24 Horas de Le Mans: 19ª pole-position da Porsche, a primeira desde 2016…
Grande luta para a Hiperpole das 24 Horas de Le Mans com a Porsche a conseguir a sua primeira poe-position desde 2016 depois do Porsche 963 #6 da Porsche Penske Motorsport guiado por Kevin Estre (tem como companheiros de equipa Andre Lotterer e Laurens Vanthoor) suplantar os dois Cadillac na ‘negra’ e a bater o home da pole provisória, Alex Lynn, que se tinha colocado na posição apenas alguns segundos antes.
O Cadillac V-Series.R #2 da Cadillac Racing de Earl Bamber/Alex Lynn/Alex Palou é seugndo a 0.148s com o Cadillac V-Series.R #3 da Cadillac Racing de SéBastien Bourdais/Renger Van Der Zande e Scott Dixon, que já tinham festejado a pole antes do ‘apito do árbitro’ a caírem para o terceiro lugar nos momenstos finais da sessão.
Os Ferrari eram favoritos, mas quedaram-se pelo quarto e quinto lugares. O Ferrari 499p #51 da Ferrari Af Corse de Alessandro Pier Guidi/James Calado e Antonio foi quarto na frente do Ferrari 499p #50 da Ferrari Af Corse de Antonio Fuoco/Miguel Molina e Nicklas Nielsen. Sexto posto para o Alpine A424 #35 da Alpine Endurance Team de Paul-Loup Chatin/Ferdinand Habsburg e Charles Milesi com o sétimo posto de uma equipa que nem sequer rodou: o Porsche 963 #12 da Hertz Team Jota e Will Stevens/Norman Nato e Callum Ilott com o BMW M Hybrid V8 #15 da BMW M Team WRT de Dries Vanthoor/Raffaele Marciello e Marco Wittmann a cair para a última posição dos Hypercar depois de se despistar numa chicane, levar à interrupção da sessão e perder os registos até aí conseguidos, como ‘castigo’.
Na LMP2, Filipe Albuquerque foi quarto. A pole dos LMP2 foi para o Oreca 07 – Gibson #14 da Ao By TF de Hyett/Louis Deletraz/Alex Quinn com o Oreca 07 – Gibson #28 da Idec Sport de Paul Lafargue/Job Van Uitert/Reshad De Gãrus, em terceiro ficou o Oreca 07 – Gibson #65 da Panis Racing de Rodrigo Sales/Mathias Beche e Scott Huffaker. O Oreca 07 – Gibson #23 da United Autosports USA de Ben Keating/Filipe Albuquerque e Benjamin Hanley foi quarto.
Na LMGT3, três marcas distintas nos três primeiros lugares da grelha: pole para o Mclaren 720s Lmgt3 Evo #70 da Inception Racing de Brendan Iribe/Ollie Millroy/Frederik Schandorff, segundo lugar do Porsche 911 Gt3 R Lmgt3 #92 da Manthey Purerxcing de Aliaksandr Malykhin/Joel Sturm/Klaus Bachler e terceiro para o Ferrari 296 LMGT3 #66 da Jmw Motorsport de Giacomo Petrobelli/Larry Ten Voorde/Salih Yoluc.
Filme da Hiperpole
Na primeira volta rápida os dois Ferrari foram de imediato para a frente, com o #51 guiado por Alessandro Pier Guidi 0.356s na frente de Antonio Fuoco com o BMW M Hybrid v8 #15 guiado por Dries Vanthoor em terceiro a 0.559s. Seguia-se o Cadillac #3 guiado por Sébastien Bourdais a 3.362s, com todos os outros bem longe dos primeiros melhores tempos. Com cerca de 11 minutos na sessão, o Cadillac #3 de Sébastien Bourdais foi para a frente com 0.304 de avanço para o Ferrari #50 que, entretanto tinha passado para a frente de Pier Guidi.
Nesta altura, Filipe Albuquerque era terceiro nos LMP2.
Com 15 minutos de sessão, Bourdais, no Cadillac V-Series.R entre no segundo 24 e volta a baixar o melhor tempo, deixando o Ferrari #50 a 0.782s.
Os tempos dos Hypercar foram baixando e o alpine A424 #35 de Paul-Loup Chatin colocou-se no quarto posto a 1.504s, seguido domelhor Porsche, o 963#6 de Kevin Estre que se colocou a 1.662s da frente. Sexto posto para o melhor BMW, o #15 de Dries Vanthoor, seguido do segundo Cadillac, o #2 de alex Lynn e por fim o Porsche 963 #12 Dries Vanthoor saiu para a gravilha numa chicane e a sessão foi interrompida a 7m41s do fim da sessão. Perde os seus registos e cai para o oitavo lugar dos HyperCar não podendo reiniciar a sua sessão.
Depois do reinício os Ferrari tentaram suplantar a Cadillac, Antonio Fuoco não conseguiu na primeira tentativa e abortou a sua volta, Pier Guidi também não conseguiu, mas subiu para o segundo lugar, a 0.545s da frente, o cronómetro regressivo chegou ao zero, mas os dois Ferrari ainda tentaram bem como o outro Cadillac de Alex Lynn que melhorou no primeiro setor, já perdia tempo no segundo, mas passou para a pole provisória fruto de um bom último setor, mas o melhor ainda estava para vir, e o Porsche #6 de Kevin Estre ficou acima dos melhores registos nos dois primeiros setores, mas por muito pouco e no último brilhou ainda mais e bateu o Cadillac de Alex Lynn por 0.148s com o outro Cadillac e ficar a 0.182s.
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Já estive em GPs de F1, já estive em eventos do WRC, além de LeMans (verdade que me falta Indianápolis, mas acho que passo), e tenho de reconhecer: as 24h são o maior evento do desporto automóvel. Para além do numero de marcas envolvidas (com anos melhores e outros piores), aquela atmosfera durante 4 dias, dia e noite, aquele publico, aquela pista, o museu onde uma pessoa até se comove, é qualquer coisa a que outros eventos, dos quais alguns gosto muito também, não podem aspirar. É único.