24 Horas de Le Mans, Toyota fora da Hiperpole: quando é o ‘chefe’ a estragar tudo…
A Toyota Gazoo Racing teve uma qualificação penosa no Circuito de la Sarthe e vai agora enfrentar um desafio ainda maior na 92ª edição das 24 Horas de Le Mans, a quarta ronda do Campeonato do Mundo de Resistência FIA de 2024.
Os atuais Campeões do Mundo vão arrancar fora dos oito primeiros, depois de terem perdido a ‘corrida’ da Hyperpole em circunstâncias extremamente frustrantes durante uma qualificação turbulenta.
No entanto, todos na equipa dizem-se prontos para responder com um desempenho competitivo na corrida.
O #8 GR010 Hybrid de Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa sofreu com o tráfego durante todo o tempo e Brendon foi um dos muitos concorrentes de topo dos Hypercars que não conseguiram mostrar o seu verdadeiro desempenho. O #8 vai partir do 11º lugar da grelha.
Kamui Kobayashi fez a quarta volta mais rápida da qualificação no GR010 Hybrid #7 que partilha com José María López e Nyck de Vries, mas viu todos os seus tempos serem apagados por ter provocado uma bandeira vermelha no final da sessão e vai partir de 23º, na parte de trás do pelotão dos Hypercar.
Após a qualificação, duas sessões de treinos livres permitiram à equipa fazer progressos construtivos nos seus preparativos para a corrida, altura em que a verdadeira hierarquia na frente dos 23 hipercarros será finalmente clara.
Com 62 carros em pista, incluindo os mais lentos LMP2 e LMGT3, o tráfego foi sempre um fator importante na qualificação. Kamui e Brendon atrasaram as suas primeiras voltas de qualificação, com pneus macios, e Kamui beneficiou de uma pista limpa para segurar brevemente a pole provisória.
O tráfego continuou a prejudicar Brendon, que também rodou no início da sua sessão e não conseguiu melhorar. A qualificação terminou prematuramente quando Kamui rodou na gravilha do Karting. O #7 não sofreu danos, mas foi-lhe retirado todos os seus tempos por ter causado a bandeira vermelha. Brendon foi 11º no #8 e falhou a Hyperpole por apenas 0,301s.
Kamui Kobayashi (Diretor de Equipa e piloto do carro #7): “A qualificação não correu bem. Em termos de performance, estávamos bastante bem, mas eu saí da pista a dois minutos do fim e causei uma bandeira vermelha. Todas as minhas voltas foram apagadas e, por isso, não chegámos à Hyperpole e temos de começar na parte de trás da grelha dos Hypercars, o que é um grande desafio, mas é assim que as coisas são. É uma corrida longa e vamos esforçar-nos para tirar o melhor partido dela. Sinto-me muito bem no carro e os tempos por volta na qualificação foram competitivos, por isso espero que tenhamos uma melhor experiência no fim de semana.”
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Esta corrida não devia ter mais de 45 carros. As diferenças de andamento são o que se sabe e uma volta limpa num circuito tão extenso é difícil. Depois temos os BOPs e Ca. que terão deixado a BMW e Cadillac folgadas ?
Os andamentos parecem próximos o que augura uma prova de qualidade. Esperemos que as interrupções/ marchas de procissão, que também aqui vão por tudo e por nada,… existam pouco ( sorte a mais !).