João Barbosa vence 6 Horas de Watkins Glen
João Barbosa conquistou a primeira vitória da temporada no Campeonato IMSA, ao lado de Christian Fittipaldi. O piloto brasileiro já tinha passado para o comando no início com a sua primeira paragem nas boxes, e Barbosa garantiu o triunfo pouco menos de 45 minutos do fim ao sair das boxes à frente do segundo carro da Action Express. Com esta terceira vitória nas 6 Horas de Watkins Glen, Barbosa e Fittipaldi ficam isolados na classificação tanto do campeonato como da Taça Norte-Americana de Endurance.
Na fase final, Dane Cameron nunca ficou muito longe de Barbosa, mas teve que passar a última meia hora, que teve duas situações de bandeiras amarelas, a defender-se de Olivier Pla, que fez a volta mais rápida no Ligier da Michael Shank Racing. Os LMP2 eram mais competitivos, mas o Ligier da Extreme Speed, que ganhou em Daytona e Sebring, abandonou durante a quinta hora quando o extintor se ativou. A Mazda também perdeu o seu carro principal com problemas de motor na última hora.
Nas outras classes, a Starworks ganhou a classe PC pela segunda vez este ano, graças ao excelente andamento de Renger van der Zande. Nos GTLM, a Ford e a BMW mantiveram uma luta animada durante grande parte da corrida, com Richard Westbrook e Ryan Briscoe a passarem mais tempo no comando e a darem ao Ford GT a terceira vitória consecutiva (Laguna Seca, Le Mans e Watkins Glen). A Ford garantiu a dobradinha quando Joey Hand passou Bill Auberlen a cinco minutos do fim, mas passando por fora de um corretor. Nos GTD, Alessandro Balzan fez um excelente turno nas duas horas finais para garantir o triunfo para o Ferrari da Scuderia Corsa.
Classificação:
1º João Barbosa/Christian Fittipaldi (Corvette DP) 197 voltas
2º Dane Cameron/Eric Curran (Corvette DP) a 0.709
3º Olivier Pla/John Pew/Ozz Negri (Ligier-Honda) a 1.048
4º Ricky Taylor/Jordan Taylor/Max Angelelli (Corvette DP) a 7.302
5º Joel Miller/Tom Long/Ben Devlin (Mazda) a 1 v.
6º Ryan Dalziel/Marc Goossens (Corvette DP) a 1 v.
7º Renger van der Zande/Alex Popow (Starworks Oreca) a 2 v. (1º PC)
8º Kyle Marcelli/James French/Kenton Koch (Performance Tech Oreca) a 2 v. (2º PC)
9º Richard Bradley/Remo Ruscitti (Starworks Oreca) a 2 v. (3º PC)
10º Stephen Simpson/Misha Goikhberg (JDC-Miller Oreca) a 3 v. (4º PC)
11º Richard Westbrook/Ryan Briscoe (Ford GT) a 7 v. (1º GTLM)
12º Joey Hand/Dirk Müller (Ford GT) a 7 v. (2º GTLM)
13º Bill Auberlen/Dirk Werner (BMW) a 7 v. (3º GTLM)
…
22º Alessandro Balzan/Christina Nielsen (Corsa Ferrari) a 12 v. (1º GTD)
23º Andy Lally/John Potter/Dion Von Moltke (Magnus Audi) a 12 v. (2º GTD)
24º Mario Farnbacher/Alex Riberas/Ian James (Alex Job Porsche) a 12 v. (3º GTD)
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Eu continuo a achar que se estão a esquecer do Filipe Albuquerque…
Sim, esqueceram-se, dá para ver pelo facebook do Albuquerque que ele esteve na corrida com o barbosa e o fittipaldi
O Filipe Albuquerque era piloto de reserva dos dois carros da Action Express.
Obrigado. Eu estava a estranhar o facto de ele não aparecer em nenhuma classificação, nem na foto de podium.
Que alegria pela vitória mas vai ser difícil segurar o comando do campeonato… os Ligier são mesmo mais rápidos que os Daytona Prototype. Sebring não foi obra do acaso…