VÍDEO do grave acidente do Historic Endurance

Por a 29 Novembro 2016 16:33

O primeiro dia do Estoril Racing Festival foi interrompido após um acidente grave. Com a corrida a ter entrado já pelo início da noite, e com a chuva a complicar muito as condições de visibilidade, vários carros estiveram envolvidos, levando à interrupção da prova a 43 minutos do fim.

Um Porsche entrou em pião na reta da meta, e embora os comissários já tivessem indicado zona de perigo no acidente, vários outros carros acabaram por embater no veículo parado. Dois pilotos, o espanhol Luis López e o português Carlos Santos tiveram que receber tratamento hospitalar. Gonçalo Gomes, Guillermo Velasco e Alfredo Martínez foram assistidos no centro médico do Estoril mas não sofreram lesões.

Diogo Ferrão, promotor do Historic Endurance, explicou que “a prova começou com tempo seco, mas começou a chover muito e as condições começaram a deteriorar-se. O acidente já ocorreu na reta da meta, e os procedimentos de safety car já tinham sido ativados, mas os pilotos são gentleman drivers e por vezes não desaceleram”. António Lima, diretor de prova, acrescentou que “grande parte do acidente já aconteceu com bandeira vermelha e semáforos vermelhos em todo o circuito. Reforçámos no briefing que as bandeiras amarelas não são só para proibir a ultrapassagem, também são para abrandar, mas muitos destes pilotos não interiorizam isso”.

A corrida foi interrompida pouco depois de se fechar a janela para a segunda paragem nas boxes. No momento da bandeira vermelha, Francisco Albuquerque, ao volante de um Ford GT40, estava à frente da corrida, mas tinha uma indicação para cumprir um drive through.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
fernando-teixeira-de-sousa
fernando-teixeira-de-sousa
8 anos atrás

Se o Sr Diogo Ferrão vir provas de circuitos estrangeiros equiparados ao Estoril, sabe que em caso de corrida interrompida por motivos que justifiquem devem ser accionados de imediato os semáforos vermelhos que deverão estar espalhados ao longo do circuito.(bem como de outras cores de acordo com o andamento da prova) Não sei se o Autódromo do Estoril já está equipado com este sistema usualmente usado em todas as pistas de nomeada por esse Mundo fora e principalmente com uma componente nocturna.. Mas se não está não pode atrever-se a organizar uma prova desta envergadura com vários pilotos de nomeada… Ler mais »

Paulo Cunha
Paulo Cunha
Reply to  fernando-teixeira-de-sousa
8 anos atrás

Eu também lá estava e também assisti e atrevo-me a corrigir o seu comentário e lançar uma critica construtiva à organização da prova. O autódromo do Estoril está equipado com as luzes quer refere e elas foram acionadas. O que aconteceu, na minha opinião é que os pilotos não viram as luzes e muito menos o porsche na reta da meta. A prova deveria ter sido neutralizada por falta de condições de segurança. Logo à partida, havia carros sem luzes de presença na traseira e faróis manifestamente insuficientes. Repito, esta é a minha opinião e deve ser considerada uma crítica… Ler mais »

ernie
ernie
8 anos atrás

Um grande ajuntamento de gente parva, ou mesmo estúpida. Começando por pilotos milionários, que são mais domingueiros que pilotos, a organizadores da mesma classe, o que aconteceu é inadmissível. Se os profissionais não podem correr em F1 ou WEC sob este tipo de condições, porque raio alguns fulanos com dinheiro para gastar em carros que não são assim tão baratos, ou organizar corridas para eles, se podem armar em “iluminados”? Será que alguém vai dar a mão à palmatória, ou vão esperar que sejam destruidas mais alguns belos automóveis? É que os gajos que andam á frente destas corridas, como… Ler mais »

Paulo Cunha
Paulo Cunha
Reply to  ernie
8 anos atrás

Comentário totalmente despropositado. O meu amigo não percebe nada, mas mesmo nada de corridas de automóveis. Peço-lhe o favor de se dedicar a comentar sobre aquilo que percebe. Obrigado

ernie
ernie
Reply to  Paulo Cunha
8 anos atrás

Serviu-lhe o barrete? Então deixe ficar para aquecer as orelhas.

Paulo Cunha
Paulo Cunha
Reply to  ernie
8 anos atrás

Não estou habituado a responder a pessoas mal educadas. Confirmo que não percebe nada do assunto. Cumprimentos.

ernie
ernie
Reply to  Paulo Cunha
8 anos atrás

De alguma forma o meu comentário mereceu a sua atenção. Será assim tão despropositado?

Paulo Cunha
Paulo Cunha
Reply to  ernie
8 anos atrás

Além dos piropos desagradáveis o seu comentário não acrescenta nada à discussão. O que aconteceu é para mim, que acompanho este desporto, um assunto sério. Se quiser tratar o assunto de maneira séria falamos, com comentários como o seu, vai-me desculpar, mas aqui não é o sitio adequado.

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado