24 Horas de Le Mans, H23: Vencedor será decidido na última hora

Por a 16 Junho 2024 14:06

Está tudo em aberto para os derradeiros 60 minutos das 24 Horas de Le Mans, com Ferrari e Toyota a lutarem pela liderança conforme as suas paragens, estando a Porsche à espreita de algum problema que possa surgir à sua frente.

O início para as últimas duas horas de corrida foram complicadas para a Ferrari. Com o n.º50 de Nicklas Nielsen na frente da classificação e com uma boa margem para o segundo classificado, a porta do lado direita do 499P estava aberta desde o pitstop anterior, sendo avisada por Eduardo Freitas, diretor de prova, que se o piloto não conseguisse fechar sozinho, teria que parar na box para isso ser resolvido. 

Ao mesmo tempo, Alessandro Pier Guidi, que seguia no Ferrari 499P n.º51 no segundo posto, perdeu muito terreno para José Maria Lopez no Toyota GR010 Hybrid n.º7, fruto de alguns momentos complicados para segurar o protótipo. O piloto argentino, que substitui Mike Conway no n.º7, passou para a segunda posição ainda nos primeiros 15 minutos desta hora. 

Quando Nielsen foi obrigado a parar mais uma vez para resolver a questão da porta, Lopez herdou a liderança das 24 Horas de Le Mans, depois do carro-irmão, o n.º8 de Brendon Hartley, rodar no oitavo posto após o toque de Alessandro Pier Guidi no final da hora anterior. 

Perdendo o posto para José Maria Lopez, Alessandro Pier Guidi (Ferrari n.º51) passou a estar no segundo lugar enquanto Nicklas Nielsen (Ferrari n.º50) caiu na classificação devido à paragem, ficando com o Cadillac V-Series.R n.º2 conduzido por Alex Lynn e o Porsche 963 n.º 6 de Laurens Vanthoor à sua frente. 

Passando a chover com alguma intensidade apenas em parte do traçado francês, Nicklas Nielsen no Ferrari n.º50 recuperava algum terreno para Vanthoor no Porsche, que por sua vez tentava alcançar Alex Lynn no Cadillac. 

O Ferrari 499P n.º51 foi penalizado em 5 segundos pelo toque de Alessandro Pier Guidi no Toyota GR010 Hybrid n.º8 de Brendon Hartley. A penalização foi cumprida na paragem seguinte do protótipo italiano, ao mesmo tempo que José Maria Lopez no Toyota GR010 Hybrid n.º7 também parou, perdendo a liderança para o 499P n.º50 de Nicklas Nielsen. 

Após as paragens, o n.º50 ficou à frente do n.º7 e do n.º51, seguidos do Porsche 963 n.º6 de Laurens Vanthoor e Sébastien Buemi, que passou para o volante do Toyota GR010 Hybrid n.º8, fechava o top 5 no final da penúltima hora da prova.

Nos LMP2 é Oliver Jarvis que lidera aos comandos do Oreca n.º22 da United Autosports, enquanto nos LMGT3, a Manthey EMA mantém uma margem confortável para a WRT, com o seu Porsche 911 GT3 R LMGT3 n.º91.

Tempos Online, AQUI.

Foto: Phillippe Nanchino

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado