24 Horas de Le Mans, Tom Kristensen: “Potencial para ser melhor do que no ano passado”

Por a 14 Junho 2024 18:06

A corrida das 24 Horas de Le Mans de 2024 poderá ser uma das mais competitivas dos últimos anos e com vários concorrentes em cada categoria apostados no triunfo final, diz Tom Kristensen.

À geral, a dúvida sobre quem irá subir ao pódio no lugar mais alto no próximo domingo é enorme. A incerteza é tanta, que nem o experiente Tom Kristensen, nove vezes vencedor das 24h de Le Mans, Grand Marshal da edição centenária no ano passado e comentador televisivo no Eurosport mais uma vez, aponta um favorito.

A Ferrari venceu em 2023 e tem um alinhamento forte, com boas hipóteses de repetir o sucesso, especialmente tendo em conta os recentes desempenhos, mas não vence uma prova desde o ano passado e “quer muito vencer”, garante o ‘Mr. Le Mans”.

A Toyota tem uma forte história em Le Mans, tendo vencido cinco vezes desde 2018 e a sua recente vitória em Imola com Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries demonstra a sua velocidade e competitividade.

A Porsche é outra forte candidata, com um início fantástico na temporada de 2024, tem seis carros a competir, incluindo os dois carros da Hertz Team Jota, que têm sido rápidos e venceram em Spa-Francorchamps. Além disso, saem da pole position com o Porsche 963 n.º6.

Tom Kristensen será um dos especialistas na análise da ação no Eurosport e no serviço de streaming MAX, que dão total cobertura ao evento em Le Mans emitindo treinos livres, qualificação, hyperpole, “warm-up” e a corrida, no entanto, não aponta apenas para uma equipa ou carro, afirmando que 2024 tem todos os ingredientes para ser uma melhor corrida do que em 2023.

“Não posso escolher um vencedor. Sei que tenho de falar sobre isso. Alguns favoritos e terei de mencionar três equipas, mas nem sequer posso confiar nisso”, afirmou Tom Kristensen em conferência de imprensa onde o AutoSport esteve presente. “Isso é que é ótimo e isso é que é atração para o público. É essa atração para os construtores que chegam e sei que ainda há mais a chegar. Mas é claro que devemos estar sempre atentos, porque irão existir algumas críticas vindas de quem não ganhar, quer dizer, já vimos algumas caras de desapontamento ontem à noite [quarta-feira]. Será que vão continuar a trabalhar para melhorar ou será que vão ‘desligar a ficha’? […] Penso que [a corrida] pode ser melhor do que no ano passado. Este ano, obviamente, temos a Alpine, a BMW e a Lamborghini; por isso, há mais fabricantes do que no ano passado. Esta corrida tem potencial para ser melhor do que a do ano passado. Absolutamente, 100% de certeza… 99%!”

Sublinhando que “a noite e o espírito, a história, o património” das 24 Horas de Le Mans são argumentos suficientes para o seu regresso à mítica prova de resistência, Kristensen admite que a condução durante a noite é um dos maiores desafios para qualquer piloto em pista.

“Nem sequer queremos pensar ou ouvir nada, mesmo que possa estar a liderar. Não se quer dar nada como garantido… a condução à noite e a chuva à noite! A previsão é de que pode chover, por isso não há dúvida de que é difícil, especialmente para quem faz a estreia. Têm um grande respeito por estas informações. Para mim, esse é o maior desafio nas corridas: chover em Le Mans durante a noite. Mesmo que hoje em dia, o circuito é muito mais seguro do que já foi”, explicou o antigo piloto e ‘Mr. Le Mans’.

Insistindo que as diferenças “são muito curtas para poder afirmar quem é favorito”, Tom Kristensen recorda que “Le Mans não se decide por duas ou três voltas rápidas, é nos detalhes. Este ano, por exemplo, quando se montam novos pneus estão frios quando chegam à pista, por isso será mais um desafio. É preciso um bom nível de técnica e poder andar muito depressa, aumentando a temperatura dos pneus […] e gerir as borrachas, com diferentes pilotos”. Além disso, ainda há a estratégia das equipas, que fazem também a diferença. Por isso, é complexo, mesmo para alguém que é muito experiente na clássica da resistência mundial, para apontar um favorito.

As 24 Horas de Le Mans 2024 poderão ainda ser vistas no Eurosport e no MAX com a narração em português de Vítor Sousa e Miguel Roriz e comentários de Ricardo Grilo e Nuno Filipe Pereira.

Foto: Eurosport

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado