WEC: BMW M8 GTE com atraso de 5 meses no desenvolvimento
Estávamos em setembro de 2017 e Jens Marquardt mostrava-se otimista em relação ao desenvolvimento do BMW M8 GTE, a nova máquina da marca bávara, pensada para competir no WEC.
Segundo o diretor desportivo da BMW, o projeto estava a seguir o timing delineado, embora concordasse que o tempo era escasso e que os engenheiros provavelmente quereriam mais tempo para fazer o trabalho. Queixas normais de quem tem um projeto destes, e nada de alarmante, portanto.
Agora, em janeiro de 2018, e com os resultados conhecidos do Roar Before Rolex 24 o mesmo Jens Marquardt afirmou que o projeto afinal está atrasado cinco meses. Motivo? Um pedido para baixar o perfil lateral do carro que foi vetado à ultima hora por uma marca, o que obrigou a repensar por completo o desenho do carro.
Se o tempo já era escasso desde o início do projeto, a situação ficou ainda mais complicada, segundo o alemão, pois a recusa de última hora levou a um atraso significativo, isto quando o carro já estava em fase de testes no túnel de vento. Tudo isto fez que o primeiro teste em pista acontecesse apenas em julho quando estava agendado para fevereiro/ março.
Marquardt explicou que a BMW submeteu um pedido para baixar o perfil lateral do carro para fins aerodinâmicos, o que foi vetado por uma das marcas. Assim, a equipa teve de encontrar outras soluções para conseguir os ganhos aerodinâmicos pretendidos. A tarefa não foi fácil pois, usando como base um modelo de produção, há certas alterações que simplesmente deixam de ser possíveis.
Com apenas três meses para testar a máquina antes do teste FIA para o “Balance of Performance”, a BMW teve de comprometer o desenvolvimento da máquina de forma a chegar ao teste em condições mínimas.
É um cenário inicial pouco positivo para o M8 GTE, sobre o qual estavam depositadas grandes esperanças. Mas ainda assim a máquina tem mais de 10 mil km de testes feitos e um teste de mais de 24h em Paul Ricard, onde esteve António Félix da Costa. O processo de desenho ocupou mais tempo que o previsto e o carro tem agora de crescer em pista, algo que ainda não teve tempo para acontecer dado o intervalo de tempo entre a finalização da construção e a primeira prova que acontece no último fim de semana deste mês.
Estas revelações poderiam estar associadas à falta de andamento da máquina bávara em Daytona, mas os responsáveis pela BMW estavam cientes que isso poderia acontecer e esperavam estar a 1.5 / 2 segundos da concorrência. O teste em Daytona evidenciou um atraso de 1.4 seg por volta. Ainda há muito para tirar do carro segundo Marquardt, que pede uma mudança no BoP para Daytona, afim de estarem ao nível dos adversários. O carro mostrou que funciona bem mais ainda precisa de tempo para chegar ao nível dos restantes e por isso os germânicos pedem que se reveja o BoP para contrariar isso.
O novo bólide da BMW estará presente no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, assim como no WEC que este ano apenas começa em maio, com a “Super Season” 2018/2019. Este espaço temporal poderá permitir que a BMW chegue em condições de se afirmar na primeira prova do ano, em Spa, que antecede as míticas 24h de Le Mans, que passará a ser a grande final do campeonato de 2019 em diante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI