24 Horas de Le Mans, H20: Cadillac #2 passa a liderar à frente dos dois Toyota
O Cadillac V-Series.R n.º2 terminou a vigésima hora como começou, na liderança da classificação, desta vez com Alex Palou aos comandos do Hypercar norte-americano.
Com a entrada numa nova hora de corrida, realizaram-se mais paragens nas boxes com troca de líder. Earl Bamber regressou ao primeiro lugar no Cadillac V-Series.R n.º2, quando Antonio Fuoco no Ferrari 499P n.º50 parou.
Uma boa luta aconteceu entre Kévin Estre e Kamui Kobayashi, aos comandos do Porsche 963 n.º6 e o Toyota GR010 Hybrid n.º7, respetivamente. O piloto francês recuperou a quinta posição ao japonês, devolvendo uma manobra anterior, defendendo-se de uma possível resposta com um LMGT3 que era dobrado nessa altura.
Quando Earl Bamber parou para dar lugar a Alex Palou no Cadillac V-Series.R n.º2, Antonio Fuoco herdou a liderança no Ferrari 499P n.º50, mas era a lutas pelo segundo posto que animava. Sébastien Buemi no Toyota GR010 Hybrid n.º8 pressionou Robert Shwartzman no Ferrari 499P n.º83 até que a treze minutos do final desta hora, foi necessária a introdução de um ‘Full Course Yellow’ para a retirada do McLaren 720S LMGT3 Evo n.º 59 da United Autosports da relva junto à pista, depois do carro pilotado por Grégoire Saucy ter ficado parado.
Os dois Hypercar estavam juntos durante o ‘Full Course Yellow’, com Fuoco a ter apenas um LMGT3 a separar a sua liderança de Shwartzman e Buemi.
Com menos de dois segundos a separa os três primeiros, Buemi surpreendeu o piloto do Ferrari privado, conseguindo aumentar a margem para Shwartzman para começar a perseguir Antonio Fuoco. No entanto, o piloto italiano do Ferrari 499P n.º50 também conseguiu ganhar terreno, com uma diferença de 1.7s para o suíço.
Sébastien Buemi moves the #8 Toyota into second place. 🙌
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— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) June 16, 2024
Também nos LMP2 disputou-se a liderança da classificação, com Clément Novalak, no Oreca n.º34 da Inter Europol Competition a 0.3s de Patrick Pilet, que era o primeiro classificado no Oreca n.º10 da Vector Sport. Pouco depois, e com um carro mais rápido nesta altura, Novalak ultrapassou no ‘braço’ Pilet, dando a liderança à Inter Europol Competition, mas com pouca margem a separar os dois primeiros.
Buemi voltou a parar e com isso a perder a segunda posição, regressando Robert Shwartzman a esse lugar. No entanto, tanto o Ferrari 499P n.º 50 como o n.º83 pararam logo a seguir, com Antonio Fuoco a dar lugar a Miguel Molina, enquanto Shwartzman se manteve no Ferrari privado, mas com uma paragem muito demorada.
Class leaders
⏱️ Hour 20
#LMP2 INTER EUROPOL COMPETITION #34
#LMGT3 MANTHEY EMA #91
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Foto: Phillippe Nanchino
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O tempo que isto esteve parado ou em marcha /procissão supera tudo o imaginável. (7 h !!!) .A média assim parece estar ao nível…dos anos 40/50 talvez ! Enfim, como se previa a moda de parar por tudo e por nada, está aqui e bem implantada. Será um GP até ao fim, o que pelo menos será bom.