24 Horas de Le Mans: Tudo pronto para a mais desafiante corrida do ano (c/horário)
Le Mans é uma corrida fundamental no calendário do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), não apenas devido à sua natureza desafiante, mas também devido à pontuação a duplicar, com um total de 50 pontos disponíveis para as equipas vencedoras tanto na classe Hypercar como em LMGT3.
O Automobile Club de l’Ouest (ACO) espera que a quarta ronda da temporada deste ano do WEC receba cerca de 300.000 fãs, que poderão assistir à ação em pista protagonizada por um total de 62 carros e 186 pilotos (incluindo 37 inscritos a tempo inteiro no FIA WEC). Os pilotos irão enfrentar o circuito de 13,6 quilómetros, onde os Hypercars atingem velocidades na ordem dos 340 km/h e onde 70% da volta é percorrida com o acelerador totalmente a fundo.
O alinhamento da classe Hypercar para as 24 Horas de Le Mans é o maior de sempre, com um total de 23 inscritos. Este é um aumento de 43% relativamente à grelha de hipercarros do ano passado, que contou com 16, e destaca o crescimento contínuo da classe rainha do WEC devido aos construtores que se juntaram à série nos últimos 24 meses.
No total, nove fabricantes de automóveis irão competir na Hypercar, incluindo a Alpine, BMW, Cadillac, Ferrari, Isotta Fraschini, Lamborghini, Peugeot, Porsche e Toyota. Haverá ainda 16 entradas em LMP2 e 23 em LMGT3.
Todos os 19 dos Hypercars inscritos na clássica da resistência serão elegíveis para somar pontos para o WEC, incluindo o atual líder do campeonato, a Porsche. O construtor ainda não terminou no pódio esta época, mas enfrenta a forte concorrência de equipas como a atual campeã do mundo Toyota Gazoo Racing e a vencedora de Le Mans do ano passado, a Ferrari AF Corse. A Porsche é também a marca mais representada na grelha dos Hypercars, com um total de cinco 963 (a Porsche Penske terá três carros, a Hertz Team JOTA dois e a Proton Competition terá um).
Pela primeira vez esta época, a Lamborghini-Iron Lynx e a Cadillac Racing vão colocar dois hipercarros em pista, juntando-se a outras equipas com dois carros – a Alpine Endurance Team, a BMW M Team WRT, a Ferrari AF Corse, a Peugeot TotalEnergies e a Toyota Gazoo Racing. Por fim, a Isotta Fraschini e a AF Corse terão um hipercarro cada. A completar a lista de inscritos na Hypercar está a Whelen Cadillac Racing, com bandeira americana, o que faz com que sejam três os Cadillac V.Series R na categoria rainha.
Uma das principais alterações à lista de inscritos foi o anúncio de que Mike Conway será substituído pelo antigo companheiro de equipa José María López no Toyota GR010 – Hybrid n.º 7, devido a lesões sofridas num incidente de ciclismo. Por sua vez, o piloto britânico Jack Hawksworth será o substituto de López no Lexus RC F LMGT3 da Akkodis ASP na classe LMGT3, onde compete em 2024.
Dos 37 participantes no WEC, é a Porsche que lidera a classificação. Até ao momento, o fabricante alemão acumulou 83 pontos na classificação dedicada aos construtores, enquanto a atual campeã do mundo Toyota está atualmente a 23 pontos de distância, com a Ferrari a 11 pontos da Toyota. No entanto, com 50 pontos disponíveis para Le Mans, esta é a corrida onde tudo pode mudar.
Entre os pilotos, é a tripulação do Porsche 963 n.º6, André Lotterer, Kévin Estre e Laurens Vanthoor, que lidera a classificação, com vantagem sobre os vencedores em Spa-Francorchamps, os pilotos do Porsche 963 n.º38 da Hertz Team JOTA, Will Stevens, Callum Ilott.
Entretanto, na LMGT3, é a Manthey PureRXcing que lidera a tabela classificativa com um total de 72 pontos após três rondas, com uma vitória e um segundo lugar na ronda anterior em Spa. No entanto, a luta pelo segundo e terceiro lugares é muito mais renhida, com a Team WRT e a Heart of Racing empatadas com 37 pontos.
A equipa feminina da Iron Dames espera que a sua sorte mude, após ter demonstrado um excelente ritmo esta época com o Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2, mas não ter conseguido convertê-lo numa vitória. A equipa anunciou recentemente que Doriane Pin se lesionou nas costelas e será substituída por Rahel Frey para Le Mans.
A ação em pista iniciou-se com o dia de teste oficial no passado domingo, onde a Porsche Penske foi a mais rápida, com o Porsche 963 a registar um tempo de 3:26.907s. Este tempo superou em mais de três segundos o melhor tempo do Dia de Teste do ano passado, estabelecido pelo Ferrari 499P Hypercar n.º51 da AF Corse.
O domingo também marcou a primeira corrida em Le Mans da nova classe LMGT3 para 2024, composta pela Aston Martin, BMW, Corvette, Ferrari, Ford, Lamborghini, Lexus, McLaren e Porsche.
O carro n.º82 da TF Sport foi o mais rápido da geral, com o Corvette Z06 LMGT3.R a registar um tempo de 3:59.883s. Os três primeiros carros LMGT3 foram incrivelmente próximos, com a segunda e terceira equipas mais rápidas – Heart of Racing e Team WRT – a registarem o mesmo tempo de volta (3:59.520s).
Horário:
Quarta-feira, 12 de junho
Treino livre 1: 13:00h – 16:00h
Sessões de treinos de qualificação: 18:00h – 19:00h
Treino livre 2: 21:00h – 23:00h
Quinta-feira, 13 de junho
Treino Livre 3: 14:00h – 17:00h
Hyperpole: 19:00h -19:30h
Treino Livre 4: 21:00h – 22:00h
Sábado, 15 de junho
Warm-Up: 11:00h – 11:15h
Corrida: 15:00h
Lista de inscritos atualizada:
Foto: Porsche
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Para quem tem Max recomendo, não tem intervalos e os comentários estão disponíveis em todas as línguas incluindo o Português na app, bem como apenas som ambiente. A app de android TV funciona muito bem com excelente qualidade de imagem e fluidez. Os treinos e qualificações vão ser transmitidos na integra em direto ou diferido no menu repetições. No ciclismo os comentadores portugueses têm comentado durante os intervalos do Eurosport. Quanto às 2 janelas que eles referem, consegui ter a TV numa transmissão e no PC outras 3 janelas diferentes sem problemas.
Infelizmente os comentários em português não estão inseridos na transmissão premium, pelo menos no TL1, mas os comentadores não referem o Max como os do ciclismo. Talvez seja por eles não querem fazer os intervalos.