Vila Real, CPV: José Carlos Pires e Francisco Abreu triunfam na primeira corrida
Foi uma corrida intensa, dentro e fora de pista, a primeira do Campeonato de Portugal de Velocidade. No final dos 45 minutos de prova, a dupla José Carlos Pires e Francisco Abreu (BMW M4 GT4) carimbou a vitória tendo arrancado da pole position, seguido de perto em pista por Patrick Cunha (Audi R8 LMS GT4), que realizou o último turno de condução depois de Jorge Rodrigues ter iniciado a corrida.
No entanto, uma penalização que não foi cumprida durante a corrida, levou esta dupla a cair para a sexta posição da geral, mantendo o triunfo entre os concorrentes da GT4 Bronze.
Os resultados provisórios da primeira prova do CPV pode sofrer alterações, uma vez que o toque entre o Mercedes AMG GT4 de Carlos Vieira, que faz dupla com Manuel Gião, e o McLaren 570S GT4 de Nuno Batista, companheiro de equipa de Francisco Carvalho – que resultou no acidente e desistência destes últimos – está sob investigação pelo Colégio de Comissários Desportivos e pode alterar a ordem final.
José Carlos Pires arrancou da pole position e conseguiu defender a posição do ataque inicial de Manuel Gião, que no Mercedes da Racar Motorsport, saiu do segundo posto da grelha de partida. Nas primeiras voltas criou-se um grupo de três carros que discutiam entre si as posições da frente, depois de Francisco Carvalho ter mantido Gião sob pressão. No entanto, até às paragens obrigatórias não existiram alterações na frente da classificação, mesmo quando José Carlos Pires cometeu um pequeno erro à chegada da curva do Boque, permitindo a Manuel Gião tentar a manobra de ultrapassagem, prontamente negada pelo adversário e quando perdeu um pouco mais de tempo a dobrar um carro atrasado na Araucária.
Quando os pilotos pararam, Patrick Cunha – que tinha substituído Jorge Rodrigues – passou a rodar no segundo posto, deixando Nuno Batista (troca com Francisco Carvalho) e Carlos Vieira (que rendeu Gião) nas posições seguintes e Francisco Abreu mantinha a liderança. Pouco depois, um toque entre os carros destes dois pilotos originou uma paragem da corrida e desistência de Batista. Os ânimos aqueceram no final da prova por causa deste incidente, mas prontamente os intervenientes foram acalmados e o episódio passou a ser discutido onde tem de ser, com os Comissários.
No recomeço da corrida, depois de uma volta atrás do Safety Car, Cunha pressionou Abreu, que teve de suar para vencer em Vila Real.
Manuel Fernandes Peugeot no 308 Racing Cup, com uma corrida muito forte, terminou no terceiro posto da geral, vencendo também a divisão Turismo. Nesta discussão particular, Daniel Teixeira teve de abandonar precocemente a corrida, depois do seu Cupra TCR ter tido problemas técnicos.
Pires e Abreu venceram a corrida, seguidos de Orlando Batina e Sérgio Azevedo também em BMW M4 GT4.
Borja Hormigos e Héctor Hernández, em BMW M240i da Autoworks Motorsport, e Carlos Tavares e Jean-Philippe Imparato, em Peugeot 308 Racing Cup da Team VRT, completaram o pódio dos carros de Turismo. Bruno Pires e Fábio Mota, em Ginetta G55 GT4 da Tockwith Motorsports, subiram ao degrau mais baixo do pódio da GT4 Pro, numa boa performance que promete dar frutos na corrida de amanhã, ao passo que Patrick Cunha e Jorge Rodrigues, em Audi, apesar da penalização, venceram a GT4 Bronze à frente de Francisco Carvalho e Nuno Batista, que ficaram classificados em segundo da divisão. Álvaro Ramos, em Aston Martin Vantage da Araújo Competição, venceu entre os GTC, ao passo que João Vieira em Porsche 911 Cup da Garagem Aurora levou a melhor na divisão Cup.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI