máquina que respeitou Le Mans e respeitou a tradição da NASCAR.

Foto: José Bispo / JB Photopress

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
breno_mascarenhas2020_hotmail_com
breno_mascarenhas2020_hotmail_com
1 ano atrás

Parabéns a todos que levaram um NASCAR a Le Mans.

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado